Gerir um comércio é algo que exige, sobretudo, uma atenção redobrada dos proprietários ou colaboradores designados para essa função. Mesmo com todo o cuidado e com a experiência em cuidar de um negócio, erros básicos, como não cumprir com alguns compromissos, podem acabar ocorrendo e isso pode vir a acontecer por diversos motivos.

Para que o seu negócio fique livre desse tipo de situação, separamos algumas dicas simples que podem ajudar bastante a manter as contas da empresa em dia. Acompanhe!

1 – Organize-se

Um dos motivos para a inadimplência nas empresas é a falta de organização com as contas a pagar e a receber. Para que esquecimentos com relação às datas de vencimento sejam evitados, algumas medidas simples podem ser tomadas:

  • Combinar com fornecedores o vencimento de boletos sempre em uma data específica;
  • Organizar pastas, agendas ou planilhas a serem verificadas diariamente pelo assistente;
  • Trabalhar com sistemas de alerta para os vencimentos.

2 – Priorize pagamentos com desconto

Uma alternativa eficaz para manter as contas da empresa em dia é economizar ao máximo. Dessa forma, não protele pagamentos com o intuito de manter o fluxo de caixa.

Normalmente, os fornecedores concedem descontos aos clientes que antecipam pagamentos ou parcelas, o que é uma ótima forma de fazer com que sobre um dinheiro no caixa para outras aplicações e o seu negócio continue no azul.

3 – Evite o endividamento

É muito comum que os empresários queiram expandir seus negócios e por causa disso acabem dando um passo maior do que suas próprias pernas. Procure estudar bem suas demandas de produtos, de espaço, e de pessoal envolvido.

Do contrário, você pode acabar se endividando sem expectativas de retorno em investimento, fazendo com que uma tentativa mais ousada de dar um passo à frente acabe se tornando um problema sério.

4 – Negocie quando for necessário

Caso tenha ocorrido uma situação em que tenha sido inevitável atrasar um pagamento, não permita que os juros corram soltos. Procure o fornecedor para que as condições de quitação melhorem, de maneira que você consiga manter seus compromissos em dia.

A negociação também é bem-vinda na aquisição de grandes volumes de mercadorias, o que pode fazer com que você consiga um bom desconto e tenha mais facilidades na hora de pagar.

5 – Use a tecnologia para manter as contas da empresa em dia

Algo que pode facilitar bastante a gestão do seu negócio no sentido de facilitar o monitoramento de contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, gerenciamento de indicadores importantes para a tomada de decisões, e também sobre as questões logísticas, é a utilização de uma solução integrada de gestão.

Anotar tudo em papéis ou alimentar planilhas diariamente são práticas passíveis de erros que podem fazer com que informações importantes se percam no caminho, e isso inclui as datas de vencimentos dos boletos.

Manter as contas em dia, na verdade, não é uma tarefa tão complexa, mas todos nós estamos sujeitos aos erros tanto administrativos quanto de procedimento no dia a dia da gestão de um comércio.

Nesse caso, nada como contar com ajudas extras, como, padronizações de procedimento ou soluções informatizadas para facilitar a rotina.

Não perca mais nenhum conteúdo como esse! Assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades!

 

Share: