Por mais que não esteja o tempo todo em evidência na mídia, a escassez de água no Brasil é um problema gravíssimo. No verão, há um aumento significativo no consumo entre a população e um síndico bem informado precisa saber como economizar água de forma inteligente.

Quando os administradores de um condomínio demonstram sustentabilidade por meio de suas ações, os moradores têm mais chances de se engajar e contribuir, de fato, para a melhoria nesse sentido.

Por isso, neste artigo, vamos citar algumas medidas mais eficazes para controlar o desperdício. Acompanhe e coloque as ideias em prática!

1. Conscientizar os moradores

A primeira ação a se tomar é fazer com que as pessoas que vivem no condomínio possam aderir à causa. Seja insistente e persuasivo, espalhando lembretes e cartazes pelas áreas comuns, criando uma campanha de conscientização.

Quanto mais moradores você conseguir atingir, mais o pensamento se espalhará pelo local. Foque sempre em dicas práticas e resultados de impacto para economizar água!

2. Procurar os vazamentos

Como já dizia o antigo ditado, quem procura, acha. Leve a programação de inspeções a sério, buscando detectar possíveis vazamentos. 

A fiscalização periódica deverá acompanhar todas as válvulas e torneiras do condomínio, de preferência, semestralmente. Caso você prefira que um zelador treinado realize essa vistoria, avise aos moradores com antecedência.

Não esqueça de providenciar o reparo pelo condomínio, em casos de vazamentos encontrados. Busque sempre obter a informação precisa sobre o desperdício de água.

3. Cobrir as piscinas

Você sabia que 90% da água de uma piscina é perdida ao mês pela evaporação? Pois é! Para combater esse problema, basta cobri-la com uma capa quando não estiver em uso.

Além disso, você evitará o acúmulo de sujeira, reduzindo a necessidade de limpeza e, consequentemente, descartando a troca de água. É também importante verificar se a bomba e o filtro estão em bom funcionamento.

4. Abandonar a mangueira

Todas as vezes que você rega as plantas com um regador, a evaporação é evitada. Pode parecer bobo, mas a economia chega a 96 litros. Portanto, considere deixar a mangueira de lado.

Na hora de varrer a calçada, usar a vassoura ao invés da mangueira pode gerar uma economia de 279 litros a cada 15 minutos.

5. Reaproveitar

Implementar uma estação de tratamento de água simplificada é uma excelente ação para o reaproveitamento, assim como acontece nas indústrias. Você pode procurar orçamentos com empresas especialistas nessas soluções.

A água da chuva é uma ótima opção para quem quer reaproveitar, pois ela pode ser usada na limpeza dos jardins e das áreas comuns!

6. Racionar a água das torneiras e chuveiros

Você sabia que existem instituições especializadas em redutores de vazão? Elas instalam redutores de diversos tipos em chuveiros e torneiras para garantir economia de água.

A implementação é prática e representa ganhos significativos. Os dispositivos vão desde válvulas redutoras de pressão até ferramentas mais modernas, como as torneiras automáticas.

E aí? Está pronto para espalhar para os moradores do condomínio quais são as maneiras mais inteligentes de economizar água? Então comece agora compartilhando este artigo em suas redes sociais!

Share: