Vivemos na era da informação e aqueles que utilizam os dados a seu favor estão um passo na frente da concorrência.

A cada segundo, é gerado um grande volume de dados sobre os mais variados temas. Basta coletá-los e analisá-los para traçar as melhores estratégias e decisões sobre o seu negócio. Esse fenômeno é conhecido como big data.

Você conhece ou tem dúvidas sobre como o big data para varejo pode trazer vantagens para sua empresa? Confira este artigo e saiba o que, de fato, é esse termo e como utilizá-lo para atrair e fidelizar os clientes.

O que é big data

Big data é uma definição que descreve um grande volume de dados estruturados (como uma tabela ou banco de dados), ou não (como uma imagem ou e-mail, por exemplo), que são gerados por segundo no ambiente digital.

A expressão big data baseia-se principalmente em três Vs:

  • volume — que está diretamente ligado à grande quantidade de dados gerados dentro e fora da empresa;

  • variedade — o dado pode ser resultado de um compartilhamento de uma postagem de blog nas redes sociais ou um review (comentário de avaliação) em um e-commerce;

  • velocidade — a cada segundo é gerada uma quantidade enorme de dados, e alguns deles podem ser interessantes para o seu negócio.

Juntando esses três alicerces, é possível que as empresas analisem praticamente qualquer dado público — desde que se conheça a estrutura de armazenamento daquela conjuntura e os não estruturados, como já exemplificamos logo acima.

Marketing e big data para varejo

Uma vez entendido o que significa o termo big data, vamos explicar agora como o marketing do seu e-commerce pode utilizar essa técnica para aumentar suas vendas.

Conheça seus clientes

Big data pode ser usada para compreender os anseios dos clientes ativos e potenciais. A partir desses dados, será possível criar ações de marketing que falam diretamente com esse público.

Com uma comunicação focada no consumidor, é provável que atraia mais tráfego qualificado — usuários propensos a consumir seus produtos — para a sua loja virtual.

A análise de dados pode trazer resultados significativos para a sua empresa, já que o custo de aquisição de clientes pode ser reduzido — uma vez que o gestor concentrará seus esforços em atrair mais pessoas com perfil do consumidor ideal.

O conhecimento aprofundado dos clientes pode aumentar a taxa de conversão, métrica essa tão importante na fase inicial da jornada do consumidor. Aumento do retorno sobre o investimento e do tíquete médio também podem ser significativos.

Fidelize os consumidores

Assim como a coleta e análise dos dados é usada para atrair novos clientes, a big data pode ser fundamental para fidelizar os consumidores.

Conhecer o seu consumidor pode ser determinante para a saúde do seu negócio, pois os clientes são os principais ativos que sua empresa possui. Sendo assim, procure entender como foi a experiência de compra do usuário e, com isso, crie estratégias para melhorar esse processo.

A análise de dados pode antecipar futuras ações dos consumidores, como a possibilidade de cancelamento de uma compra.

Otimizar o pós-venda pode ser fundamental para compreender ainda mais a experiência de uso que o consumidor tem com a sua marca.

Big data analytics

Ao longo do texto ficou fácil compreender que analisar os dados é parte fundamental para alcançar o sucesso. Ou melhor, é por esse motivo que o big data é tão essencial para as empresas modernas.

Como visto, o big data é o conjunto de dados gerados no ambiente digital, já o big data analytics encontra tendências de mercado, entende o comportamento dos consumidores e quais são suas expectativas. Assim, será possível identificar padrões que auxiliam as tomadas de decisões e então criar estratégias relevantes para o seu negócio.

O big data para varejo é fundamental para se alcançar o caminho do sucesso. Além de diminuir os custos, direciona melhor todos os esforços da empresa para os objetivos principais: vender e fidelizar os consumidores.

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