Produtos de qualidade e preço justo são o pacote básico que qualquer varejo deve oferecer aos clientes, afinal, a concorrência é bastante acirrada. O que você deve considerar na hora da fidelização do cliente é a experiência de compra, diferenciar-se em quesitos que os seus concorrentes ainda não pensaram ou ainda não estão tão fortalecidos.

Mas quais fatores são estes e como você pode implementá-los no seu varejo? Confira!

1- Aposte na convivência

Se você não dialoga com seus clientes com frequência, corre o risco de um concorrente se infiltrar aí e tirar a atenção da sua marca com boas estratégias de relacionamento. O melhor a fazer é começar primeiro, criando estratégias de relacionamento como o envio de e-mail marketing, SMS, redes sociais ou qualquer outra forma de manter-se em contato. Vale lembrar que estes canais têm que possibilitar uma comunicação de duas vias, isto é, além de você se comunicar com seu público, ele também deve poder comunicar-se com você.

2- Crie programas de fidelidade

Para fazer com que as pessoas se sintam conectadas com sua empresa e queiram comprar mais vezes, você pode criar programas que tragam benefícios para quem se mantém fiel ao seu varejo. Acúmulo de pontos para novas compras ou conquista de brindes; promoções exclusivas; ou preços especiais para quem faz parte do clube são apenas algumas das possibilidades que você pode criar para manter a fidelização do cliente no varejo.

3- Faça descontos progressivos

Quem compra uma, duas, três vezes na sua loja pode se tornar um cliente fiel se você conceder descontos progressivos pelo número ou pelo volume de compras. Por exemplo, clientes que já compraram uma vez e que retornam e gastam mais de duzentos reais podem receber 10% de desconto, e assim progressivamente. Esse incentivo fará com que as pessoas estejam sempre atentas à sua marca, queiram conhecer suas soluções antes das demais e, assim, aproveitar os benefícios de manter um bom relacionamento.

4- Ofereça sempre o melhor atendimento

Um fator de grande impacto na fidelização do cliente no varejo é o atendimento. Quando o cliente se sente confortável, valorizado e bem atendido, tende a voltar mais e mais vezes, sem contar que recomenda seu comércio para outras pessoas. Neste sentido, invista em formas cada vez mais eficientes para atender seus clientes, diminuindo o tempo de espera e produzindo uma excelente impressão a respeito da sua marca. Treinar os funcionários para realizarem este tipo de atendimento é fundamental, assim como ter a seu alcance as soluções tecnológicas mais adequadas para otimizar o atendimento.

5- Acompanhe seus indicadores de performance

Conhecer seus clientes a fundo, entender o seu mercado, compreender a concorrência, são fatores fundamentais para que você atinja um alto grau de diferenciação e, com isso, possa conquistar mais clientes fiéis. É com a análise de dados que você vai obter estas informações, portanto, ter uma solução de gestão para o varejo se torna cada dia mais valioso para quem deseja investir na fidelização do cliente.

Uma solução de gestão não só otimiza todos os seus processos internos como também permite avaliar com segurança quais são os dados do mercado, extrair insights significativos para a tomada de decisão e melhorar o desempenho da sua equipe, impactando na percepção que o cliente tem da sua marca.

Para começar a investir na fidelização do cliente estas cinco dicas já bastam, não é? Tem alguma outra estratégia que queira compartilhar conosco? Deixe seu comentário!

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