Todo gestor sabe que manter um empreendimento saudável significa manter um negócio lucrativo. Embora a frase seja simples, executá-la é sempre um desafio. Afinal, existe uma série de obstáculos que o seu negócio tem que superar, que vão desde a concorrência, passando pelos desafios financeiros e, até mesmo, as mudanças naturais do mercado.

Um desses desafios para a lucratividade, no entanto, está dentro das próprias empresas: as perdas. Basicamente, são prejuízos causados dentro da própria empresa por conta de erros administrativos, falhas de funcionários ou deficiências em controles e processos.

Neste artigo, vamos mostrar o que a sua empresa precisa fazer para melhorar a prevenção de perdas e aumentar os lucros. Confira!

1. Faça um diagnóstico preciso

O primeiro passo para solucionar um problema é conhecê-lo a fundo. Por isso, sua empresa precisa entender de onde vêm as suas perdas para, então, ajustar os processos que são falhos. Os erros mais comuns que levam às perdas são relativos ao desperdício de água e luz, por exemplo, ou à manutenção cara de equipamentos ultrapassados.

No entanto, as perdas também podem ser oriundas de erros de estoque, perda do prazo de validade de produtos e mesmo a demora de atendimento. Ou seja, as perdas podem estar em todos os lugares, e procurá-las é essencial para que a sua empresa possa extingui-las.

2. Use uma solução de gestão integrada

Já deu para perceber que as perdas, embora pareçam problemas pontuais, na verdade são oriundas de problemas de gestão e troca de informações entre as diversas áreas da empresa. Um estoque não seria mal dimensionado se houvesse uma troca de informações eficiente entre a logística e a área de vendas, por exemplo.

A melhor maneira de reunir informações de diferentes setores de uma empresa é por meio de uma solução de gestão integrada. Esse tipo de recurso compila dados em tempo real e, em algumas situações, os traduz em gráficos e tabelas que facilitam a tomada de decisão dos gestores, proporcionando mais segurança para que estes façam um melhor diagnóstico para a tomada de decisões.

3. Incentive os funcionários

Eles são a principal peça da sua empresa e têm responsabilidade, de um lado, pelo lucro e, de outro, pelas perdas do seu negócio. No entanto, precisam se sentir responsáveis e atuantes quando o assunto é prevenção de perdas.

Quando um gestor faz o diagnóstico correto do problema e tem informações em suas mãos para tomar as melhores decisões, ele pode estabelecer melhores rotinas, processos e metas para os funcionários. No entanto, essa mudança na forma da empresa atuar não deve ser imposta ao colaborador sem explicações. Elas exigem treinamentos, campanhas de conscientização e até mesmo programas de incentivo.

A premiação de funcionários ou setores que conseguiram reduzir suas perdas de maneira consistente é uma maneira reconhecida de melhorar a prevenção desse problema. Afinal, incentivar as boas práticas é um caminho seguro para a lucratividade.

Sua empresa tem problemas com perdas e você não sabe como resolver? Compartilhe conosco as suas dúvidas! Nossos especialistas estão sempre prontos para atendê-las! Mande um e-mail: comercial@infoxnet.com.br

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