O fluxo de pessoas em uma portaria de condomínio costuma ser constante e em alguns horários ou datas especiais pode ser extraordinariamente intenso — não somente de moradores, pois a portaria é uma facilidade para consentir (ou não) o trânsito de entregadores e prestadores de serviços, dentre outros.

Por isso, a questão da segurança é tão relevante. Muitas vezes, só a figura do porteiro não é suficiente para manter a proteção no condomínio — pode ser necessário um vigilante ou, ainda, uma recepção equipada, para monitorar quem entra e quem sai.

Neste artigo, traremos algumas soluções que ajudarão a manter uma excelente segurança em seu condomínio, mesmo com um fluxo intenso de pessoas.

Saiba qual é o papel do porteiro e do vigilante

Porteiros e vigilantes têm funções distintas, mas que podem se completar. O porteiro cuidará da rotina, como as entregas de correspondência ou delivery, comunicação com os moradores pelo interfone, fluxo de pessoas, incluindo o controle de visitantes.

Já o vigilante poderá desempenhar um bom auxílio ao porteiro, mantendo-se atento às regras do condomínio. Mas, acima de tudo, será o responsável pela segurança efetiva, de maneira a proteger o patrimônio sem colocar em risco a vida dos condôminos. Um vigilante é o único que pode levar consigo uma arma, que é fiscalizada pela Polícia Federal.

Esses funcionários podem ser altamente capacitados para oferecer uma melhor qualidade de serviço, evitando cometer erros que coloquem em risco a segurança do condomínio.

Adote comportamentos de precaução que respeitam regras previamente fixadas

Mesmo com o monitoramento, se não houver condutas disciplinadas pelos condôminos, ou se essas forem desrespeitadas, o controle de acesso pode ser prejudicado. É preciso formar uma equipe bem combinada entre condôminos, porteiros e vigilantes.

A entrada dos entregadores e prestadores de serviço deverá ser verificada com atenção e só deve ser permitida depois da devida autorização. Aquelas pessoas devem indicar exatamente para onde estão indo e o que vieram fazer no condomínio.

O porteiro não deve dar informações demais, nem fazer aquela amigável pergunta “já sabe onde fica, não é?”. Liberar o acesso porque já se conhece a pessoa pode deixar o patrimônio vulnerável.

Limitar o acesso de entregadores ao portão, exigindo acompanhamento dos moradores junto ao indivíduo pode ser um bom recurso. Mas é necessário seguir o regimento interno e discutir tais decisões entre síndicos e moradores. Outra solução ideal é o cadastro prévio de quem entra no condomínio, por meio de alguns dados pessoais e fotos. Mais uma vez, essas ideias devem ser acertadas e acolhidas em assembleia.


Aproveite e baixe nosso e-book gratuito!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn


Invista em uma solução de controle de acesso confiável

A solução ajudará no pleno controle da operação da portaria, no que diz respeito ao controle de acesso dos diferentes públicos que acessam o condomínio: moradores, visitantes e prestadores de serviço.

Atualmente, as inovações deste tipo de solução oferecem uma infinidade de alternativas que melhor atendam à dinâmica do condomínio, adaptando, portanto, o controle de acesso a partir da tecnologia de RFID (proximidade), biometria, tag veicular, senhas, entre outros.

Consulte uma empresa responsável pela instalação desse sistema de informação para saber a forma mais adequada à sua portaria de condomínio.

Estude algumas dicas gerais de segurança

Além de ter uma estrutura para potencializar a segurança da portaria do condomínio, pode-se adotar procedimentos gerais para que a segurança fique ainda mais consolidada.

Áreas comuns devem ser bem iluminadas. Os funcionários devem ter mais atenção nos momentos de coleta de lixo e serviços como entrega de água, TV a cabo, dentre outros.

Os conhecimentos sobre segurança são extraordinários para que todos os que transitam em uma portaria de condomínio possam viver melhor — com mais proteção, e menos ansiedade e medo.

Este artigo foi útil? Curta a nossa página no Facebook para ver mais posts e informações como estas. Agora precisa de alguma informações específica sobre sobre controle de acesso, então solicite agora mesmo o contato de um consultor especializado! Clique aqui!

 

Share: