ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA: QUEM SEU CLIENTE ESCOLHE ALÉM DA SUA LOJA?

Gestão do Varejo


            ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA: QUEM SEU CLIENTE ESCOLHE ALÉM DA SUA LOJA?

Você pode chegar sozinho à conclusão de que o seu negócio está indo muito bem ou até mesmo de que ele poderia melhorar. Mas de acordo com qual parâmetro?

Administrar um empreendimento é uma tarefa que exige mais do que o “tino comercial”, como também a prática de estudos embasados que podem oferecer respostas relevantes e assertivas sobre os rumos da sua loja. Um dos caminhos mais eficazes nesse sentido é a realização da análise de concorrência, assim como saber o que fazer com as informações levantadas.

O que os seus concorrentes têm feito de certo e de errado e como isso pode mudar (pra melhor) o dia a dia do seu negócio? Confira o artigo de hoje!

O que fazer antes de iniciar a análise de concorrência?

Antes de partir para a análise do ambiente externo, é fundamental que você conheça bastante sobre o seu próprio negócio. Ou seja, quais são os principais produtos comercializados, qual é o porte deles e como o atendimento dos clientes é realizado. Isso é fundamental para que você saiba quem são seus verdadeiros concorrentes, o que explicaremos melhor no tópico a seguir.

Como começar a análise de concorrentes?  

Em primeiro lugar, é extremamente necessário saber quem são os seus verdadeiros concorrentes. São muitas as empresas que realizam a análise de concorrência de forma errada, justamente porque não souberam identificar isso.

Por exemplo, uma loja de material de construção que vende apenas material elétrico, acabamentos, ferragens e material hidráulico, toma como parâmetro de análise outra loja que também vende materiais para construção. No entanto, esta segunda vende areia, tijolo, pedra, cimento, ou seja, materiais básicos.

O ramo de negócio pode até ser o mesmo, mas esta loja não irá tirar clientes da sua em hipótese alguma. Portanto, a pesquisa de mercado deverá ser feita se baseando no máximo de pontos em comum entre você e seus concorrentes, após uma identificação detalhada sobre as características do seu próprio negócio.

Quais são os aspectos a serem levados em consideração?

O ideal é que sejam identificadas questões importantes, como a localização do ponto comercial, preços praticados e baseados em que conseguem praticar aqueles valores, qualidade dos produtos oferecidos, como o atendimento é realizado e layout da loja. Os aspectos administrativos, como logística de armazenamento, controle financeiro, segurança e tudo aquilo que pode fazer com existam perdas inesperadas e como evitar isso, também devem ser levados em consideração ao comparar seu negócio com outro do mesmo nicho. Com toda a segurança, podemos falar que a INFOX trabalha muito bem nesse sentido, implantando soluções que farão com que seu negócio seja administrado de uma forma mais econômica, organizada e livre de problemas fiscais, o que garantirá diferenciais diante dos concorrentes.  

Como analisar a concorrência pode ajudar o meu negócio?

Feito o levantamento dos aspectos acima, será possível saber quais são as necessidades dos clientes que podem ser mais bem atendidas. Além de encontrar formas de ser mais eficiente com uma estrutura mais enxuta e passar a praticar isso em seu negócio. Isso fará com que seu negócio tenha diferenciais para conquistar compradores em função das vantagens que você conseguiu implantar.

Como posso estruturar essa análise de concorrência?

Existem alguns métodos que você pode pesquisar para facilitar o seu trabalho, como a análise SWOT, além do chamado benchmarking (que consiste na busca das melhores práticas de mercado e que conduzem a um desempenho superior), de forma que essa análise fique mais bem organizada e eficaz. Mas, acima de tudo, o ideal é que você seja bastante honesto ao reconhecer os pontos fortes e fracos do seu concorrente, assim como do seu próprio empreendimento. Afinal, a melhoria contínua deve fazer parte do seu processo de gestão.

O que achou do nosso post de hoje? Não perca mais nenhum conteúdo seguindo nosso blog! Dessa forma, você fica por dentro de todas as novidades. Caso tenha alguma dúvida sobre o tópico acima, envie uma mensagem para nós pelo formulário abaixo:

  [contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Fonte:

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.