Houve um tempo em que os únicos meios de comunicação entre cliente e empresa eram o telefone fixo e o fax. A comunicação acontecia sem nenhum registro que pudesse otimizar os resultados da organização. Em seguida, veio a revolução do aparelho celular e, com ele, novas possibilidades de canais de atendimento: SMS, e-mail, redes sociais, chat online, WhatsApp, etc.

A Internet revolucionou a forma como nos comunicamos. Observe o mundo ao seu redor. Todos estão conectados em seus notebooks, tablets e smartphones, não importa o lugar: na rua, no shopping, na fila do médico, em todos os locais.

O empreendedor que busca ideias inovadoras para impulsionar o crescimento da empresa precisa enxergar nesse fenômeno cultural uma ótima oportunidade de negócios. A pergunta é: “o que eu devo fazer para tornar a minha marca notável para esse público?”.

Diversificar os canais de atendimento é o primeiro passo para melhorar a qualidade dos serviços. Entenda essa iniciativa como um investimento necessário para a sua empresa se adaptar ao novo perfil do consumidor.

Neste artigo você vai aprender como fazer isto! Acompanhe nossas dicas:

Conheça o perfil do seu público

Toda estratégia que envolve comunicação ou marketing começa por aqui. O seu produto é útil para quem? Procure saber qual a faixa etária média do seu público, se a maioria predominante é formada por homens ou mulheres, o que gostam de fazer nas horas vagas, quais os seus problemas e expectativas e as redes sociais mais utilizadas. Quanto mais informações, melhor será o relacionamento.

Analise a escolha dos canais de atendimento

De acordo com o perfil do seu público e o segmento do seu negócio, você poderá fazer a escolha dos canais mais eficientes. Mantenha os canais tradicionais que já utiliza e invista nos meios digitais.

O consumidor de hoje tem o hábito de procurar a empresa na Internet, mesmo que ela seja uma loja física. É dessa forma que ele encontra e escolhe a melhor forma de entrar em contato: telefone, SMS, WhatsApp, e-mail, chat online, link das redes sociais ou tira suas próprias dúvidas na página de perguntas frequentes.

Manter um site ou blog na Internet é extremamente importante para que as pessoas encontrem a sua empresa. Assim, é possível divulgar informações dos diversos canais de atendimento disponíveis e promover interação em tempo real com o consumidor por meio do chat online.

Não resista aos encantos das redes sociais

Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, LinkedIn, Google Plus: a diversidade de redes sociais são muitas, portanto, escolha aquelas que mais se aproximam do seu público.

O Facebook é incontestavelmente o mais popular de todos. Diferente do seu perfil pessoal, a empresa precisa ter uma fan page ou página de fãs. O custo de manutenção de uma fan page é zero, mas se você quiser é possível investir em anúncios pagos. Essa estratégia tem sido muito utilizada por profissionais de marketing.

Responda em tempo hábil

Monitore os canais de atendimento e nunca deixe o consumidor sem resposta. Seja rápido, prestativo, gentil e eficiente. Procure ser didático ao explicar algo e pergunte se a pessoa entendeu. Nos momentos de reclamações ou conflitos, mantenha a calma e seja agradável.

Divulgue os canais de atendimento

É preciso facilitar ao máximo o acesso do consumidor até a sua empresa. Portanto, além de divulgar os canais no site, publique também no material impresso que você costuma fazer, como panfletos, banners, outdoors, camisetas, entre outros.

Gostou das dicas para diversificar os seus canais de atendimento? Para aprender um pouco mais sobre as tendências e inovações que estão por vir, confira 5 dicas para ter uma equipe preparada para novas tecnologias. 


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