Como afirma a velha máxima do mundo dos negócios: “tempo é dinheiro”. Acelerar os processos de gerenciamento de uma empresa e aumentar a produtividade é fundamental para qualquer negócio. Para se alcançar estas metas, é imprescindível que o empreendimento possua uma ferramenta que possibilite a coleta e análise de todos os dados de vendas, gestão de pessoas, estoque e financeiro. Para suprir estas necessidades, a implantação de uma solução de gestão integrada é essencial.

Essas soluções permitem muitos avanços na produtividade e eliminam uma grande parte da burocracia. E você, sabe quais as vantagens de adotar este tipo de solução? Confira neste artigo!

Controla pedidos

Por meio de uma solução de gestão integrada, o acompanhamento de seus pedidos fica mais preciso, pois esse tipo de ferramenta consegue passar um status em tempo real sobre o andamento das tarefas. Além disso, ela indica com exatidão as datas de finalização e entrega dos mesmos. 

Utilizando-se esses dados, também é possível montar um sistema de CRM com o objetivo de se aproximar do cliente e solicitar que ele avalie a empresa. Tudo isso para que continuem os processos de melhoria.

Monitora o estoque

Este é um ponto fundamental de atuação de uma solução de gestão integrada, pois, por meio dela, pode-se acompanhar os níveis do estoque e otimizar o gerenciamento de compra de materiais. Além do mais, saberá exatamente o quanto deverá ser investido, a fim de adquirir somente a quantia necessária, sem excessos.

Um estoque com sobra de materiais representa uma grande quantidade de dinheiro parado. Já em relação a um estoque vazio, pode representar demora na entrega de pedidos devido à falta de materiais. Até mesmo a perda de clientes pode acontecer por não conseguir atendê-los no prazo estipulado.

Elimina parte da burocracia

A burocracia existe por uma razão: normalmente, visa nivelar processos operacionais na empresa como um todo. Contudo, parte do trabalho como arquivar, preencher e ordenar planilhas, cálculos, pedidos, relatórios e acompanhamentos acabam por se tornar um grande problema — e também perda de tempo — para o seu negócio. Adotando uma solução de gestão organizada, promove eficiência no trabalho de sua equipe, descomplicando processos, além de otimizar o seu tempo.

Padroniza os processos da empresa

Cada funcionário precisa ter entendimento sobre seus processos. Atualizar o status de alguma atividade, processo ou projeto da empresa, realizar avaliações periódicas do setor, conduzir e estudar índices pertinentes ao trabalho: tudo isso faz com que os colaboradores acompanhem corretamente os protocolos e procedimentos padrões exigidos.

Isso se faz tanto pelas políticas do empreendimento quanto pelas necessidades do sistema de gestão integrado, expressando mais controle e produtividade do negócio.

Unifica os setores

Muitas vezes, as seções de uma empresa estão tão desagregadas entre si que desconhecem o que ocorre além de suas portas e a delegação de dados entre elas é bastante precária. Então, é preciso que o negócio seja unificado e que todas as esferas trabalhem de modo integrado, pois só assim será possível unir esforços para buscar o objetivo comum.

Faz o controle financeiro

Já vimos que uma solução de gestão integrada nos permite controlar os pedidos e o estoque de materiais. Mas você sabe como a gestão desses dois itens pode afetar a administração financeira?

A resposta é bem simples: se você possui a certeza de quando um produto será entregue, é possível programar suas contas. Para que seja possível otimizar os gastos e possuir os dados de quantias de seu estoque, é necessário que se faça uma projeção do quanto será investido na aquisição de materiais.

Além dessas questões, a adoção de uma solução de gestão integrada permite um controle de emissão de notas fiscais, cobranças, impostos e contas a pagar, oferecendo uma visão macro de sua empresa.

Diminui o tempo de espera do cliente

Com processos mais eficazes e controle integrado de todo o fluxo, você consegue atender ao seu cliente de modo mais veloz e efetivo. Isso simplifica, inclusive, o seu trabalho de pós-venda, visto que nenhum empreendimento sério sobrevive atualmente sem se preocupar com a fidelização de consumidores.

Ganha agilidade e produtividade

O que se ganha quando os procedimentos operacionais estão uniformizados e se elimina a burocracia das suas atividades? Agilidade e produtividade! A partir da desburocratização, os resultados tornam-se mais efetivos e o tempo com funções complicadas é reduzido.

Otimiza as tomadas de decisão

Com todas as áreas integradas, existem mais dados a serem avaliados. Assim, haverá um melhor processo na tomada de decisão dentro da empresa. As soluções de gestão possuem funções importantes como relatórios em que você visualizará o que pretende realizar, visto que é possível personalizar suas necessidades de acordo com cada função dentro do empreendimento. Desse modo, os processos se tornarão mais transparentes e assertivos.

Isto quer dizer que haverá um maior controle da qualidade do trabalho, mais tempo para os colaboradores desenvolverem outras tarefas e uma maior agilidade para que seu negócio possa crescer e se tornar forte em um mercado altamente competitivo.

Melhora a qualidade das informações na empresa

Caso todos os departamentos e áreas do seu negócio estejam inseridos e atualizados com informações sobre a rotina dentro de uma solução, consequentemente, qualquer pessoa autorizada terá um melhor conhecimento sobre o que é realizado internamente.

Logo, um funcionário que está presente na gestão de todos os setores poderá ter uma ideia mais clara sobre a situação do negócio. Com todos os dados necessários sobre o que ocorre dentro da empresa, as pessoas poderão trabalhar com mais segurança e alcançar metas de maneira mais simples.

Supervisiona as vendas

Essa solução de gestão integrada ainda permite que se tenha um controle geral da sua gestão de vendas, por meio de análises de indicadores fundamentais, como o volume de vendas e a emissão de relatórios segmentados por produto, clientes e/ou regiões. Ao coletar todos estes dados e analisá-los, pode-se perceber se é necessária a modificação ou melhoria de algum processo específico ou, até mesmo, uma reestruturação total dos processos da empresa. 

Além disso, essa ferramenta ainda pode fornecer informações valiosas para o planejamento das atividades da empresa para os próximos períodos.

E então, gostou do nosso artigo sobre como uma solução de gestão pode aumentar a produtividade de sua empresa? Estes foram apenas alguns dos benefícios que pode-se conseguir a partir dela. Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

 

Salvar

Salvar

Share: