Uma empresa PME, no início de suas atividades, tem uma série de desafios operacionais pela frente, com o objetivo de ganhar competitividade no mercado.

Muitas ferramentas são buscadas por esses gestores, tais como treinamentos, desenvolvimento de novos produtos e fluxo de caixa para empresas PME. Não existe uma lista que esgote todos os fatores que façam uma PME se desenvolver.

Mas que tal conhecer 5 dos mais importantes? Leia o nosso artigo e faça a sua PME crescer e aparecer!


Controle os gastos operacionais e não operacionais

Tal qual acontece em uma residência, para se viver tranquilamente, deve-se gastar apenas o necessário, evitando desvios de metas ou custos excessivos com itens desnecessários. No caso de uma empresa com estrutura não muito grande, essas despesas podem arruinar as finanças. Se o fluxo de caixa não for realizado e não abarcar essa possibilidade, nunca se saberá se eles são operacionais, não operacionais ou, pior, se o que está registrado corresponde à realidade financeira, inviabilizando o planejamento de longo prazo.

Tenha um bom relacionamento com clientes e fornecedores

Na prática, toda empresa funciona como uma intermediadora entre fornecedores e clientes. Se não houver um bom relacionamento com os consumidores, os estoques se elevarão e mais dinheiro ficará empatado.

Caso o mau relacionamento seja com os fornecedores, a tendência é que os clientes fiquem sem o seu produto, buscando uma concorrente no mercado. Não importa qual seja a situação! Há de se manter um bom relacionamento com ambos para que a longevidade operacional seja garantida no que há de mais básico: a possibilidade de se fabricar e de beneficiar os produtos para os clientes, que são a razão de ser de qualquer empresa.

Valorize seu pessoal e faça-os se sentirem estimulados

É óbvio que o que mais motiva os funcionários de qualquer empresa é o salário ao fim de cada mês, mas já está claro que a nova geração não se preocupa apenas com a remuneração direta. Assim, para garantir um produto ou um serviço de qualidade, é importante que os seus funcionários se sintam parte de todo o processo e não apenas um elo de uma corrente.

Além de treinamentos focados na área de expertise de cada um, é importante que eles saibam que a empresa está interessada na manutenção dos seus talentos, pois é uma via de mão dupla. A equipe ganha por trabalhar para a empresa e a companhia ganha por ter funcionários comprometidos com a sua excelência operacional.

Invista em publicidade e em propaganda

Uma boa divulgação do seu produto ou do seu serviço pode fazer a diferença entre conseguir um novo cliente ou não. Mas não se esqueça de que a comunicação deve acontecer, não somente para os clientes da sua empresa, que são os potenciais compradores, mas para toda a companhia.

Quando os setores de uma empresa se comunicam com perfeição, essa harmonia extrapola as portas e é percebida por quem está fora da companhia: representantes, vendedores e, inclusive, os clientes. Portanto, invista em comunicação em todas as instâncias de sua PME.

Para realizar uma administração bem-feita de uma PME, não basta apenas saber o que entra e o que sai de recurso. O fluxo de caixa para empresas PME é uma informação importante, mas não a única. São várias as maneiras de ganhar mercado e garantir o desenvolvimento de sua companhia, seja ela pequena ou média.

Ache o recurso de tecnologia ideal para a sua empresa

Atualmente, mesmo as PMEs têm acesso a ferramentas informatizadas para controlarem as suas operações. Essas tecnologias não custam uma fortuna e trazem, em curto prazo, ótimos resultados gerenciais, tornando-se um investimento para toda a companhia.

Já põe alguma dessas políticas em prática em sua PME? Conte para nós!

E para conhecer mais sobre as soluções INFOX para o Varejo, clique aqui e saiba mais! Nossas soluções contemplam desde o diagnóstico da operação do cliente até a implantação dos melhores processos de gestão, visando redução de custos, aumento de receitas e lucratividade.


PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO PARA OBTER MAIS INFORMAÇÕES:

[contact-form-7 404 "Not Found"]
Share: