Você pode chegar sozinho à conclusão de que o seu negócio está indo muito bem ou até mesmo de que ele poderia melhorar. Mas de acordo com qual parâmetro?

Administrar um empreendimento é uma tarefa que exige mais do que o “tino comercial”, como também a prática de estudos embasados que podem oferecer respostas relevantes e assertivas sobre os rumos da sua loja. Um dos caminhos mais eficazes nesse sentido é a realização da análise de concorrência, assim como saber o que fazer com as informações levantadas.

O que os seus concorrentes têm feito de certo e de errado e como isso pode mudar (pra melhor) o dia a dia do seu negócio? Confira o artigo de hoje!

O que fazer antes de iniciar a análise de concorrência?

Antes de partir para a análise do ambiente externo, é fundamental que você conheça bastante sobre o seu próprio negócio. Ou seja, quais são os principais produtos comercializados, qual é o porte deles e como o atendimento dos clientes é realizado. Isso é fundamental para que você saiba quem são seus verdadeiros concorrentes, o que explicaremos melhor no tópico a seguir.

Como começar a análise de concorrentes?  

Em primeiro lugar, é extremamente necessário saber quem são os seus verdadeiros concorrentes. São muitas as empresas que realizam a análise de concorrência de forma errada, justamente porque não souberam identificar isso.

Por exemplo, uma loja de material de construção que vende apenas material elétrico, acabamentos, ferragens e material hidráulico, toma como parâmetro de análise outra loja que também vende materiais para construção. No entanto, esta segunda vende areia, tijolo, pedra, cimento, ou seja, materiais básicos.

O ramo de negócio pode até ser o mesmo, mas esta loja não irá tirar clientes da sua em hipótese alguma. Portanto, a pesquisa de mercado deverá ser feita se baseando no máximo de pontos em comum entre você e seus concorrentes, após uma identificação detalhada sobre as características do seu próprio negócio.

Quais são os aspectos a serem levados em consideração?

O ideal é que sejam identificadas questões importantes, como a localização do ponto comercial, preços praticados e baseados em que conseguem praticar aqueles valores, qualidade dos produtos oferecidos, como o atendimento é realizado e layout da loja. Os aspectos administrativos, como logística de armazenamento, controle financeiro, segurança e tudo aquilo que pode fazer com existam perdas inesperadas e como evitar isso, também devem ser levados em consideração ao comparar seu negócio com outro do mesmo nicho. Com toda a segurança, podemos falar que a INFOX trabalha muito bem nesse sentido, implantando soluções que farão com que seu negócio seja administrado de uma forma mais econômica, organizada e livre de problemas fiscais, o que garantirá diferenciais diante dos concorrentes.  

Como analisar a concorrência pode ajudar o meu negócio?

Feito o levantamento dos aspectos acima, será possível saber quais são as necessidades dos clientes que podem ser mais bem atendidas. Além de encontrar formas de ser mais eficiente com uma estrutura mais enxuta e passar a praticar isso em seu negócio. Isso fará com que seu negócio tenha diferenciais para conquistar compradores em função das vantagens que você conseguiu implantar.

Como posso estruturar essa análise de concorrência?

Existem alguns métodos que você pode pesquisar para facilitar o seu trabalho, como a análise SWOT, além do chamado benchmarking (que consiste na busca das melhores práticas de mercado e que conduzem a um desempenho superior), de forma que essa análise fique mais bem organizada e eficaz. Mas, acima de tudo, o ideal é que você seja bastante honesto ao reconhecer os pontos fortes e fracos do seu concorrente, assim como do seu próprio empreendimento. Afinal, a melhoria contínua deve fazer parte do seu processo de gestão.

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