A inadimplência é um dos principais problemas que um administrador de condomínio precisa enfrentar. A função dele é, de fato, cobrar todos os devedores da mesma forma. Entretanto, se não for realizada da forma correta, a cobrança de condomínio pode acabar se tornando um verdadeiro pesadelo para o gestor.

A inadimplência faz com que as contas acabem aumentando para todos os outros moradores. Quanto mais o número aumentar, pior fica o peso.

Neste artigo, listamos algumas dicas de como cobrar os atrasados de maneira eficiente. Confira!

Revele o orçamento do condomínio

Esclarecer o destino dos recursos recebidos pelos moradores do condomínio é essencial para convencê-los sobre a importância de manter a mensalidade em dia. Desde o pagamento de contas de água e luz, até a folha dos funcionários, limpeza e manutenção.

A inadimplência sazonal é uma das maiores recorrências nos problemas de cobrança da taxa condominial. Portanto, invista em deixar claro o impacto negativo da falta de pagamentos, revelando o total não recebido por conta dos atrasos. Tome cuidado para não relevar os nomes dos moradores.

Seja comunicativo e rápido

Você já deixou de pagar uma conta simplesmente por ter se esquecido da data do pagamento? Pois é. Isso pode acontecer com qualquer pessoa.

Para combater esse problema, evite enviar boletos em cima da hora. Se possível, você também pode fazer um contato mais direto com os pagadores quando a data de vencimento estiver chegando.

É importante ser rápido quando os atrasos forem identificados. Quanto mais breve você for, mais chances terá de impedir que a razão do descumprimento seja a falta de comunicação.

Protocole uma carta de cobrança

A carta de cobrança é uma excelente alternativa para estabelecer esse contato direto com o morador inadimplente. Quanto mais veloz você for ao providenciar o envio, mais efetivos serão os resultados .

É bem simples. Basta solicitar a pessoa, à sede administrativa, ou simplesmente encaminhar a carta a ela. Não esqueça de manter um protocolo da entrega com a assinatura de quem a receber.

Procure ajuda de terceiros

Quando o diálogo entre administradores e inadimplentes ficar impossível de ser realizado, talvez seja hora de buscar uma medida externa para tentar solucionar o problema.

Você pode contratar uma instituição especializada no serviço de cobranças, responsabilizando-a por estabelecer contato com o inadimplente.

Se for tomar essa decisão, é preciso que ela seja aprovada em assembleia condominial. Afinal de contas, mesmo podendo atuar como um investimento válido para condomínios com alta taxa de inadimplência, ela representa custos.

Acione judicialmente

Em último caso, recorra à justiça. De 2016 em diante, as alterações na lei tornaram o processo de cobrança facilitado, incluindo a forma de acionar judicialmente.

O devedor tem apenas três dias apresentar defesa contra o acionamento. Caso contrário, a justiça tem liberdade para penhorar suas contas bancárias e requisitar até mesmo o imóvel.

Manter uma boa gestão na cobrança de condomínio é um desafio que exige prática e sensibilidade do gestor.

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