Correr riscos é parte da rotina diária de qualquer empreendedor. Afinal, sem fazer algumas apostas, dificilmente você ganha os prêmios maiores. Porém, é importante seguir esse caminho com responsabilidade para não sofrer perdas desnecessárias. Para isso serve o trabalho de gestão de risco de crédito.

E o que seria isso? Bem, os riscos de crédito são as chances de que sua empresa sofra algum prejuízo associado ao não cumprimento de um acordo. Na oferta de crédito no varejo, por exemplo, isso acontece quando um cliente não paga no prazo. A gestão desse risco representa as atitudes que você pode tomar para prevenir essa perda.

Esse processo é muito importante para qualquer empresa que pretende se manter no mercado. Pode parecer mais importante se concentrar em aumentar os ganhos, mas se eles se perderem no fim das contas, você não manterá sua margem de lucro.

Agora que você entende um pouco o que é a gestão de risco de crédito, veja aqui os principais benefícios que ela oferece:

1. Prevenção de inadimplência

Um dos maiores riscos de crédito que uma empresa pode ter é a inadimplência. Especialmente se você oferece vendas parceladas ou outros tipos de pagamento posteriores à aquisição. A saída do produto significa que o seu investimento já foi fechado, enquanto o não pagamento transforma esse custo em prejuízo.

Há várias maneiras de lidar com essa situação. Uma delas é avaliar o perfil do cliente antes de fechar o negócio. Alguns compradores que estejam com o nome sujo, ou que não possuem o crédito necessário para fazer uma compra segura, podem ter sua aprovação de compras bloqueada temporariamente, por exemplo. Pode parecer uma medida drástica, mas é bem melhor para ambas as partes que não haja uma dívida em aberto acumulando juros.

2. Acompanhamento orçamentário

Uma gestão de risco de crédito eficiente também envolve um acompanhamento preciso do seu orçamento. Afinal, é assim que você descobrirá quais áreas estão gerando mais prejuízo e como você poderá lidar com a situação. Quanto mais dados você tiver sobre suas finanças, melhor.

Para este ponto, vale a penas investir em uma solução de gestão integrada. Por meio dela, você pode captar informações mais rápido e de diferentes fontes. Tudo de forma padronizada e facilmente legível para análise.

3. Elaboração de estratégias de crédito

É importante lembrar que sua prevenção de riscos também envolve suas próprias atitudes. Ou seja, você deve se preparar antes de fazer um investimento para garantir que ele terá o retorno desejado. Por isso você deve desenvolver uma estratégia de crédito antes de começar.

Este planejamento envolve vários aspectos, desde a manutenção do seu faturamento até os possíveis problemas de mercado que possam ocorrer. Isso ajuda a empresa a se prevenir contra eventualidades, reagindo mais rápido e minimizando perdas, quando necessário.

Agora que você entende melhor a importância da gestão de risco de crédito, é hora de aplicar essas práticas no seu negócio. Quer saber mais sobre o assunto? Então baixe nosso e-book gratuito: “Como lidar com a inadimplência no seu negócio”.

 


Share: