4 desafios do varejo online para os quais você deve se preparar

Gestão do Varejo

4 desafios do varejo online para os quais você deve se preparar

Assim como qualquer setor, quem trabalha com varejo online precisa superar diversos obstáculos diariamente para garantir bons resultados. O profissional deve se manter atualizado sobre as novas dificuldades do seu mercado para se preparar e enfrentar quaisquer desafios que possam prejudicar o crescimento da sua empresa.

Pensando nisso, preparamos uma lista com os principais desafios enfrentados pelos varejistas no ambiente digital. Quer descobrir o que você precisa superar para se destacar diante a concorrência? Então, acompanhe!

1. Tecnologias em fase de experimentação

Embora o setor do varejo já esteja presente no mundo digital há alguns anos, muitas tecnologias aplicadas ainda estão em um momento de teste. Não é simples encontrar cases de sucesso totalmente prontos no mercado para se inspirar. Por causa disso, um dos grandes desafios enfrentados atualmente é saber onde e em que investir, correndo o menor risco de perdas financeiras possível.

Além disso, vale ressaltar de que a velocidade na qual ocorrem mudanças no mercado, principalmente relacionados à transformação digital, são um obstáculo para as capacidades analíticas de vários varejistas que, consequentemente, perdem excelentes oportunidades de negócio.

2. Falta de capacitação da equipe de vendas

De longe, esse é um dos desafios mais enfrentados no varejo online. É preciso que, embora a venda seja feita por meio do chat da loja virtual ou até mesmo por telefone, o cliente precisa sentir que não está conversando com um robô, mas sim com alguém que realmente está interessado em resolver o seu problema e atendê-lo da melhor forma possível.

Muito além do produto: o consumidor atual está em busca de experiência de compra, o que inclui um atendimento acolhedor e eficiente. Sendo assim, a capacitação da equipe de vendas é algo primordial para a empresa obter bons resultados.

3. Coleta de feedbacks dos clientes

Vamos ser sinceros: a satisfação do cliente é um dos elementos mais importantes para aumentar as vendas. Por isso, é natural encontrar lojas virtuais pedindo feedbacks para seus consumidores, a fim de descobrirem se investiram nas estratégias corretas.

No entanto, coletar esse tipo de dado não é uma tarefa tão simples, já que a internet tem novas informações a todo momento. Se o gestor não souber selecioná-las de forma adequada, isso pode servir como um obstáculo para o crescimento do seu negócio.

4. Análise estratégica de dados

O maior número de informações também tem deixado a prática de analisar dados cada vez mais em alta nos dias de hoje. O problema é que nem sempre as informações disponíveis são as melhores para cumprir o objetivo dessa estratégia. Nesse caso, é importante utilizar ferramentas digitais para gerar estatísticas relevantes e, assim, tomar decisões estratégicas alinhadas com as metas do negócio.

Como vimos, empresas que trabalham com varejo online devem superar uma série de desafios para conquistar um espaço de destaque no mercado. É por isso que o profissional precisa contar com uma solução tecnológica que agilize o processo de venda, auxilie na gestão e aumente a rentabilidade de forma eficiente. 

Gostou de conhecer os principais desafios do varejo online? Quer conhecer a nossa solução para enfrentá-los de modo eficiente? Entre em contato conosco e tiraremos todas as suas dúvidas!

Fonte:

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.