Quando uma pessoa passa a ser síndica e fica de frente com as responsabilidades do cargo, percebe que a comunicação no condomínio é um fator de extrema relevância. Ao manter contato com os moradores e funcionários, é possível reunir informações relevantes para a tomada de decisão, eliminando ruídos e má interpretação dos fatos.

Esse assunto precisa ser priorizado por qualquer síndico, independentemente do tamanho do condomínio administrado. Por isso, neste artigo, daremos 5 dicas de como obter sucesso em tal empreitada. Continue lendo.

1. Crie reuniões efetivas

Nada melhor do que reunir os moradores e conversar, não é mesmo? Ao agendar encontros presenciais, o síndico terá maiores chances de se comunicar com os moradores de maneira facilitada.

Uma boa dica é se esforçar para que as reuniões não sejam muito prolongadas. Busque criar expectativa para o próximo encontro. Seja sempre pontual, estimule a participação dos envolvidos e saiba administrar o tempo.

A regularidade das assembleias trará discussões atualizadas para a mesa, assim como discutirá soluções mais eficientes e até mesmo preventivas.

2. Invista na comunicação visual

A comunicação visual é um grande aliado para quem quer ser visto e ouvido. Sendo assim, utilize elementos visuais que podem potencializar a interação.

Em lugares mais movimentados, você pode apostar em quadros de aviso. Só não vale deixar no mural os mesmos avisos de sempre. Caso contrário, as pessoas perderão o interesse.

Além das garagens e áreas de lazer, os elevadores (quando houver) também são um ótimo espaço para a transmissão de informação importante. Apenas tenha o cuidado de utilizar uma caixa de acrílico para que as mensagens não sejam danificadas.

3. Deixe um livro de registro na portaria

Sim! Todo condomínio precisa manter um livro de reclamações localizado na portaria. Essa prática serve para que os moradores sugiram mudanças e compartilhem suas reclamações e opiniões.

Lembre-se de comunicar a todos quanto à existência do livro. Além disso, faça uma leitura frequente na intenção de não deixar as reclamações passarem.

É importante responder a todos os moradores que deixarem um registro, nem que seja para dar alguma satisfação ao condômino.

4. Use a tecnologia a favor da comunicação no condomínio

Uma ótima forma de organizar as informações locais e fazê-las circularem entre as pessoas do condomínio de maneira funcional é apostando em tecnologia para o controle de acesso. Dependendo da solução contratada, seu trabalho como síndico poderá se tornar muito mais produtivo, não só na comunicação, mas principalmente no fator segurança.

As soluções específicas da área são desenhadas para atuar em funcionalidades da profissão, entendendo o contexto condominial. Portanto, você conseguirá garantir maior efetividade no controle de acesso de pessoas e veículos que entram e saem do condomínio, minimizando possíveis problemas e falhas.

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5. Confie na abordagem pessoal

Avisos em murais e métodos informatizados são importantes e estratégicos, porém, não despreze a abordagem pessoal. Um bom síndico é aquele que preza pelo relacionamento excelente com todos os condôminos.

Cumprimente as pessoas e faça questão de trocar informações, buscando sempre fazer comentários relevantes. Quanto mais você puder estreitar os laços, melhores serão as suas conexões.

Se você puder investir nessas dicas apresentadas, com certeza perceberá uma mudança incrível na comunicação no condomínio. O resultado será repleto de ações melhores, economias e um bom ambiente para se morar e trabalhar.

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