Em tempos de recuperação econômica e, consequentemente, maior controle financeiro pela população, o cartão próprio da loja — também conhecido como private label — se efetiva como uma alternativa inteligente para atrair e fidelizar clientes.

Isso acontece porque esse meio de pagamento é encarado como uma ferramenta que expande o poder de compra do consumidor na hora de adquirir produtos ou serviços.

Além de servir como uma oportunidade descomplicada de pagamento, o cartão próprio da marca é uma opção para não comprometer o limite do cartão de crédito do cliente.

Para a empresa, a vantagem está em ter maior controle das vendas, fidelização da clientela e aumento do tíquete médio. Ou seja, disponibilizar um cartão próprio da loja pode ser um fator fundamental para o fortalecimento do negócio.

Ficou interessado? Leia o artigo e descubra como convencer o cliente a fazer o cartão da sua loja!

Ofereça descontos maiores

Para convencer o cliente a fazer o cartão próprio da loja, é importante que ele visualize e não tenha dúvidas dos privilégios que terá ao optar por esta modalidade de pagamento. Para tanto, uma boa alternativa é oferecer descontos maiores do que os que ele conseguiria se fosse pagar com o cartão de crédito convencional.

Todo mundo gosta de um desconto e se a sua loja souber como aplicar essa tática, pode ter certeza de que você promoverá a fidelização de seus clientes de forma mais efetiva.

Conceda melhores opções de pagamentos

Embora o cartão próprio da loja seja uma ótima opção por si só, o interessante é deixar isso bastante claro para o consumidor. Ele não sabe, por exemplo, que com esse recurso ele terá um prazo maior para começar a pagar ou que poderá parcelar em até x vezes sem juros.

Você pode estudar os dois exemplos citados acima, mas também pode oferecer um cartão com juros menores do que os praticados pelos concorrentes, limite mais alto e que pode ser compartilhado com os dependentes, além de outros atrativos atrelados ao cartão, como a adesão a um seguro, por exemplo.

Sua empresa também pode conceder descontos ou créditos em compras (como um programa de fidelidade), opções de datas para o vencimento, facilidades no parcelamento da fatura e outros benefícios propiciados por essa estratégia de pagamento.

Considere a população não bancarizada

Algumas empresas têm falhado na hora que um consumidor concorda em fazer o cartão private label. A demora no tempo de espera para conseguir o cartão da marca, o exagero na solicitação de documentos para comprovação de renda e a burocratização de um recurso que deveria ser uma facilidade, acaba por afastar os clientes.

O ideal é ter em mente que o cartão próprio da loja vai atrair justamente a parcela da população que trabalha na informalidade, dispõe de pouco tempo para ficar em comércios, não consegue comprovar renda e que, por esses motivos, não tem acesso aos serviços bancários ou aos cartões de crédito.

A sua empresa deve focar em sanar as necessidades desse perfil de consumidor que deseja e precisa consumir produtos, mas que, muitas vezes, não tem condições de pagar à vista. Logo, é fundamental que você demonstre que, com essa alternativa de crédito, seu comércio solucionará de vez esse problema que ele possui.

Desenvolva ações de marketing para o cartão próprio da loja

Para que seus clientes saibam dos benefícios e facilidades que conseguirão ao fazer o cartão da sua loja, é preciso que você desenvolva ações de marketing certeiras que demonstrem esses pontos.

É importante frisar que abordagens desconexas e desesperadas de vendedores pode ser, muitas vezes, inútil para convencer o cliente a fazer o cartão próprio da loja. Aliás, dessa forma, ele só se sentirá encurralado e inseguro com o seu negócio.

Sendo assim, a estratégia de marketing é a melhor maneira para apresentar esse recurso ao seu público-alvo. Você pode, por exemplo, disponibilizar uma explicação atrativa no site da sua loja ou fazer uma postagem nas redes sociais, convidando o usuário para conhecer mais as vantagens do cartão.

Outra ideia, é utilizar marcadores nos produtos da loja, apontando preços diferenciados para os clientes que utilizam o cartão. Desse jeito, os vendedores não intimidarão o freguês e o cartão próprio da loja passa a ser desejado por oferecer preços reduzidos — entre outras vantagens.

Pratique condições mais atrativas de pagamento

Outra forma de convencer o consumidor a adquirir o cartão da sua marca é praticando juros menores do que os do mercado. Faça uma pesquisa para descobrir qual é o valor adotado pelas lojas concorrentes e tente ofertar algo ainda mais acessível.

A possibilidade de parcelar suas compras com taxas mais baixas, certamente, fará com que o cliente pense e considere o cartão próprio do seu comércio na hora de fazer uma aquisição.

Aliás, é conveniente que ele enxergue essa possibilidade como uma inovação nos meios de pagamento, como algo para facilitar seu poder de compra.

Estabeleça um programa de fidelidade

Caso você queira que o consumidor faça o cartão próprio da loja e, ainda, aumentar os ganhos do seu negócio, é imprescindível adotar um programa de fidelização.

Um programa de relacionamento bem estruturado faz com que o negócio fique mais próximo do cliente e tenha chances de analisar as suas necessidades e preferências.

Hoje, muitas empresas se questionam o porquê de seus consumidores não retornarem. A resposta para isso é fácil: eles estão comprando na concorrência. Afinal, nem sempre a qualidade do seu produto ou variedade da sua loja é argumento suficiente para fazê-los voltar.

Com um programa de fidelidade, sua empresa terá melhores condições para driblar essa situação, pois poderá oferecer prêmios e descontos pontuais para aqueles que compram sempre.

Ofereça resgates realmente atrativos para o consumidor

Apesar dos benefícios evidentes de um programa de fidelidade — tanto para o consumidor como para a empresa —, é importante ter cuidado, pois só o cliente é capaz de indicar o que é interessante ter como recompensa.

Portanto, a nossa sugestão é que você aplique uma pesquisa em seu público para identificar o que ele deseja receber. Por exemplo, é válido identificar se o que mais chama a atenção do seu cliente são as trocas por produtos da loja ou o desconto em compras oferece melhor resultado. Diante disso, invista na divulgação destes benefícios do programa de fidelidade.

Agora, você já sabe como convencer o consumidor a fazer o cartão próprio da loja e está preparado para fidelizá-lo! Dessa maneira, a sua empresa pode planejar de maneira mais segura a administração do private label e estar preparada para o aumento nas vendas.

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