Quem acabou de ser encarregado com as tarefas de um síndico precisa estar 100% consciente quanto às novas atribuições. A quantidade de responsabilidades que envolvem o quadro precisa ser conhecida e organizada, em especial, para aqueles que embarcam em uma primeira viagem nessa função.

Para ajudar nisso, neste artigo, reunimos cinco dicas para síndico iniciante. Se você tem dúvidas sobre como administrar o seu condomínio da melhor forma, chegou a hora anotar bons conselhos e colocá-los em prática. Vamos começar?

1. Fique inteirado quanto à situação geral do condomínio

Muito mais do que os moradores, o síndico precisa estar totalmente a par da situação geral do condomínio, detendo todas as informações importantes para a tomada de decisões.

Caso não esteja inteirado quando ao histórico do local, moradores e administração, além da situação financeira, incluindo o fundo de reserva, o novo síndico dificilmente saberá o que deve ser feito, corrigido ou continuado.

2. Conheça a legislação

Estar atento às leis que regem a administração condominial é de extrema importância para o profissional que está à frente do condomínio. Afinal, as responsabilidades do cargo estão pautadas em legislações, assim como os direitos e deveres dos moradores.

Procure conhecer as leis federais, estaduais e municipais, assim como o regimento interno do condomínio onde, agora, você está exercendo esta atividade.

Além disso, saiba qual é a sua responsabilidade civil e criminal como síndico, tendo certeza de até onde você pode chegar na hora de fazer escolhas.

3. Conheça os documentos do condomínio

Como citamos no tópico anterior, conhecer os documentos é fundamental. Na verdade, essa é uma das mais importantes dicas para síndico. Isso porque ninguém deve ser melhor do que ele para conhecer a vida administrativa e financeira do condomínio.

Por isso, aí vai uma lista com os registros mais importantes que precisam ser lidos:

  • certidões negativas de débito (INSS, FGTS e tributos);
  • auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros;
  • contratos de prestação de serviços e sua regularidade com os empregados;
  • seguros do condomínio (em dia);
  • atas de assembleias realizadas;
  • contratos de manutenção e orçamentos;
  • ações judiciais em curso (inclusive trabalhistas);
  • documentos e relatórios financeiros em geral.

4. Converse com os funcionários

O bom relacionamento com os outros funcionários do condomínio também é essencial para uma gestão satisfatória. Portanto, se você quer esse seu momento seja lembrado como uma administração eficiente, abra um canal de comunicação com eles.

Ninguém melhor para conhecer sobre o cotidiano do local do que os profissionais que nele trabalham. O modo mais fácil de conquistar a confiança desse público é sendo transparente e interessado.

5. Saber ouvir as partes

Um síndico precisa estar ciente de que vão existir problemas no condomínio. Para isso, é preciso saber ouvir todos os lados, colhendo diferentes versões dos fatos e examinando o problema da melhor maneira possível.

Não aplique advertências antes de investigar o que as pessoas têm a dizer. Seja sensível e observador, respeitando o momento das pessoas e agindo sempre de acordo com a metodologia administrativa prevista no regulamento interno.

Por fim, esperamos que você tenha notado que é preciso esforço para manter uma boa gestão. Você deve, inclusive, estar sempre aberto às novidades desse mercado específico. Afinal, o avanço tecnológico tem proporcionado oportunidades incríveis para síndicos que desejam se destacar em sua administração.

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