Muito tem-se falado sobre inadimplência, termo que se refere ao descumprimento de algo que uma pessoa se comprometeu a fazer, como realizar o pagamento de uma dívida. Se não for bem administrado pelo varejista, pode se tornar um grande problema para o negócio, pois os clientes adquirem os produtos, mas não pagam por eles, o que pode resultar em sérios prejuízos.

No entanto, existe uma maneira de melhorar essa situação, a partir da oferta de crédito feita pelo varejista. Hoje em dia, o lojista pode contar com consultoria especializada nas melhores práticas de oferta e gestão de crédito, seja por meio dos cartões de crédito próprios (também conhecidos como private label) ou por meio da modernização da área de crédito. Ambas são uma maneira eficiente e rápida para melhorar a fonte de receita para empresas e diminuir o número de clientes inadimplentes.

Quer conhecer mais sobre esse tipo de estratégia adotada no mercado? Continue a ler nosso artigo e fique por dentro!

Como funciona a operação crediário?

A operação é totalmente web, ou seja, funciona de forma 100% online, garantindo mais agilidade e segurança nas informações geradas pelos clientes da loja. Isso porque todo o processo de análise e aprovação de crédito acontece em pouquíssimo tempo, ainda podendo ser integrado a soluções de proteção ao crédito, dando ao lojista mais segurança na operação.

Além disso, a informatização reduz custos com operacionais, a partir da redução de papéis, pessoal e outras despesas envolvidas. Um outro diferencial está na possibilidade de integração do crediário entre lojas, no caso de redes varejistas.

O que são os cartões próprios (ou private label)?

Esta operação de crédito é uma maneira encontrada pelas empresas para melhorar a fidelização dos clientes, além de aliar a inadimplência à uma fonte de renda alternativa para os lojistas. São cartões de uso exclusivo na loja e carregam esta marca em seu plástico.

Por que esse tipo de cartão pode gerar outra fonte de receita?

Para que você entenda esse tópico com clareza, primeiramente, precisamos mostrar a atual importância dos cartões de crédito na economia brasileira. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), as compras feitas com cartões de crédito e débito chegaram ao valor de R$1,05 trilhão no ano de 2015.

Esse montante nos mostra como o uso de cartões tem se tornado cada vez mais comum pelos brasileiros. É nesse contexto que os cartões private label entram!

Como são exclusivos da loja, a gestão dos clientes é mais eficaz, pois a base de dados é da loja. Logo, é possível analisar todas as informações sobre os consumidores, além de obter relatórios gerenciais mais específicos, norteando os investimentos e negócios.

Menor número de clientes inadimplentes

Assim, o cartão próprio possibilita um menor número de clientes inadimplentes, pois o seu uso é limitado à renda do consumidor. Isso significa que quem possui menor renda terá limites menores no cartão, restringindo os seus gastos.

Além disso, diferentemente do crediário de loja, a partir do cartão próprio, a loja fatura a partir dos juros, taxas e encargos agregados à fatura do cartão, bem como outros serviços financeiros que podem ser incrementados, como seguro de vida, recarga de celular, etc.

Com isso, é possível que a empresa obtenha outra fonte de renda pela inadimplência dos clientes! Mas esse não é o único benefício do cartão próprio. Ele permite ainda uma maior fidelização dos clientes, pois como a instituição conhece o seu público-alvo, ela poderá realizar promoções que os atraiam, facilitando as suas vendas.

Como posso gerenciar o crédito por meio do cartão próprio?

Esse é um ponto importante para os gestores de varejos que adotam esse tipo de cartão de crédito. Além de aderir ao private label, é preciso administrar as operações realizadas por meio dele dentro da empresa.

Isso pode ser feito por meio de uma solução tecnológica específica, que realize o processamento do cartão. Com essa solução, é possível gerenciar todas as transações feitas nesta modalidade de crédito.

Esta solução pode oferecer os melhores processos para avaliação e correção de eventuais riscos que os varejos ficam expostos. Além de aliar inadimplência à uma nova fonte de receita para empresas, ele aumenta o número de clientes fiéis. Pode ainda ser gerenciado por meio de um sistema integrado, facilitando o controle das transações realizadas por meio dele.

Benefícios em oferecer crédito ao seu cliente

Os benefícios são inúmeros, mas podemos destacar como principais:

  • Fortalece, reforça e divulga a marca própria da sua empresa;
  • Estimula a fidelização e melhora o relacionamento com os clientes, com consequente aumento na frequência da loja;
  • Oferece meio de pagamento atrativo para o varejista;
  • Favorece o aumento da receita financeira, por meio de encargos, taxas, serviços, etc;
  • Incentiva compras por impulso, aumentando o valor do ticket médio.

Percebeu como a oferta de crédito pode ser rentável para o seu negócio? Interessou-se pelo assunto? Entre em contato com a INFOX e veja como podemos auxiliá-lo neste processo!

Há 28 anos no mercado, a INFOX é especialista em meios de pagamentos e oferece soluções para  processamento, incluindo as modalidades de crédito: private label e crediário. Além disso, oferece integração para programa de fidelidade. Saiba o que mais podemos oferecer pelo seu negócio: www.infoxnet.com.br/produtos/processamento-para-meios-de-pagamentos.


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