Realizar uma boa gestão de compras é essencial para toda empresa. Por outro lado, também pode ser uma tarefa bastante desafiadora. Apesar do foco nas vendas, realizar compras para a própria instituição é primordial, uma vez que os produtos adquiridos com fornecedores são decisivos para que as vendas aconteçam. Da mesma forma, é interessante manter uma boa relação com os fornecedores.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é a gestão de compras, como funciona, qual a sua importância para empresas e suas principais vantagens. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Entenda como funciona uma gestão de compras

Gerir as compras e o estoque, como já citamos, pode ser desafiador. No entanto, é possível realizar esse processo de forma mais simples apenas com um pouco mais de atenção.

Compras e estoque são aspectos diferentes e independentes. Primeiramente, é necessário determinar o que é preciso adquirir. Para isso, recomenda-se estabelecer uma conexão entre os setores de compras, vendas e estoque.

Apesar do desafio de organizar compras e estoque, a gestão de compras representa uma solução, pois visa automatizar todo o processo de gestão com a ajuda da tecnologia.

Uma das funções do administrador de compras é garantir que a empresa obtenha uma boa relação custo-benefício, e que esse processo seja satisfatório para os negócios. Justamente por esses dois aspectos tão vitais que a gestão de compras e estoque se mostra tão necessária.

Gerir estoques com fluxos de caixa diferentes de maneira eficaz, principalmente para empresários com mais de um negócio, é complexo por causa da distância. Com a solução para gestão de compras, o empreendedor moderno consegue versatilidade para atuar e facilidade para medir os processos, além de melhorar a qualidade deles.

Conheça 4 das principais vantagens de uma solução em gestão de compras

Agora que já aprendeu como uma solução em gestão de compras funciona, já podemos falar de quais vantagens podem ser adquiridas pela empresa. Confira, a seguir, algumas das principais vantagens que separamos para você!

1. Controle de produtos, compras, estoque e vendas

Possibilidade de fazer um controle exclusivo de cada uma das empresas individualmente, assim como todos os seus produtos. Tal logística impacta diretamente nos resultados e lucratividade das ações em cada um dos pontos de venda e contas.

2. Controle do fluxo de caixa

É possível controlar o fluxo de caixa de cada um dos seus negócios a distância. Pode-se acompanhar com facilidade a entrada e saída de itens, fluxo monetário, contas a pagar, além dos valores de lucro e economia. O fluxo de caixa é um dos aspectos mais importantes de um negócio e requer constante avaliação, uma vez que ele guia a tomada de decisões estratégicas.

3. Acompanhamento fiscal

A gestão de compras e estoque é capaz de solucionar problemas de empresas diversas porque permite manter um acompanhamento fiscal. Por meio do funcionamento de acordo com legislações de estados e municípios diferentes, é possível evitar deslizes e prejuízos.

4. Simplicidade e praticidade

Além de todos os recursos que podem ser encontrados para lidar com a gestão de compras, na grande maioria dos casos, tecnologias de integração relacionadas são bastante simples e intuitivas de se usar, o que pode ser especialmente interessante para novos colaboradores!

Saiba como a INFOX pode ajudar

Agora que já conhece parâmetros bons para resolver seus problemas e melhorar os negócios, que tal conhecer a solução que a INFOX planejou para você?

A INFOX  trabalha com soluções para o varejo completamente customizadas. Nosso diferencial é justamente a assessoria de gestão que realizamos para cada empresa, um dos pontos fortes no mercado. Venha conhecer você também e resolva seus problemas com a gestão de compras!

E então, gostou do artigo? Se quiser saber mais, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Share: