Conteúdo atualizado em 26/12/2019


A cada ano, mais empreendedores analisam a ideia de adotar um cartão de marca própria como uma opção interessante para fidelizar seus clientes e alavancar suas vendas.

Essa estratégia, quando bem implementada, tem forte potencial de aumentar a lucratividade da empresa, facilitando a ampla divulgação da marca e o alcance da organização nos mais variados públicos.

Está pensando também em adotar o cartão para clientes na sua empresa? Veja, neste artigo, como essa modalidade de pagamento funciona na prática.

O que é um cartão de marca própria?

Os cartões de marca própria, também conhecidos como private label, são uma maneira de proporcionar crédito para seus clientes de forma personalizada. Eles operam de maneira semelhante a qualquer cartão de crédito do mercado, porém, sendo de uso exclusivo da loja.

Ao utilizar um cartão feito especialmente para sua empresa, seus clientes poderão ter acesso a descontos especiais, programas de fidelidade, melhores formas de pagamento e outros benefícios que você queira proporcionar para atrair mais pessoas para o seu negócio.

Nesse contexto, cabe informar que empresários de todos os segmentos e portes correm atrás de oportunidades para garantir as vendas em um cenário bastante competitivo.

Dessa forma, esse tipo de cartão vem sendo cada vez mais aproveitado por varejistas como uma estratégia comercial diferenciada para aumento de vendas e fidelização de clientes.

Pesquisas de mercado apontam que os consumidores gastam significantemente mais com cartão de marca própria do que com cartões desvinculados de lojas. Isso porque, dessa forma, o cliente não compromete o limite do cartão (que já pode estar em grande parte utilizado) e, com o private label, possui uma oportunidade extra de poder de compra.

Continue acompanhando para entender quais os maiores benefícios para o seu negócio!

Quais as vantagens de ter um cartão private label?

Se você achou a conceituação do cartão próprio da loja interessante, separamos, então, as principais vantagens dessa estratégia comercial para sua loja:

Encontre novos clientes

Apresentar um cartão de marca própria em seu estabelecimento traduz uma ótima forma de atrair novos compradores. Muitas pessoas ficarão tentadas a comprar na sua loja, já que ela oferece crédito e maneiras facilitadas de pagamento para quem tiver o cartão.

Seus novos clientes farão o seu cartão, atraídos pelos benefícios agregados a ele, e passarão a adquirir mais itens a cada compra ou visita, podendo aumentar, ainda, o valor do seu ticket médio.

É importante lembrar que esses tipos de cartões requerem menos garantias dos titulares, em comparação com os cartões de crédito tradicionais. Assim, o cliente tende a fazer o máximo das compras de que precisa em apenas um local: o seu estabelecimento!

Fidelize os clientes antigos

Uma vez que o cliente adquire o cartão, ele já estará inclinado a visitar mais e mais vezes o seu negócio. Esse fato, por si só, já é um passo relevante em direção à fidelização desses consumidores.

Além disso, se a sua empresa oferecer descontos especiais, programas de pontos ou ofertas de crédito facilitadas para os clientes que já conhecem sua marca, eles estarão ainda mais propensos a realizar novas transações de compra com a sua empresa.

Por essa razão, é muito importante pensar em iniciativas que visem não só a atração de novos clientes, como também a manutenção daqueles que já passaram por sua loja.

Pense em promoções ou esquemas de recompensas, como desconto no total da compra ou até mesmo vale troca por produtos da loja com base na pontuação do cliente.

Aumente o valor de compra do cliente

O cartão de marca própria também é uma excelente maneira de aumentar o ticket médio de seu negócio — o valor total da compra de cada cliente, em dado período.

Uma vez com mais opções de pagamento, o consumidor estará mais suscetível às compras por impulso, o que aumentará o valor de sua aquisição final. Consequentemente, o negócio terá mais lucro.

Benefícios extras para o seu cliente

Por meio do cartão próprio, sua clientela pode usufruir de melhores taxas e condições que o cartão de crédito bandeirado, além da vantagem de não atrelar o limite do cartão de crédito convencional. Dessa forma, o cliente tem mais liberdade para gastar em sua loja!

Quais são os tipos de cartão de marca própria?

Dentre os diferentes tipos de cartões de marca própria no mercado, separamos três dos principais modelos mais utilizados no varejo. Conheça-os!

Cartão de crédito

O cartão de crédito de marca própria é praticamente igual aos outros cartões de mesma função. Como já mencionamos, o principal objetivo do vínculo é oferecer flexibilidade no pagamento, para conseguir conversão.

Garantir o acesso ao crédito sem burocracia e em velocidade são vantagens que contam pontos para o cliente, além de melhores condições para pagar.

Junto com o cartão, a empresa pode proporcionar benefícios adicionais como acesso a seguros e programas de fidelidade. Quanto mais você puder incentivar o consumo frequente, melhor será para a empresa.

