Considerando a concorrência cada vez mais acirrada no mercado, de que forma seria possível destacar uma loja diante de tantos grandes e conceituados empreendimentos? A construção da reputação de marca é a resposta para essa pergunta.

Estamos inseridos em uma sociedade digital, na qual o consumidor tem acesso à informação de todo tipo — o que, muitas vezes, pode colocar em risco o nome de uma empresa e comprometer consideravelmente os seus ganhos.

Nesse contexto, a loja cuja marca possui boa reputação ganha relevância perante as concorrentes, consegue ser lembrada de maneira positiva pelo público, estabelece confiança, continua crescendo e obtém sucesso. Quer saber como fazer isso? Acompanhe as nossas dicas!

1. Ofereça conteúdo relevante

Para construir a reputação da sua marca, é necessário adquirir autoridade e credibilidade — e uma boa forma de conseguir isso na comunicação com o seu público, por exemplo, é entregando conteúdo que seja de fato relevante para a sua audiência.

Conteúdos originais e úteis devem ser oferecidos de maneira “não promocional”, isto é, sem o objetivo de um retorno financeiro. Essa estratégia não só aprimora a experiência do consumidor como também retém a atenção dele e demonstra que o seu negócio é referência no assunto ao ajudá-lo ou ensiná-lo sobre algo.

2. Faça boas parcerias

Muitas empresas têm a sua imagem afetada ao fazer negócios com marcas que representam conflito ético. Nesse sentido, é muito importante saber quem são os fornecedores intimamente, conhecer seus processos, princípios e valores, pois, uma vez relacionada com eles, é como se a sua loja partilhasse de seus posicionamentos e de suas ações.

Por isso, ao escolher seus parceiros comerciais, mantenha uma comunicação aberta e invista em monitoramento. Lembre-se que qualquer passo errado dado por essas empresas poderá afetar a reputação da sua marca diretamente.

3. Seja transparente

Uma reputação forte é o resultado da transparência nas ações de um negócio. Para tanto, uma sugestão é apostar na proximidade e no diálogo contínuo com os clientes. Tal medida é facilitada ainda mais pelo universo online, no qual empresas conseguem se comunicar de maneira eficiente com o público e esclarecer possíveis dúvidas, equívocos ou inverdades.

Sendo assim, não tenha medo de conversar com o seu consumidor e de aproximá-lo da realidade do seu negócio. Explique as opções de meios de pagamentos, as alterações na política de preços, as modificações nos processos ou as mudanças na composição de produtos quando ocorrerem, por exemplo.

4. Realize eventos e ações sociais

Assumir uma responsabilidade social é uma ótima forma de construir a reputação de marca. Assim, sua loja pode optar por dar o exemplo aos clientes ao combater problemas sociais e ambientais na sociedade.

Empenhe-se com uma causa, realize eventos e ações sociais para interagir com o público e mobilizá-lo. Dessa forma, não só colaborará para um mundo melhor como também aproximará ainda mais o consumidor do seu negócio.

5. Alinhe discurso e comportamento

É muito importante ter em mente que uma campanha de marketing perfeita não será suficiente para assegurar uma imagem positiva para sua empresa. Os consumidores são muito exigentes e, ao perceberem o menor sinal de discrepância entre o que a sua marca prega e o modo como ela se comporta, a sua reputação estará gravemente comprometida.

Como é possível notar, a reputação de marca é resultado de atividades e ações diárias de uma empresa, isto é, não pode ser construída de uma hora para outra. É necessário, ainda, preparar os colaboradores para que todos estejam alinhados com as propostas, princípios e valores da sua loja — afinal, eles também são capazes de fortalecer ou arruinar a imagem do seu negócio.

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