Para fazer a precificação dos produtos em sua loja, é preciso saber os seus custos e definir a sua margem de lucro. Por mais simples que essa afirmação possa parecer, a negligência pode prejudicar o seu negócio.

É preciso que todos esses fatores sejam levados em consideração na hora de fazer a precificação dos seus produtos e ter uma loja bem-sucedida. Na hora de formar o preço da mercadoria, é preciso levar em conta os custos, despesas e todas as outras especificidades que podem influenciar no valor de venda do mesmo. É importante lembrar-se da margem de lucro e planejá-la de forma a não ter prejuízos.

Quais as formas de precificar os produtos do seu comércio? Descubra no nosso artigo de hoje!

Formas de precificar produtos

Existem diversas formas de precificar produtos, mas existem três mais comuns: a precificação com base na demanda, a precificação com base nos custos e a precificação com base na concorrência. Vejamos as características de cada uma:

1- Precificação com base na demanda

É a formação dos preços de acordo com o mercado, alinhada com o valor percebido pelo cliente. Ou seja, o quanto as pessoas estão dispostas a pagar pelo seu produto.

Tudo isso passa pela percepção que os clientes têm da sua loja de construção, do atendimento, da força da marca, da confiabilidade que a sua empresa passa. O principal desafio desse método é refletir os custos não-monetários em cima do preço total do produto, de forma a manter o seu valor competitivo.

2- Com base nos custos

É uma das formas de precificar produtos, já que determina um percentual que deve ser adicionado ao valor total da mercadoria. Por exemplo: se uma mercadoria tem um custo total de R$ 150 reais + um percentual de precificação baseada em gastos de 50%, significa que o seu preço final será de R$150,00 + (0,50×150) = R$ 225,00.

Os principais desafios desse tipo de precificação são alguns custos de difícil rastreamento e podem não ser refletidos de forma correta para os clientes. Por isso, é necessário fazer uma boa análise da precificação dos custos.

3- Precificação com base na concorrência

É uma forma de precificar produtos baseada diretamente no mercado ou com lojas que também vendem as mesmas categorias de produto que o seu comércio. Essa precificação é útil para medir os custos das mercadorias ou em casos de instabilidade que não se sabe como a concorrência reagirá.

Os principais desafios dessa forma de precificação de produtos é para as lojas de construção menores, que precisam criar preços competitivos com as lojas maiores e refletir um valor competitivo para o cliente. Números muito altos não vendem e muito baixos não dão lucro. É preciso encontrar uma margem na qual se possa trabalhar sem prejuízo.

Markup

Para formar a precificação de seus produtos, existe um método que se chama markup. Ele se refere a um índice utilizado para elaborar o custo de suas mercadorias e formar o seu preço de venda.

Isso também vale para a formação de valor de produtos para as lojas de construção. Pelo markup, é possível saber se o preço da sua mercadoria está acima ou abaixo do seu valor real, ou seja, a diferença entre o custo de um produto e o seu valor de venda no mercado.

A função do markup é adicionar um percentual ao preço da mercadoria, de forma a gerar lucro para o negócio.

A variação pode impactar seriamente no seu caixa

Ao desprezar esse índice, o preço de seus produtos serão formados de forma incorreta e isso pode implicar em prejuízos enormes para o seu negócio, especialmente quando se pensa em médio e longo prazo. Mesmo que a variação seja de apenas centavos, ela pode impactar seriamente o seu caixa em termos de lucro (se for aplicado o markup) ou de prejuízo, caso ele seja desconsiderado. Então, o que levar em conta na forma de precificar os produtos?

Custos

Qual é o valor que você gasta para adquirir o determinado produto? Seu fornecedor cobra quanto?

Despesas

Quais são suas despesas (pense tanto nas fixas como nas variáveis): água, luz, empregados, aluguel, impostos, etc.?

Lucro

Quanto você deseja lucrar ao vender cada produto? É viável de acordo com o número de vendas do mesmo?

Ainda tenho dúvidas com as formas de precificar os produtos

Nesse caso, pesquisa e cotação de preços é uma boa alternativa para a sua loja de construção precificar produtos. É importante realizar essa cotação em lojas com o mesmo porte do seu negócio. Para ajudar nesse processo, você pode fazer a precificação de um produto por meio de 5 passos:

  • Levantar todas as despesas financeiras, impostos, comissões administrativas e, mesmo assim, ter uma margem de lucro;
  • Procurar o valor dos fornecedores e fazer negociações para conseguir preços mais baixos, de forma a manter a sua loja com números competitivos. Fornecedores caros não compensam, especialmente para as lojas menores e com orçamento mais limitado;
  • Definir a margem de lucro, sabendo que a mesma depende do tamanho da sua loja, do momento da economia e também da demanda do mercado pelos seus produtos;
  • Estipular o preço de venda, considerando o valor que será cobrado por um produto, levando em conta os fatores anteriores;
  • Prevenir-se. Isso é importante para qualquer ramo de negócio, pois o comércio, geralmente, passa por altos e baixos, além de sazonalidades.
  • É preciso fazer um planejamento estratégico para os tempos mais difíceis, em que há uma redução brusca de demanda. Assim, é importante manter um caixa com uma certa reserva e as contas sempre em dia, para evitar endividamentos.
  • Outra opção que pode ajudar bastante quem deseja fazer a precificação de seus produtos e ver o seu negócio de forma mais ampla e integrada é usar uma solução tecnológica integrada. Ela auxilia o gestor a organizar sua loja de construção e fazê-la crescer de forma sustentável, com uma margem de lucro que atenda aos interesses do empreendedor. Todos esses cuidados fazem toda a diferença neste segmento, principalmente para os lojistas que almejam crescer e deixar a sua marca no mercado.

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A partir de uma metodologia EXCLUSIVA, a INFOX oferece soluções voltadas à assessoria e gestão de lojas de materiais de construção, elétricas, hidráulicas, móveis, eletrodomésticos, entre outras que atuam no comércio varejista. Nossas soluções para o varejo contemplam desde o diagnóstico da operação do cliente até a implantação dos melhores processos de gestão, visando redução de custos, aumento de receitas e lucratividade.

E então, já sabe como fazer a precificação da sua loja? Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe sua opinião/sugestão nos comentários logo abaixo!

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