5 PRINCIPAIS INDICADORES PARA ANÁLISE FINANCEIRA DE SUA EMPRESA

Gestão do Varejo


            5 PRINCIPAIS INDICADORES PARA ANÁLISE FINANCEIRA DE SUA EMPRESA

Indicadores são ótimas ferramentas para uma análise financeira do seu negócio. Pela sua avaliação, podem ajudar a dar sentido à enorme quantidade de informações que giram nos empreendimentos.

Você pode ter a sensação equivocada sobre o rumo da sua empresa se não ficar de olho em diversas variáveis. É aí que os KPIs financeiros (indicadores chave de desempenho) entram.

KPI é um termo geral para os tipos de marcadores que as empresas usam para medir o desempenho em uma variedade de áreas. Fazer uma análise financeira a partir destes KPIs lhe ajudará a responder várias perguntas sobre o seu negócio.

Como escolher as informações importantes, combiná-las com outras e interpretar o número resultante? Confira um dos mais importantes indicadores que um investidor deve praticar!

Margem de lucro bruto

Sua margem de lucro bruto informa se sua empresa está precificando seus produtos de forma adequada. Para calculá-la, subtraímos da receita o custo dos respectivos produtos vendidos e dividimos o resultado pela receita. É importante que a sua margem de lucro bruto seja grande o suficiente para cobrir suas despesas operacionais (fixas) e ainda deixá-lo com um lucro no final.

Lucro Líquido

Este é o ponto crucial do seu negócio. Seu lucro líquido é a quantidade de dinheiro que sobra, depois que você pagou todas as contas.

Você pode descobrir o seu lucro líquido subtraindo da receita total as suas despesas totais. Vale ressaltar que o seu salário e o dinheiro para reinvestir na empresa devem sair de seu lucro líquido. Portanto, se você teve um total de vendas na ordem de R$ 100.000, e suas despesas totais, incluindo o aluguel, inventário e salários, somaram R$80.000, o lucro final foi de R$ 20.000.

Margem de lucro líquido

Margem de lucro líquido lhe dirá qual é a percentagem de sua receita que foi de lucro. A forma de calculá-la é dividindo o seu lucro líquido pela receita total. Esta métrica ajuda a projetar lucros futuros, a definir metas e parâmetros de referência para a rentabilidade.

Contas a receber

Se o seu negócio envolve o envio de faturas aos clientes, é preciso que você tenha estes números de forma clara e organizada. Um relatório padrão em sua solução integrada de gestão é fundamental para esta análise.

Caso o grupo de clientes B, C, D a pagar suas contas, no prazo de 15 dias, fazem os seus pagamentos para 90 ou até 120 dias, você pode ter encontrado uma causa raiz de problemas de fluxo de caixa do seu negócio. Pode ser hora de começar a cobrar juros sobre contas vencidas ou verificar outras condições contábeis.

Índice de Liquidez Corrente

A relação atual de uma empresa mede a capacidade de pagamento de seus compromissos de curto prazo com seus ativos de curto prazo. Se a relação é superior a 1,0, a empresa tem mais ativos de curto prazo do que as dívidas de curto prazo.

Mas se a relação atual é inferior a 1,0, o oposto é verdadeiro, deixando a empresa vulnerável a choques inesperados na economia. A conta a ser feita aqui é a divisão entre o ativo circulante pelo passivo circulante, achando o seu índice de liquidez corrente.

É importante ter em mente que estes KPIs são apenas uma maneira de determinar o seu desempenho e fazer uma análise financeira. Diferenças regionais, custos laborais ou de transporte também podem afetar o resultado de um negócio. Análise financeira sempre implica examinar atentamente os dados utilizados para estabelecer os índices, bem como avaliar as circunstâncias que geraram os resultados.

Quais indicadores você utiliza para fazer a análise financeira do seu negócio? Participe da discussão nos comentários e contribua com o nosso post!

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Fonte:

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.