Conteúdo atualizado em: 06/02/2019

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A constante atualização da empresa aliada ao investimento em novas tecnologias é uma das formas mais efetivas de ganhar competitividade, atrair novos clientes e fidelizar os atuais. Uma estratégia de modernização e adaptação resulta em mais controle, receitas e robustez para o negócio, que passa a contar com um posicionamento cada vez mais sólido no mercado.

No Brasil, o varejo é conhecido por suas compras a prazo. Então, modernizar o crediário significa modernizar um dos pilares dessa relação de compra e venda. Além de contribuir para a fidelização, essa modernização também pode gerar agilidade e mais produtividade.

Neste artigo, você vai conhecer alguns dos benefícios gerados a partir da modernização do crediário comum para o crediário web. Continue a leitura!

Realiza consultas automáticas

Com a modernização do crediário, a análise de crédito é muito mais assertiva e oferece menor risco para a loja. Isso significa que menos tempo é dedicado ao estudo do perfil de crédito e de inadimplência do cliente, o que torna o processo ainda mais rápido.

Além disso, a agilidade também traz consigo um benefício secundário: com a automatização, há menos riscos de ocorrerem erros, como a falta de pesquisa em um determinado banco de dados, o que pode acarretar no crédito oferecido a um inadimplente.

Permite emissão de carnê no momento da compra

Outro ponto importante da modernização de crediário é a integração. Ou seja, depois que o cliente realiza a compra, tudo fica mais fácil e automatizado.

Normalmente, um processo obsoleto funciona da seguinte maneira: após a compra, os carnês do crediário são preenchidos à mão ou emitidos mês a mês, em forma de boleto. Com a modernização, o processo ganha agilidade e tudo pode ser emitido de uma única vez. Isso gera benefícios para o cliente, que ganha mais autonomia e pode programar-se melhor, e também para o negócio, que torna tudo mais ágil e eficaz.

Além disso, após análise de crédito, é atribuído um limite para o cliente gastar em todas as suas compras futuras, diferentemente do que acontece no crediário convencional, onde a cada nova compra uma análise de crédito precisa ser realizada.

Favorece o acompanhamento de informações

Se o seu negócio realiza muitas operações a prazo, acompanhar os dados e as informações de todas essas transações é um grande desafio. Ou seja, um dado desatualizado de cliente pode não ser percebido no momento adequado, ou o perfil de inadimplência deixa de ser acompanhado de maneira apropriada.

Quanto menos controle há sobre as informações de um negócio, especialmente as financeiras, maiores são os desafios de gestão. Neste cenário, a modernização de crediário surge como uma alternativa para mudar esse panorama.

Fazer o acompanhamento de dados, ainda que em grandes grupos, fica mais fácil com a tecnologia, agilizando o processo e permitindo que haja muito mais controle sobre toda a etapa. O resultado é que o negócio fica mais robusto graças a esse tipo de planejamento.

Possibilita a análise do histórico de compras do cliente

Para implementar o crediário web, será necessário que você reúna dados importantes de seu cliente para realizar uma análise de crédito. Desse modo, você terá acesso ao histórico completo de todas as compras realizadas por ele.

Isso inclui os períodos preferenciais de compra do cliente, em quais lojas está inadimplente, em quais regiões costuma consumir, entre outras informações indispensáveis para seu planejamento na hora de oferecer as condições de pagamento mais adequadas ao seu perfil.

O departamento de marketing também é beneficiado por esse cadastro, já que o estabelecimento pode personalizar os serviços oferecidos de acordo com cada grupo de clientes, atendendo às suas necessidades sob medida e assertivamente.

Reduz o risco de inadimplência

Com um bom recurso de análise de crédito, o risco em relação à gestão de crédito se reduz exponencialmente, pois o crediário web estreita o relacionamento entre a marca e o consumidor.

Além disso, para realizar a cobrança, existem medidas criativas que podem ser aderidas, como o envio de:

  • notificações via alerta SMS, avisando sobre a proximidade da data de vencimento;
  • mensagens de texto ou e-mails, parabenizando o cliente por ter pago sua dívida em dia.

Até mesmo a concessão de descontos especiais é uma medida, caso o pagamento seja antecipado.

Aproxima o cliente da sua marca

Não é nenhuma novidade que, para fidelizar um cliente, a sua loja precisa aproximar-se dele. Com o crediário web da própria marca, é possível envolver-se com o consumidor de formas que outros meios de pagamento não permitiriam.

O crediário web, por exemplo, faz com que a negociação seja adaptada ao perfil de cada cliente do estabelecimento, oferecendo exatamente o que eles necessitam e com meios de pagamento muito mais simplificados.

Estimula a fidelização de clientes

Ao contar com uma solução tecnológica integrada como parte da modernização do crediário, por exemplo, o seu negócio favorece a fidelização de clientes.

Isto porque, com esse tipo de solução, é bem mais simples determinar a expansão de limites de crédito para clientes de maneira automática e relevante. Isso dá mais poder de compra ao consumidor e também gera mais satisfação com o negócio, estimulando, consequentemente, a fidelização.

Com esse estímulo, todo o processo de retenção e manutenção dos clientes torna-se mais ágil, por precisar passar por menos etapas e exigir menos tempo dedicado em cada tarefa.

A modernização do crediário para o seu negócio agiliza suas operações ao melhorar a produtividade, tornar as etapas mais enxutas e gerar menos chances de erros e retrabalho. A vantagem não é somente o maior controle e acompanhamento, mas também a maior facilidade e possibilidade de fidelização de clientes.

Como você pode conferir neste artigo, a modernização dos meios de pagamento e concessão de crédito, como o crediário web, é, também, uma forma de otimizar processos internos, aproximar os clientes do estabelecimento e, até mesmo, reduzir a taxa de inadimplência da loja.

Ainda tem alguma dúvida em relação à gestão do crédito próprio da loja? Quer entender melhor como o crediário web pode agilizar suas operações? Então, entre em contato com nossa equipe para saber mais!

Aproveite também para conferir este e-book gratuito: A importância da gestão de crédito como diferencial no varejo

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