Todo mundo quer crescer e aumentar os seus lucros. A disciplina e o preparo, entretanto, são as chaves para gerir uma empresa e obter sucesso. Sobretudo, muitos empresários cometem erros de gestão financeira, mas você não cairá nessa.

Como evitá-los? Aprenda com nosso artigo!

1- Não separar as finanças pessoais e das finanças da loja

Este é um erro que ocorre com frequência, principalmente em lojas de pequeno e médio porte, onde o empresário utiliza dinheiro de seu negócio para pagar dívidas pessoais e vice-versa. Dessa forma, ele prejudica a saúde financeira da empresa, o que o leva ao próximo erro deste artigo.

2- Não administrar o capital de giro

Esta pequena reserva de dinheiro é destinada à realização das atividades da empresa e, sempre que utilizada, deve ser devolvida. Mas quando se retira esta quantia para algo que não esteja vinculado à loja, pode-se fazer com que ela diminua até acabar. Não administrar o capital de giro corretamente é um erro muito grave, que pode fazer com que a gestão financeira do seu negócio fique seriamente comprometida e, se não administrada, pode levar ao risco de falência.

3- Não fazer uma reserva de dinheiro

O capital de giro é direcionado apenas para garantir que as atividades da empresa continuem, mas também é importante que a loja faça uma reserva de dinheiro. Essa quantia servirá para expandir suas atividades e realizar manutenções no seu imóvel, além de eventuais emergências. Esta reserva tem como objetivo evitar empréstimo em bancos — com suas taxas e juros.

4- Não acompanhar pequenas despesas

A compra de materiais para o escritório, como um bloco de folha sulfite, uma caixinha de clipes de papel e pequenas compras devem ser vigiadas de perto e colocadas no planejamento financeiro de sua loja. Cada uma delas não é muito cara mas, quando as somamos, podem representar grandes quantias de dinheiro, o que pode ocasionar em rombos financeiros que, aparentemente, não possuem explicação clara.

5- Não utilizar uma solução tecnológica integrada

Investir em uma solução integrada é obrigatório para qualquer empresa, o que inclui a sua loja. Por meio dela, você conseguirá acompanhar, com maior precisão, o seu fluxo de caixa, gerar relatórios de vendas segmentados por categorias ou produtos, controlar estoque por meio da aquisição de materiais, contas a receber, emissão de NF e contas a pagar.

6- Não realizar um planejamento financeiro

Mais importante que controlar suas finanças no presente, é projetar quanto a sua loja gastará no futuro. Para isso, é necessário que sejam estabelecidas algumas metas e definidos valores que a reserva deve ter, a fim de se evitar que o seu negócio passe por problemas financeiros no futuro.

Ao se realizar este planejamento, é necessário que você reúna o máximo de informações sobre a sua loja. Separe todos os relatórios ou outros materiais que você usa para controlar as finanças do seu negócio e estude tudo minuciosamente. Este estudo permitirá identificar possíveis problemas com suas finanças e indicar se você está trabalhando com preços compatíveis e, se existir, apontar onde estão e de onde vem os prejuízos.

Agora que você já conhece os principais erros de gestão financeira, que tal nos contar um pouco sobre as suas experiências nos comentários? Compartilhe suas soluções com nossos leitores!

 
Share: