9 DICAS PARA TER UMA EQUIPE PREPARADA PARA NOVAS TECNOLOGIAS

Gestão do Varejo


            9 DICAS PARA TER UMA EQUIPE PREPARADA PARA NOVAS TECNOLOGIAS

Não há mais como negar, fato é que vivemos na era digital. Assim, as empresas que querem se destacar precisam ter uma equipe preparada para novas tecnologias, a fim de saber como lidar com elas e aproveitá-las ao máximo.

Foi-se o tempo em que, ao chegar em uma loja, sua nota fiscal era preenchida de forma manual. Hoje, é tudo automatizado, diminuindo a possibilidade de erros e também facilitando a vida do empresário.

As soluções existentes auxiliam em todo o processo de compra e vendas, melhorando os resultados e também facilitando a gestão. Porém, para que tudo ocorra como o programado, é preciso que a sua equipe esteja preparada para lidar com as mudanças e inovações que estão por vir.

Então, como qualificar a sua equipe e deixá-la pronta para as inovações? Aprenda neste artigo!

1. Mantenha sua equipe informada

Preparar sua equipe para novas tecnologias já não é um diferencial. Aliás, a empresa que não se posiciona quanto a isso, acaba ficando para trás. Ainda assim, um dos grandes desafios enfrentados pelas corporações continua sendo a disseminação de informação, já que quando ela é deficiente, acaba sendo bastante prejudicial para a qualidade e rendimento do trabalho.

No entanto, não adianta implementar uma nova solução de gestão para aumentar a produtividade, sem preparar a sua equipe para as mudanças que estão para acontecer. Quanto menos se compartilha as novas informações, maior a possibilidade de surgirem boatos irreais ou certa resistência sobre o que nem se conhece.

O ideal, é manter sua equipe informada por meio de comunicados oficiais e reuniões, dizendo o porquê das mudanças e quais benefícios elas trarão para toda a empresa.

2. Treine a sua equipe

Assim como é preciso informar todos antes, de nada adianta ter uma nova solução se as pessoas não souberem como usá-la. Antes de colocar as inovações em prática, é preciso que todos que terão contato com ela entendam bem para que ela serve e como funciona.

O treinamento deve ser realizado por um profissional capacitado e a equipe precisa ter um espaço para esclarecer as suas dúvidas e simular situações reais do cotidiano. Esse é um momento muito importante para adquirir teoria e prática.

Tenha em mente que investir no conhecimento e capacitação dos seus colaboradores é o mesmo que investir em sua empresa!

3. Forneça as soluções tecnológicas necessárias

Tão importante quanto ter uma equipe informada e bem treinada, é fornecer as soluções necessárias para garantir o êxito do trabalho. Até mesmo porque não é justo cobrar uma alta performance dos colaboradores se eles não tiverem as condições mínimas para um bom desempenho de suas tarefas.

Sendo assim, não deixe de avaliar se a infraestrutura da sua empresa está adequada para as exigências do novo ambiente e se os seus colaboradores têm tudo o que precisam para realizarem o trabalho da melhor forma possível.

4. Faça reuniões para motivar a equipe

Saber como motivar os seus colaboradores é um fator de extrema importância para o sucesso da sua empresa. Além de favorecer o senso de colaboração entre equipes, um funcionário motivado é naturalmente incentivado a dar o melhor de si em suas tarefas, o que possibilita uma performance superior em trabalhos individuais.

Para isso, faça reuniões motivadoras. Envolva o seu pessoal em simulações e jogos que utilizem o ambiente profissional. Invista em feedbacks constante e demonstre que cada um ali é fundamental para atingir os objetivos do negócio.

Vale ressaltar que manter um clima agradável na empresa é algo que desperta a curiosidade e a admiração das pessoas e que, consequentemente, atrai novos clientes.

Uma sugestão é contratar uma empresa capacitada para promover treinamentos motivacionais e comportamentais para a sua equipe.

5. Deixe claro que a tecnologia não substitui pessoas

Um grande problema quando se fala em adotar novas tecnologias é que muitas pessoas pensam que perderão espaço para ela, o que não é verdade. Elas são complementares.

Enquanto as novas soluções agilizam alguns processos, as pessoas são fundamentais para garantir que estes ocorram com qualidade. No varejo, por exemplo, as novas tecnologias podem ajudar na emissão de notas fiscais, gestão do estoque, entre outras atividades.

Porém, elas não conseguem atender os clientes. Isso cabe aos vendedores, que devem realizar as vendas e entender as diferentes necessidades de cada cliente. O capital humano é o maior diferencial que existe!

6. Mostre como a tecnologia é segura e facilita o trabalho

Como falado anteriormente, você deve manter a equipe informada sobre as mudanças e deixar claro a segurança que essa tecnologia trará para a empresa e como ela facilitará o trabalho de todos.

Com novas ferramentas tecnológicas, as informações podem ser facilmente acessadas, sem o risco de perda ou extravio de dados. Além disso, este tipo de solução integrada pode gerar muito mais produtividade ao trabalho, agilizando processos e garantindo mais segurança na tomada de decisões.

7. Tenha pessoas experientes na sua equipe

Para trazer mais segurança aos seus colaboradores, favorecendo o engajamento e um bom desempenho de suas funções, conte com pessoas experientes na sua equipe.

Um funcionário que conhece bem a empresa, a sua forma de gerir e os seus processos é indispensável e crucial para servir de inspiração para o time. Caso você reconheça alguma pessoa com esse perfil entre os seus colaboradores, coloque-a em uma posição de destaque e dê mais autonomia para que ela auxilie os demais.

8. Ouça com atenção os funcionários

Saiba ouvir não apenas para valorizar a voz do colaborador, mas também para que você compreenda pontos de vista de quem trabalha diretamente com as novas tecnologias.

Afinal, ninguém melhor para saber como uma tecnologia funciona e de que forma ela pode ser aprimorada do que quem a utiliza diariamente. Esteja sempre atento ao feedback dos funcionários e considere suas colocações com atenção especial.

9. Defina metas e objetivos em conjunto com a equipe

Estimule sempre a meritocracia, mas lembre-se: jamais imponha metas absurdas, pois esse é o pior jeito para incentivar a sua equipe — elas atrapalham mais do que ajudam, além de desmotivar. Por isso, determine objetivos, metas e prazos desafiadores, porém possíveis e dentro da realidade do seu mercado.

É possível propor alvos para toda a empresa, para cada setor e para cada colaborador alcançar. Porém, outro ponto que merece ser avaliado é a premiação por meta alcançada. Acompanhe o desempenho do seu colaborador e não deixe de comemorar e recompensá-lo, pois isso é importante para incentivá-lo e assegurar os melhores resultados para a sua empresa. 

Seguindo essas dicas, ao buscar trazer melhorias para a empresa, os funcionários serão mais receptivos a elas e estarão dispostos a fazer dar certo em nome do sucesso coletivo. Uma equipe preparada para novas tecnologias tem mais chances otimizar as operações, focando na venda e no que é fundamental para que o negócio prospere: seus clientes.

O que achou das dicas? Se você gostou, não deixe de compartilhar este post artigo em suas redes sociais para também ajudar outras pessoas!

Fonte:

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