Quando se fala em fidelizar clientes, muitos levam em consideração quesitos relacionados à qualidade de produto e serviço, brindes ou o cafezinho à disposição do consumidor. Mas nada disso garante que todos os consumidores fiquem satisfeitos.

Cada pessoa tem hábitos e costumes diferentes. A solução para oferecer experiências memoráveis em sua loja, estimulando a recompra e a indicação de novos clientes, está na boa gestão do relacionamento entre consumidor x empresa. 

Como fazer para atender todos os desejos de cada cliente e tratá-los de forma individual? Veja 5 dicas para transformar seu estabelecimento em uma máquina de fidelizar consumidores!

1– Automação comercial

Seja o seu negócio uma lanchonete ou uma multinacional, a informatização é fundamental para tornar o processo de captação, armazenagem e interpretação das características e hábitos dos consumidores, permitindo identificar as semelhanças e diferenças entre cada pessoa que compra em seu estabelecimento.

Existem empresas especializadas em gerenciamento de clientes. Mais do que uma simples implantação de uma solução tecnológica, elas são capazes de ajudá-lo a encontrar a melhor solução de todo processo comercial.

2– Personificação 

Ações de marketing de massa visam atingir o maior número de pessoas possível. Mas já não são tão eficientes. 

O motivo para isso é que as pessoas preferem ser tratadas como indivíduos, não como parte de um grupo. Garanta que seu sistema de gestão de marketing identifique as características individuais, como sexo, estado civil e profissão. 

Crie campanhas de marketing voltadas para cada grupo de pessoas. Não se espante ao descobrir que sua loja recebe muitas visitas de homens, embora seu alvo seja o público feminino (ou vice-versa). A pesquisa do seu público, neste caso, é essencial para descobrir os hábitos de seus clientes!

Você já pensou em enviar um SMS para seu cliente informando que a entrega já saiu ou agradecendo o pagamento, por exemplo? Além de aproximar o relacionamento, este tipo de ação fideliza e ajuda a entender melhor o seu público.

3– Curva ABC

Uma ferramenta simples que nos permite qualificar os consumidores de acordo com seu perfil de consumo é conhecida com Curva ABC. Ela considera o quanto as compras de cada cliente representam para o faturamento geral de sua loja e quanto cada consumidor contribui para o caixa no final do mês. 

Uma simples planilha de Excel é capaz de gerar esta matriz. Mas só uma solução de automação completa garante a maior precisão e assertividade dos dados, permitindo mais segurança nas decisões.

Esta informação permite que você concentre seus esforços nos clientes que realmente são importantes, em vez de querer agradar a todos. Nem sempre aquele que compra um pedido maior é mais importante do que aquele que compra pouco, mas repetidas vezes ao longo do ano.

4– Cuidado com o ciclo de vendas

O foco deve ser em todo o ciclo de vendas. Monitore e melhore seus processos internos em cada etapa de relacionamento com o cliente, desde a pré-venda, venda até a pós-venda. Certifique-se que cada etapa do atendimento é capaz de proporcionar experiências únicas e positivas na mente do consumidor.

5– Programas de Fidelidade: incentivo à recompra

Esta é uma ação de marketing que, se feita de maneira correta, fideliza clientes. Mas sua implementação não é tão simples.

Qualidade de produto ou serviço é fundamental. Por melhores que sejam, não há ações de incentivo à recompra que resistam a produtos ruins ou a um atendimento péssimo.

Uma coisa precisa estar alinhada à outra. Baseado no resultado de sua ‘Curva ABC’ e após entender o comportamento do cliente em cada etapa do processo, crie campanhas direcionadas para manter os consumidores importantes e aproveite para incentivar o aumento do ticket médio oferecendo novos produtos que ainda não compram.

Relacionamento

Ao criar um programa de fidelidade, preocupe-se sempre com o relacionamento e resultado de longo prazo. Veja se, para o cliente, essa campanha é interessante, mas também se é rentável pelo tempo que durar.

Fidelizar clientes deve estar entre as principais preocupações de um empresário do varejo, afinal, conquistar novos consumidores custa, em média, CINCO vezes mais do que manter os atuais. Mas a solução para essa questão está presente nas ferramentas de gerenciamento que você pode utilizar.

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