A administração de uma empresa é tarefa que exige muito conhecimento e jogo de cintura de um empreendedor.

Fechar negócio com novos fornecedores, contratar colaboradores eficientes, controlar seu estoque e tomar decisões a partir das informações gerenciais da empresa são apenas algumas das funções do gestor de loja.

Em meio a esse cenário, o controle de inadimplência em lojas de material de construção torna-se um importante fator no desempenho e na obtenção de resultados positivos em uma gestão. Sem ela, você não consegue trazer equilíbrio para seu orçamento e seu plano de metas.

Por isso, no nosso artigo de hoje, mostramos algumas dicas para você fazer um controle de inadimplência adequado às suas necessidades e às exigências do mercado.

Continue sua leitura e aproveite!

Sempre faça vendas com notas fiscais

A nota fiscal é um importante documento na rotina de trabalho de um gestor. Com ela, a empresa respeita as leis que regulamentam as relações comerciais em nosso país e fica em dia com o pagamento de tributos.

Quando ela não é utilizada, você não tem amparo legal para cobrar clientes inadimplentes, além do risco fiscal e tributário.

Esses problemas trazem péssimas consequências para sua performance comercial, por isso, faça de tudo para evitá-las e só venda com nota fiscal.

Ofereça uma forma atrativa de pagamento

Cartão Próprio da Loja – Private Label

Muitos varejistas já oferecem crédito para seus clientes, e justamente por isso, o cartão próprio da loja – conhecido como private label – vem ganhando cada vez mais força entre os meios de pagamento.

Por ser uma opção segura e bastante prática para o consumidor, os lojistas estão em busca desta inovação, que nada mais é do que a inovação do crediário: a partir da definição do crédito a ser atribuído ao seu cliente, ele pode ser utilizado em sua loja como uma modalidade de pagamento, onde o lojista define os prazos, taxas e encargos do cartão.

Cartão pré e pós-pago

Você já pensou em ter um cartão próprio da loja onde seus clientes gerenciem as compras de suas obras?

Na modalidade pré ou pós pago, este tipo de meio de pagamento (clique aqui para saber mais sobre o Cartão Obra Fácil) pode ter uma solução atrativa e eficaz para seus clientes.

Outro benefício é que a base de dados é da loja, isto é, a administração da carteira, assim como a aprovação, estabelecimento do limite e a cobrança são administradas pela loja, além da grande vantagem do aumento de receita, por meio da rentabilidade dos juros e encargos atribuídos ao cartão.

Buscando novas formas de pagamento e o controle de inadimplência em lojas de construção, estes meios alternativos de pagamento podem trazer os seguintes benefícios para sua gestão:

Fidelização de clientes

Hoje em dia, o mercado busca novas tendências e facilidades. Quanto menos esforço for necessário para realizar uma atividade, mais bem-vista e famosa ela se torna.

Além disso, a atração e retenção de clientes é algo primordial no sucesso de uma empresa, não é mesmo?

Usando um cartão próprio, qualquer empreendimento fideliza clientes de uma maneira rápida e eficiente.

Valor agregado aos seus produtos

Apesar de o sistema bancário ter se expandido e ter alcançado grande parte da população, ainda existe uma parcela que não tem acesso a esse serviço.

Para atrair esse tipo de consumidor, o cartão próprio da loja é uma excelente alternativa, fazendo com que qualquer pessoa possa comprar seus produtos.

Lembre-se também que essa tecnologia conta com um sistema de consulta de saldos e créditos por meio de aplicativos de celular, facilitando a vida de lojistas e consumidores.

Aumento do tíquete médio

No segmento de material para construção, é comum a venda recorrente, principalmente para construtoras e profissionais do ramo civil. Neste sentido, o cartão próprio é um excelente aliado para impulsionar as vendas, uma vez que o cliente dará preferência à sua loja, pela oferta de um meio de pagamento mais atrativo.

Além disso, você pode promover campanhas de marketing que incentivem o uso do cartão, seja por descontos promocionais com o uso do cartão ou programas de fidelidade que podem converter os créditos pelo uso do cartão em produtos da loja ou até mesmo crédito para novas compras!

Análise de crédito consistente e segura

Para garantir a gestão do crédito, o lojista pode contar com a integração de motor de crédito, com o objetivo de assegurar a oferta financeira aos seus clientes e, assim, reduzir a inadimplência.

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Saiba realizar cobranças

Apesar de vivermos em um período de desafio econômico e comercial, a ética e o compromisso não podem faltar em seu dia a dia de trabalho. Na hora de realizar o controle de inadimplência, nunca se esqueça desses duas virtudes e veja os resultados surgirem naturalmente.

Toda dívida começa pequena e fácil de ser paga. Portanto, você deve fazer de tudo para resolver esse problema o quanto antes.

Na hora de abordar um cliente devedor, utilize uma linguagem adequada e mostre que você entende o momento de dificuldade existente. Entretanto, não deixe de ser firme e mostrar a importância do pagamento da quantia devida.

Em certas situações, tente renegociar ou dividir o pagamento em prestações. Como consequência disso, sua empresa não fica totalmente prejudicada e seu prejuízo não é tão elevado.

O controle de inadimplência é resultado de uma soma de fatores que devem ser praticados em sua loja de construção. Seguindo as nossas dicas do artigo de hoje, você está pronto para encontrar soluções assertivas e que favorecem o crescimento de sua empresa.

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