A tecnologia atual — em especial a Inteligência Artificial (IA) — já permite a aplicação de métodos mais aprimorados, eficazes e assertivos para melhorar a experiência de compra e vendas no varejo, que nunca mais será o mesmo.

Um exemplo é a possibilidade dessa inovação reajustar os preços de acordo com o movimento da loja e a demanda de oferta. Dessa forma, muitas facilidades passam a existir para simplificar tanto a vida do varejista como a do comprador.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender como essa tecnologia impacta o varejo e os negócios. Boa leitura!

Detecção de padrões de consumo

A Inteligência Artificial trabalha com padrões e premissas para entender uma situação e propor soluções lógicas e complexas. Ou seja, para uma série de acontecimentos X, a máquina é capaz de executar as tarefas Y.

Em geral, essa tecnologia é muito usada para a análise de gráficos e estatísticas, pois existem neles diversos padrões que podem ser reconhecidos por meio de modelos matemáticos complexos. Além disso, tudo é feito em muito menos tempo do que uma pessoa seria capaz.

Dessa forma, é possível aplicar essa capacidade ao seu negócio, de forma a otimizar processos e obter vantagens sobre a concorrência.

Integração dos meios de compra

Integrar compras por e-commerce, pelo telefone e presenciais é uma mudança que a Inteligência Artificial é capaz de promover como um facilitador do processo de vendas para o varejo.

Sendo assim, uma solução inteligente consegue identificar correlações entre os canais de venda e oferecer um maior controle para o varejista sobre suas vendas. Assim, também é possível coletar informações para obter melhorias.

Marketing mais eficiente

A Inteligência Artificial contribui com o marketing digital coletando informações valiosas para entender de onde vem cada cliente, em que estágio do processo de decisão de compras está e o que mais o atrai. Por meio desses dados, a máquina é capaz de prever cenários e destacar em quais tipos de materiais devemos investir para um marketing mais eficiente e rentável.

Otimização da experiência do cliente

Você já percebeu que as redes sociais e algumas outras páginas oferecem para você, prioritariamente, aquele conteúdo mais relevante? Já reparou que após pesquisar por um modelo específico de celular, por exemplo, as páginas passam a exibir várias sugestões de sites de compras para o aparelho?

Tudo isso acontece graças à Inteligência Artificial, que é capaz de decidir, com base em algoritmos e nas suas atividades diárias, o que deve ser exibido para você.

Novamente, a tecnologia pode de ser utilizada para os negócios. Ela consegue oferecer melhores anúncios e selecionar quais conteúdos devem ser visto primeiro nas buscas para melhorar a experiência de compra do consumidor.

Melhoria nos resultados

Associando todos os itens é possível perceber que a Inteligência Artificial chega com a possibilidade de traçar um perfil do consumidor e oferecer produtos e descontos exclusivos, aumentando as chances de concretizar as vendas.

As ofertas direcionadas também são capazes de atrair os clientes para os pontos de vendas para que sejam oferecidos, também, produtos relacionados. Tudo é pensado para aumentar as vendas e, consequentemente, melhorar o lucro do varejista.

Para melhorar o capital de giro é possível, também, usar a tecnologia a favor da gestão do estoque, evitando que os produtos fiquem parados por muito tempo, além da possibilidade de obter relatórios periódicos das vendas.

Por tudo isso, a importância da tecnologia para a sociedade atual não pode ser descartada. A Inteligência Artificial é uma forte aliada para impulsionar o mercado de vendas e melhorar o relacionamento com os clientes, os preços e a logística operacional.

Se você gostou do nosso artigo, não deixe de assinar nossa newsletter! Assim, você receberá outras informações exclusivas diretamente no seu e-mail.

Share: