Especialmente após vivermos um período instabilidade econômica, as datas comemorativas são uma excelente oportunidade para empreendimentos do varejo melhorarem os seus resultados. Por isso, com a proximidade do final do ano, é fundamental adotar algumas atitudes que ajudam a vender mais no Natal.

A tradição desse feriado e a grande importância que ele tem para boa parte das famílias brasileiras ajudam a alavancar o comércio. Porém, para ter um desempenho satisfatório, é imprescindível seguir algumas dicas. Quer saber quais são elas? Então confira o conteúdo a seguir:

Treine os vendedores

O primeiro passo para vender mais no Natal consiste em investir no treinamento dos seus vendedores. É preciso ter em mente que essa data exigirá bastante da sua equipe e deixá-la apta a oferecer um atendimento de excelente qualidade pode funcionar como um tremendo diferencial para o negócio.

Cursos, palestras e exercícios são uma ótima alternativa. É preciso que tudo funcione perfeitamente e que os colaboradores sejam educados, prestativos, proativos e eficientes. Dessa forma você estimula o público não apenas a comprar seus produtos, como também faz com as pessoas divulguem naturalmente o seu estabelecimento.

Organize o estoque

Ter um estoque organizado também é primordial para quem quer vender mais no Natal. Muitos varejistas não sabem ao certo o quanto essa celebração impactará em as suas vendas e isso pode fazer com que o acervo fique desassistido em uma data tão significativa para os consumidores.

Para não deixar os clientes insatisfeitos e nem perder boas oportunidades de negócio, foque nos artigos que têm mais saída e compre mais mercadorias. Além disso, mantenha um canal de comunicação estreito com seus fornecedores, de forma que eles possam atender às suas demandas assim que necessário.

Invista na decoração

É impossível pensar em Natal e não lembrar das belas decorações que o comércio faz para essa data. Por isso, não se esqueça de adornar o seu ponto de vendas de uma maneira interessante, que faça com que os clientes e eventuais visitantes entrem no espírito da comemoração. Invista na criatividade e aguce a curiosidade das pessoas!

Dê uma atenção especial para a vitrine, apostando em uma boa iluminação nas áreas centrais, que devem expor os produtos de maior lucratividade e saída. Não se esqueça também de que a sonorização faz parte: canções natalinas ajudam as pessoas a entrarem no clima de amor e solidariedade.

Aposte em promoções

O Natal é uma época ideal para apostar em promoções. Os brasileiros amam pensar que estão levando vantagem e já esperam por isso em datas comemorativas, principalmente. Oferecer descontos, combos e facilidades no pagamento, portanto, ajuda muito para que os compradores experimentem esse sentimento. Caso o varejo conte com o cartão próprio da loja, é uma excelente oportunidade para criar ofertas exclusivas e pagamentos diferenciados.

Um exemplo desse tipo de incentivo é oferecer 3 produtos pelo preço de dois. Parcelamentos maiores e abatimentos para pagamento à vista também são excelentes escolhas. Apenas calcule muito bem o impacto de cada ação antes de colocá-la em prática, de forma que elas não acabem dando prejuízo.


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Amplie os horários

Por fim, ampliar o horário de funcionamento é outra atitude muito utilizada pelos empreendimentos no feriado de Natal. Muita gente deixa para fazer as compras na última hora e os estabelecimentos que estiverem abertos são aqueles que poderão experimentar um grande lucro em pouco tempo.

É interessante adotar essa estratégia especialmente nas semanas anteriores ao dia de Natal, pois essa é a época que boa parte do público utiliza para finalizar a sua lista de presentes. Negocie as horas extras com os funcionários e analise se há a necessidade de contratar colaboradores sazonais para atender à demanda.

Essas são algumas dicas para te ajudar a vender mais no Natal! Gostou? Tem mais alguma dica ou ficou com alguma dúvida? Fale com nossos especialistas e veja como podemos auxiliá-lo!

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