Destacar a sua marca dentre tantos concorrentes, aumentando a taxa de conversão e otimizando o fluxo de loja é um desafio diário para qualquer empreendedor, não é?

O fluxo de clientes é um dos fatores essenciais quando se trata de gerir um negócio. Afinal, quanto maior for o tráfego, maiores serão as oportunidades de atração, venda e fidelização de clientes.

Portanto, é necessário traçar estratégias e técnicas que façam com que esse volume gere uma conversão. Pensando nisso, preparamos este artigo com quatro dicas sobre como você pode usar o fluxo de loja ao seu favor. Confira!

1. Estude o seu público

Informação nunca é demais, principalmente quando se trata de conhecer o que o seu público necessita para propor novas soluções, já que a partir disso é possível desenvolver maneiras de atraí-los e fidelizar clientes!

Existem inúmeras fontes para buscar informações sobre os seus clientes e os potenciais consumidores. As redes sociais e os buscadores — Google, Bing, entre outros — são alguns dos lugares onde os usuários fornecem um grande volume de dados estruturados.

Implantar um programa de fidelidade é uma excelente solução para entender ainda mais o consumidor da sua marca. Por meio dele, você consegue colher dados importantes sobre os clientes.

Uma maneira inteligente de potencializar esta estratégia, é atrelar o programa ao cartão próprio da loja. Desta forma, é possível fortalecer o vínculo entre sua marca e os clientes, tornar este o meio de pagamento preferencial da loja, fazer ofertas exclusivas e, ainda, criar um diferencial competitivo em relação à concorrência.

2. Use serviços que se baseiam na localização

Uma vez que foi estudado e definido o perfil do seu consumidor, podemos partir para o planejamento das ações que exponham mais a sua empresa.

Nesse caso, podemos utilizar serviços que se baseiam na localização dos consumidores. Para exemplificar, imagine que seu varejo seja especialista em calçados femininos e queira atrair mais clientes por meio de uma promoção. É possível anunciar a sua campanha online com foco na sua região de atuação, por exemplo, solicitar que sejam exibidos os anúncios em um raio de 10 km.

Outro ponto positivo é a possibilidade de programar esta exibição em horários em que há pouco movimento, possibilitando, assim, a atração de mais pessoas e aumento das chances de venda.

3. Invista no pós-venda

Os consumidores executam algumas ações antes de tomar a decisão de finalizar a compra. Esse caminho, que também abrange o pós-venda, chama-se jornada do consumidor.

Entender toda a jornada do seu público permite que você personalize as ações da sua empresa para converter mais consumidores, e o pós-venda é uma parte crucial nesse processo.

Algumas empresas cometem o erro grave de se relacionar com os clientes até o momento da venda. No entanto, cultivar o relacionamento após a finalização da compra é o que cria um público fiel e aumenta o fluxo de loja. Isso demonstrar que a sua loja se preocupa em proporcionar a melhor experiência ao consumidor.

Estratégias simples como enviar um e-mail para verificar se tudo ocorreu corretamente com a compra e entrega do produto e/ou saber se o cliente está satisfeito com o bem permite que a sua equipe entenda os pontos a serem melhorados, além de fazer com que o consumidor lembre da sua loja.

4. Melhore o atendimento ao cliente

A forma como a sua equipe aborda um consumidor influenciará na decisão final de compra. Até com uma inocente pergunta sobre o preço ou alguma dúvida sobre o produto, um trato especial é preciso para não afastar o consumidor.

Portanto, o atendimento precisa sem cordial e não intimidador. Procure investir no atendimento da sua equipe de vendas, no intuito de capacitá-la para desenvolver uma abordagem personalizada para o público consumidor.

O fluxo de loja é importante para a saúde do seu negócio, mas não deixe que se torne uma métrica de vaidade. Busque por estratégias que tornem esse volume oportunidades reais de finalização de vendas!

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