Gerar lucro e crescer é, sem dúvida, o objetivo de toda empresa. No entanto, por mais que se obtenha bons resultados em termos de vendas, algumas organizações acabam enfrentando desafios em relação às suas finanças. E foi pensando nisso que preparamos este artigo, para mostrar como otimizar o departamento financeiro. 

Independentemente da natureza do seu negócio, levá-lo ao verdadeiro sucesso só será possível com a boa gestão desse setor. Neste caso, o ponto a destacar é que estamos nos referindo a uma área cuja responsabilidade é aumentar o valor patrimonial da empresa por meio da redução de custos e da geração de lucros. 

Dito isso, vamos ao que interessa. A seguir, mostraremos como otimizar o departamento financeiro da sua loja. Acompanhe!

Faça um bom planejamento

Tudo deve começar com um bom planejamento, que deve contemplar:

  • os objetivos do negócio no curto, médio e longo prazo;
  • as estratégias que serão utilizadas;
  • as ações que vão ser tomadas para atingir os resultados. 

Para fazer um planejamento mais eficaz e abrangente, desenvolva-o de um modo que alcance todos os níveis do negócio: administrativo, tático, operacional e estratégico. O recomendado é dividi-lo em metas menores, desmembrando os objetivos gerais em pequenas partes. 

Cabe reforçar que esse planejamento deve ser revisado a cada três ou seis meses, pois é isso que permitirá otimizar o seu departamento financeiro de maneira contínua. 

Controle as entradas e saídas

Tão importante quanto fazer um bom planejamento, o controle de entradas e saídas precisa ser acompanhado de perto. Do contrário, dificilmente você saberá, com exatidão, quais foram as movimentações realizadas em um determinado período.

Entenda que é por meio de um registro diário que você conseguirá identificar as possíveis inconsistências. Lançamentos errados ou a falta de informações são alguns exemplos. 

Projete os resultados

Outra dica que pode ajudá-lo a otimizar o departamento financeiro da sua empresa é projetando os seus resultados. Nesse sentido, crie estimativas tendo como parâmetro as realidades do negócio e a situação atual de mercado. 

A questão a salientar, aqui, é que a qualidade dessa projeção está diretamente associada ao bom controle das suas entradas e saídas. Deve ser criada incluindo as despesas, os custos, as receitas e os investimentos. 

Utilize soluções adequadas 

Otimizar o departamento financeiros sem utilizar soluções adequadas será uma tarefa um tanto quanto árdua. Portanto, é necessário escolher as melhores. 

Uma opção é contar com soluções de gestão integrada, que abrangem todas as áreas do negócio e possibilitam uma gestão completa. O setor financeiro é um dos que mais tem a ganhar, pois será beneficiado com possibilidade de criar gráficos e relatórios acerca de todas as suas operações – o que trará um panorama geral da situação financeira da sua loja.

Para concluir, vale ressaltar que sob uma visão mais ampla, as soluções tecnológicas são as melhores alternativas para otimizar o departamento financeiro. Afinal, as tradicionais planilhas não conseguem mais atender a todas as demandas do setor. 

Gostou dessas dicas? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções. Estamos prontos para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas! 

Share: