O volume de vendas do varejo brasileiro deve crescer em 2018, segundo projeção da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). De acordo com o presidente da associação e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti, “Assistimos a uma melhora macroeconômica concreta, que pavimenta o caminho para que o comércio e a economia cresçam de maneira consistente em 2018”, destaca.

Para garantir que seu varejo esteja dentro desta expectativa e tenha uma excelente performance nas vendas deste ano, vale começar seu planejamento desde já! Afinal, a organização das ações e, principalmente, o planejamento do tempo são primordiais para o sucesso de qualquer projeto.

Para auxiliá-lo, separamos aqui as principais datas comemorativas importantes para o varejo ao longo de 2018. Além disso, confira nossas dicas essenciais para garantir a execução do seu planejamento. Copie em seu calendário as datas e mãos à obra!

1. Foque nas datas que tem maior relação com o seu segmento

Para que suas ações tenham sucesso, não basta apenas promover todas as datas do calendário sem levar em consideração a relevância que elas têm para seu público. Por isso, planeje investir naquelas que realmente são importantes para sua clientela, com base no relacionamento e dados históricos que seu varejo possui.

2. Atente-se ao planejamento de estoque e treinamento da equipe

Já imaginou impulsionar suas vendas, superar as metas, mas no momento da entrega descobrir que determinado produto não tem mais no seu estoque? Definitivamente, este é o pior dos cenários para qualquer lojista!

Pensando nisso, planeje antecipadamente, com base no seu histórico de vendas, a projeção comercial para determinada data comemorativa e, assim, garanta o abastecimento de produtos em sua loja para não deixar nenhum cliente na mão.

3. Aposte no merchandising da loja

Invista no visual da loja para atrair mais clientes e, assim, ter mais chances de aumentar suas vendas durante estes períodos comemorativos.

Além disso, crie uma comunicação visual que associe sua loja à data em questão. Apele para sinalização da loja, vitrine personalizada, entre outras ações promocionais.

4. Valorize a comunicação com seu cliente e promova sua loja

Após organizar todas as etapas para tornar sua ação promocional um verdadeiro sucesso, é hora de divulgar para seus clientes (e para o mercado, como um todo) o que sua loja tem para oferecer!

Crie promoções diferenciadas nestas datas especiais, promova ações de fidelização e, principalmente, divulgue o que está sendo realizado na loja: faça publicações nas redes sociais, envie e-mails e/ou mensagens via celular para seus clientes, aposte no relacionamento e, assim, garanta que todos fiquem por dentro das suas ações.

5. Ofereça formas atrativas de pagamento

Para garantir uma experiência diferenciada em sua loja e, assim, garantir a fidelização da clientela, ofereça formas atrativas de pagamento, como o cartão próprio da loja, além de parcelamento facilitado, descontos, entre outros.

Com o uso de um cartão feito especialmente para sua empresa, seus clientes terão acesso a descontos especiais, programas de fidelidade, melhores formas de pagamento e outros benefícios que você queira proporcionar para atrair mais pessoas para seu negócio.

6. Planeje o calendário do varejo e aposte na diferenciação

Mas quais datas são importantes para o varejo, afinal? Confira nossa lista e não perca nenhum período:

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