COMO EVITAR A INADIMPLÊNCIA DOS CARTÕES DE CRÉDITO PRIVATE LABEL?

Processamento de Meios de Pagamentos


            COMO EVITAR A INADIMPLÊNCIA DOS CARTÕES DE CRÉDITO PRIVATE LABEL?

Os cartões de crédito private label são aqueles que carregam a marca de lojas. Além disso, geralmente, eles são aceitos somente no varejo que o emitiu. Trata-se de um meio de pagamento que vem sendo amplamente adotado por diversas empresas nos últimos anos, pois está diretamente relacionado à fidelização do consumidor e ao aumento da receita.

Essa modalidade é uma boa estratégia para lidar com a questão das restrições de crédito no mercado, pois dá a oportunidade de compra e de parcelamento para quem não consegue fazer isso com um cartão de crédito bancário. No entanto, como evitar a inadimplência no cartão próprio da loja? Confira algumas dicas neste artigo!

Conheça o passado financeiro dos clientes

É necessário fazer um processo seletivo antes de liberar o cartão de crédito private label, isto é, conhecer o comportamento e a capacidade de pagamento do consumidor. Sendo assim, você terá que pesquisar o passado financeiro de cada cliente para poupar seu negócio de uma futura inadimplência que poderá impactar o seu fluxo de caixa.

Para conceder crédito apenas a quem é bom pagador, é preciso investigar a existência de dívidas no nome do cliente e, também, compreender como e quando esses débitos foram quitados. Em outras palavras, uma análise de crédito deve ser feita para proteger sua empresa de grandes prejuízos.

Crie uma metodologia de cobrança

Imprevistos acontecem, certo? Caso a inadimplência ocorra, não espere muito tempo para reagir, mas tenha em mente que é preciso cuidado e bom senso nesse momento, afinal, cobrar alguém pode ser uma situação bastante embaraçosa para os dois lados.

Diante disso, fica evidente a importância de estabelecer uma metodologia de cobrança, isto é, de seguir um protocolo de procedimentos muito bem estruturados para lidar com um consumidor inadimplente.

É necessário contatar o devedor, manter um nível de conversa educado, entender as razões do atraso no pagamento e propor formas de negociação da dívida. Lembre-se de que é fundamental efetuar uma cobrança amigável, afinal, esse mesmo cliente poderá gerar receita para a sua loja novamente no futuro.

Seja cuidadoso ao oferecer facilidades de pagamento

Toda empresa deve estar comprometida com a satisfação dos seus consumidores. De outra forma, seria mais difícil fidelizar o cliente e garantir seu retorno, não é mesmo? Entretanto, é essencial prestar atenção em certos pontos antes de oferecer formas alternativas de pagamento.

Balancear o custo-benefício com a satisfação do consumidor é indispensável. Para não comprometer a rentabilidade do seu negócio, você deverá, por exemplo, estudar o número ideal de prestações e determinar valores para concessão do crédito.

Tenha cuidado com fraudes

A inadimplência também ocorre devido a outro problema: a fraude no cadastro do cliente. Para preservar sua loja desse transtorno, você precisará analisar cuidadosamente toda a documentação e, se possível, trabalhar com uma solução tecnológica antifraude, a fim de validar todos os dados fornecidos pelo consumidor, e consultar outras fontes de informação.

Atualmente, a INFOX conta com uma empresa parceira que utiliza Inteligência Artificial para análise de dados e renda presumida — solução perfeita para evitar a inadimplência nos cartões de crédito private label, pois, assim, é possível assegurar a minimização de fraudes e uma maior segurança ao lojista.

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Fonte:

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