Cartão pré-pago

O cartão pré-pago é uma opção private label bem interessante e que auxilia na fidelização dos seus clientes que tenham um perfil diferente de controle financeiro e realização das compras em seu negócio.

Ele pode ser usado, até mesmo, para o reembolso de despesas, seja para clientes, para colaboradores ou, até mesmo, para prestadores de serviço do seu negócio.

Cartões benefício/convênio empresarial

Para algumas empresas, é possível inserir cartões de benefícios e/ou convênio empresarial emitidos pelo próprio empreendimento.

Esse tipo de cartão é valido dependendo da modalidade do seu negócio. Quando bem utilizado, pode ser útil tanto para clientes quanto para colaboradores.

Como administrar esses cartões?

Diante de um cenário de instabilidade econômica para grande parte da população, muitas famílias acabam não tendo fácil acesso ao crédito. Por isso, o mercado das empresas do varejo e prestadores de serviços têm encontrado no cartão de marca própria uma solução atrativa para expandir o poder de compra de seus clientes.

Veja algumas dicas importantes a seguir para realizar uma melhora administração dos cartões de marca própria e implemente-as em seu negócio.

Utilize os equipamentos adequados

A administração de cartões requer o uso de equipamentos adequados para realizar o controle e monitoramento das vendas realizadas nessa modalidade. Para que isso aconteça, é preciso ter, minimamente, uma boa conexão de internet e um computador, no qual possa ser acessada uma solução online específica de acompanhamento dessas questões.

Treine os funcionários para o uso dos cartões

Os funcionários devem receber o treinamento adequado para o uso dos cartões, tanto para as peculiaridades de sua utilização e elaboração, quanto para a venda deles para os clientes de sua empresa.

Inclusive, esse segundo ponto é fundamental — afinal, é por meio dele que se torna possível aumentar o número de clientes utilizando o cartão de marca própria, trazendo os benefícios que enumeramos no início deste conteúdo. Para isso, elabore um bom discurso de vendas, que deverá conter os seguintes pontos:

  • o discurso de vendas deve ir em direção a promover valor para seu cliente;
  • não fique travado no script, ensine seus colaboradores para saberem como improvisar sem saírem do foco;
  • seja maleável durante a abordagem ao cliente;
  • faça um estudo completo sobre o mercado de cartões próprios e o cliente que deseja atingir;
  • aprenda com os melhores. Isso significa estudar, acompanhar artigos de blogs, ler conteúdos sobre o assunto, entre outros;
  • analise continuamente o script e verifique se ele, de fato, está rendendo os resultados esperados.

Realize a gestão de crediário

Para evitar inadimplências e problemas que podem acarretar em prejuízos severos, é fundamental que seja realizado uma gestão de crediário eficiente. Para isso, atente a alguns pontos, tais quais:

Aprovação e cadastro

Primeiramente, realize análise de crédito antes de conceder o cartão de marca própria. Além disso, tenha uma boa solução de cadastro de clientes, investindo em uma solução que tenha foco nesse tipo de controle, com objetivo de gerar, para você gestor, dados relevantes para o planejamento de sua estratégia e apoio na tomada de decisões. Pode ser útil para decisão de aumento de limite de crédito, por exemplo.

Tecnologia

Utilize soluções tecnológicas para evitar a inadimplência. Por exemplo, o envio de SMS para lembrar sobre o pagamento da fatura pode ser uma boa alternativa para evitar que sua empresa sofra com o atraso e não pagamento por parte dos seus clientes. Também pode ser feito uma mensagem de agradecimento quando o pagamento é concluído, o que atrai a atenção do cliente.

Cobrança e pagamento

Outro ponto importante é quanto à cobrança. Estabeleça um plano para cobrar inadimplentes que não seja extremamente invasivo, mas que também seja capaz de alertar o cliente para que o pagamento seja realizado o quanto antes.

Além disso, conceda facilidades para a realização de pagamento. Facilidade no parcelamento para ter uma maior extensão de prazo para arcar com a compra é um bom exemplo disso.

Por fim, fique atento a algumas dicas importantes:

  • o crediário é uma forma de retenção do cliente;
  • realizar promoções para essa modalidade de pagamento pode ser vantajoso;
  • acompanhar os indicadores de vendas para essa modalidade de pagamento é primordial;
  • tenha uma boa gestão de riscos.

Conte com uma empresa especializada para esse tipo de serviço

Para os varejistas que desejam administrar de maneira própria essa modalidade de pagamento, vale contar com uma empresa especializada, como a INFOX, que poderá auxiliar o varejista na oferta da tecnologia para operacionalizar os cartões, além do apoio na implementação do cartão, treinamento da equipe e todo suporte que o lojista precisar.

A INFOX oferece soluções completas para você, que também deseja investir no private label de seu varejo.

O cartão de marca própria traz novos clientes para o estabelecimento, assim como agrada aqueles mais antigos e aumenta consideravelmente seu faturamento. Quer adotar a ideia? Então entre em contato conosco e saiba mais a respeito!

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