Desafio é uma palavra constante no dia a dia do varejista. Apesar do cenário econômico parecer instável, os gestores devem buscar alternativas para driblar o pessimismo e encontrar soluções alternativas para o sucesso do seu negócio! Existem algumas medidas que podem ser tomadas até que as coisas se normalizem novamente e elas não são difíceis de serem aplicadas.

Basta tomar o controle da situação e agir racionalmente. Nós da INFOX sabemos como contornar essa situação e trazemos para você uma seleção com 10 dicas para reduzir custos na sua empresa e poder superar as expectativas do varejo. Interessou-se pelo assunto? Então continue a leitura!

1– Cortando despesas desnecessárias

Tudo o que é supérfluo deve ser cortado, sejam grandes ou pequenos gastos. Conscientize os seus funcionários quanto ao uso de papel e impressora, copos plásticos, energia elétrica, água, limpeza do ambiente e alimentos. Assim, você gastará menos com esses itens.

2– Pagando as contas em dia

As multas e juros cobrados por atraso das contas é um gasto que pode muito bem ser evitado se você pagar a sua conta em dia. Mesmo que você tenha uma equipe designada para isso, reforce sobre essa necessidade e tenha os dados sempre ao seu alcance.

3– Adaptando os seus impostos para reduzir custos

Se você não entende os impostos que está pagando, converse com o seu contador e peça para que ele lhe explique. Solicite, se necessário, a alteração para um novo enquadramento tarifário. Se isso for possível, você economizará bastante dinheiro com essas taxas.

4– Não abrindo mão da publicidade do seu negócio

Apesar de estarmos falando sobre cortes de gastos, você não deve abrir mão da publicidade do seu negócio, pois exatamente nesse momento de instabilidade econômica, é isso que atrairá o consumidor até os seus produtos e serviços. Se possível, invista nessa área.

5– Conversando com os seus fornecedores

Tenha uma conversa franca com os seus fornecedores e tire todas as suas dúvidas quanto ao produto e o que pode ser feito para melhorar os valores cobrados e repassados para o cliente. Juntos, vocês chegarão a um consenso no qual todos sairão ganhando.

6– Pesquisando novos fornecedores

Se não for possível baixar os preços dos produtos atuais, pesquise por novos fornecedores. Conhecer novos insumos e novas marcas não fará mal algum e, muitas vezes, faz com que você descubra itens muito bons e com valores bem menores.

7– Mantendo uma equipe qualificada

Mesmo que os melhores profissionais custem mais, ainda assim são eles que conhecem melhor a sua empresa e sabem o que fazer para que as coisas aconteçam. Não abra mão de uma equipe qualificada, garantindo treinamentos e zelando pelo bem-estar dos funcionários.

8– Lendo atentamente seus contratos

Tenha o cuidado de sempre ler muito bem os seus contratos. Veja se o aumento repassado é legal, esteja atento às renovações automáticas e, se necessário, solicite a ajuda de um especialista, normalmente alguém da sua equipe ou o seu advogado.

9– Comprando conforme a demanda

Não meta os pés pelas mãos comprando muitos produtos para estocar. Essa não é a melhor alternativa. Adquirindo somente o que é consumido, você gastará menos com o armazenamento e terá um fluxo constante na empresa, garantindo a satisfação do cliente.

10– Sustentando o seu padrão

Não adianta oferecer produtos inferiores ou baixar a qualidade dos seus serviços. Sustente o seu padrão e, dessa forma, os clientes não abandonarão o seu negócio. Faça a diferença entre os concorrentes e os consumidores cuidarão da sua propaganda boca a boca.

Quer mais um jeito inteligente de reduzir custos? Invista numa solução específica do segmento! As soluções da INFOX para o varejo contemplam desde o diagnóstico da operação do cliente até a implantação dos melhores processos de gestão, visando reduzir os seus custos e aumentar os lucros. Venha conhecer melhor o que temos a oferecer: CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

Quer receber mais dicas sobre como administrar o seu estabelecimento? Assine a nossa newsletter!

Share: