Atrair clientes para sua loja sempre é muito importante, certo? Dessa forma, você ajuda seu negócio a crescer e ainda recupera o faturamento de clientes perdidos, o que é fundamental em qualquer varejo.

Escolher um ponto de vendas adequado, que permita maior exposição dos seus produtos e tenha um bom fluxo de pessoas, é o primeiro passo para conseguir boas vendas. Mas, como fazer aquele cliente que está de frente para a sua loja, olhando para a vitrine, tomar a decisão de entrar?

Para ajudar você com isso, listamos neste artigo nove dicas criativas — e fáceis! Continue lendo e confira!

1. Deixe sua vitrine atrativa

Sabe aquelas vitrines cheias de produtos e cores, com excesso de informação? As pessoas fogem delas. A imagem transmitida nessas situações é um aspecto primordial para o cliente decidir entrar, ou não, no seu comércio.

Um cliente leva, em média, cinco segundos para decidir se entra em uma loja. Portanto, a sua vitrine precisa ter o conteúdo certo e atrativo para chamar sua atenção, mas o mais importante: deve ser objetiva.

Na vitrine, menos é mais. Espaços livres, por exemplo, facilitam a visualização de cada produto. Outra dica é passar a ideia de movimento, expondo os produtos em diferentes alturas para atrair o olhar do consumidor. E tome cuidado com o visual colorido: na hora de montar a vitrine, tenha uma paleta de cores sucinta.

2. Invista no visual da loja para atrair clientes

Um bom layout traz mais valor para o seu negócio. Assim, use o espaço disponível da sua loja com inteligência, armazenando mercadorias corretamente, adaptando-o ao trabalho de vendas e à comodidade dos clientes.

A loja é acessível? O cliente vai conseguir transitar nela tranquilamente? E se ele for cadeirante? Tome cuidado também com a cor do piso — para algumas pessoas, quanto menos o piso for aparente, mais barata é a loja.

Já a cor das paredes deve ser escolhida levando em consideração o conceito da marca. O ideal é que tudo harmonize no ambiente, para mexer sutilmente com os sentidos do consumidor. Para tanto, invista em um visual que faça com que ele se sinta confortável em sua loja.

Ainda é importante que os seus clientes se sintam acolhidos, por isso, ofereça tudo o que for possível para eles se sentirem à vontade.

Lembre-se: a aparência da loja também é uma forma da sua marca se comunicar com o público. Afinal, embora veja o espaço sob uma perspectiva racional, ele a entende e avalia sob uma perspectiva emocional.

Sendo assim, o visual da loja física é um fator determinante na captação de novos clientes e na sua diferenciação da concorrência.

3. Tenha um espaço para o café

Já falamos que é importante o cliente se sentir bem acolhido em sua loja. Agora, vamos dar uma ideia de como fazer isso: ofereça uma área onde ele possa relaxar!

Enquanto fazemos compras, às vezes podemos ficar bastante estressados, não é? Por isso, a pausa para o café ou chá é sempre uma ótima maneira para se respirar fundo e voltar mais animado às compras.

Especialmente se o cliente estiver o dia inteiro pesquisando preços, de loja em loja, aquele ambiente que lhe oferecer uma poltrona confortável, um petisco, uma água gelada e um café — clara demonstração de que a empresa se preocupa com os clientes —, certamente terá um espaço maior em sua memória.

4. Disponha de um “espaço kids”

Sem dúvida, empresas que oferecem um local apropriado onde crianças podem brincar enquanto seus pais andam pela loja têm uma grande vantagem na hora de atrair novos clientes.

Pense na quantidade de pessoas que levam seus filhos para fazer compras e ficam loucos precisando dividir com eles sua atenção — isso pode até comprometer as vendas do comércio! Logo, esse tipo de cuidado faz com que o cliente se sensibilize e prefira o seu negócio, em vez do concorrente.

Assim, mais do que um produto, a sua empresa oferecerá uma experiência de consumo inigualável ao expressar esse gesto empático para com o consumidor.

5. Atente-se na iluminação

A iluminação também deve ser utilizada para realçar a loja e os produtos, direcionando o público e criando uma atmosfera agradável e aconchegante. Quando bem posicionada, ela exalta cores e chama a atenção para o melhor dos seus produtos. Caso contrário, a luz pode refletir tons sem vida, desvalorizando o ambiente.

Por isso, faça uso de técnicas de iluminação dirigida e focada, valorizando o produto da sua loja. Isso trará brilho ao item e fará sombra, passando o status de exclusividade e alto valor.

6. Treine os colaboradores para um bom atendimento

A experiência do cliente é outro ponto que merece a sua atenção, pois não se atentar aos padrões de atendimento esperados pelo consumidor pode significar perdê-lo para sempre — e perder aqueles que você poderia conquistar por meio dele.

Acontece que algumas marcas parecem não compreender que o consumidor já não é o mesmo de alguns anos atrás — seus interesses, hábitos e expectativas mudaram totalmente. É bastante comum, por exemplo, entrarmos em uma loja que tem um visual incrível e oferece um produto excelente, mas que falha terrivelmente no atendimento.

O atendimento na loja física é fundamental para captar novos clientes e se destacar em um mercado que está cada vez mais concorrido. Portanto, não deixe de treinar os seus colaboradores para que sempre prestem a melhor assistência possível ao consumidor.

7. Interaja com seu público nas redes sociais

Suas únicas ferramentas de comunicação com clientes são a loja física, o e-mail e o telefone? Então você está cometendo um grave erro! Hoje, interagir com seu público nas redes sociais é essencial para garantir um atendimento eficaz e ágil.

As redes sociais são plataformas de fácil acesso, intuitivas, e que possibilitam respostas rápidas e descontraídas — sem falar que o alcance da sua marca será imenso!

O Facebook fez uma pesquisa que indicou que 102 milhões de brasileiros estavam cadastrados na plataforma. Ou seja, mais de 100 milhões de oportunidades! Isto significa que integrar tecnologias ao seu negócio é garantia de sucesso.

8. Faça um evento na sua loja para atrair clientes

Criar um evento na sua loja também é ótimo para chamar atenção de potenciais e fiéis clientes. Você pode oferecer brindes, comes e bebes, fazer parceira com outros negócios da região, contratar algum atrativo etc. — tudo para demonstrar o quanto o seu evento será interessante e atrair novas pessoas.

Você ainda pode pensar em eventos especiais para anunciar novos programas da loja, como o lançamento de um programa de fidelização. Uma chance incrível de crescimento para a loja!

9. Crie estratégias de fidelização

Outra ótima dica sobre como atrair clientes para sua loja é usar estratégias de fidelização. Afinal, compensa mais ter um consumidor fidelizado do que dez que nunca mais retornam ao seu comércio, certo?

Inicialmente, é preciso conhecer bem o perfil do seu cliente, a ponto de descobrir suas necessidades e desejos. Para isso, aposte em um relacionamento e diálogos agradáveis, utilizando e-mail marketing, redes sociais, SMS ou qualquer outro canal utilizado pela sua empresa para se comunicar com o público.

Dessa forma, ficará mais fácil elaborar uma estratégia de fidelização eficiente para se vincular de uma vez por todas com o seu cliente. É possível criar programas de fidelidade ou aplicar descontos progressivos, por exemplo.

Enfim, essas foram nossas 9 dicas de como atrair clientes para sua loja de forma criativa. Agora, basta colocá-las em prática e colher os seus frutos!

Então, gostou do nosso artigo? Aproveite para se aprofundar no assunto e baixe nosso e-book sobre atração e retenção de clientes e saiba como aumentar as vendas na sua loja!

 

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