Ter uma carteira de clientes bem estruturada é fundamental para a manutenção do relacionamento comercial com os consumidores no varejo. Esse recurso é uma representação de todas as pessoas que já compraram ou compram com frequência os seus produtos ou serviços, sendo, portanto, um foco importante para as estratégias de prospecção, marketing e relacionamento da empresa.

Agora que você já sabe o que é uma carteira de clientes, vamos mostrar por que é tão importante mantê-la sob controle. A seguir, confira os principais motivos para investir nesse recurso!

Direcionamento de produtos para o público-alvo

Uma das principais vantagens de investir em uma carteira bem controlada é a possibilidade de desenvolver produtos de acordo com a demanda dos clientes que sempre compram da sua marca. Afinal, não há como negar que é muito mais fácil conhecer os desejos de clientes que já têm um relacionamento comercial com a empresa do que os de consumidores que ainda não começaram a jornada de compra.

Porém, embora conhecer o perfil dos seus clientes e o setor em que atua seja uma ótima maneira de fechar bons negócios e crescer no mercado, sempre é preciso se manter atento a possíveis oscilações relacionadas ao modo de compra, inconsistências nos pagamentos, já que isso pode representar um risco à sua carteira de clientes.

Tomada de decisões estratégicas

Manter a carteira de clientes controlada também é essencial na hora da tomada de decisões estratégicas. Se vários clientes da sua carteira não compram há um longo tempo, a ponto de serem considerados inativos, por exemplo, talvez seja o momento de elaborar novas estratégias para conquistá-los novamente. Afinal, atrair novos consumidores e fidelizá-los é muito mais trabalhoso e caro do que reconquistar antigos clientes que já estão acostumados com os seus produtos.

Além disso, a partir da análise da carteira, é possível identificar clientes que estão a caminho da inativação — ou seja, que estão prestes a parar de comprar com você. Basta ficar atento à frequência das compras e interação do consumidor com a empresa.

Caso esta frequência esteja diminuindo, invista em estratégias que melhorem o relacionamento comercial, como: entrar em contato em datas comemorativas, oferecer descontos em produtos que costumava comprar, enviar brindes relacionados com o seu perfil, ofereça alternativas mais vantajosas de pagamentos, entre outros.

Prospecção de novos clientes

Apesar de a carteira de clientes focar nas pessoas que já têm o hábito de consumir os produtos da empresa, quando feita de uma forma bem estruturada, ela também pode prospectar novos clientes com perfil semelhante ao do público-alvo.

Ou seja, ao direcionar os seus produtos para o público que já compra na sua empresa, indiretamente, você tem a chance de atrair outros clientes com os mesmos interesses.

Visto que manter uma carteira de clientes bem controlada pode trazer diversas vantagens para o crescimento da empresa, o gestor deve analisá-la constantemente a fim de evitar possíveis inativações de clientes.

Para facilitar essa tarefa, é extremamente recomendável que o profissional utilize alternativas que tornem a gestão da carteira de clientes mais eficiente, principalmente quando a empresa tem como princípio a oferta de crédito.

Desta forma, sua empresa garante o relacionamento estreito com os clientes, sem intermediários, e pode oferecer alternativas mais justas e eficientes para promover seus produtos e serviços!

Gostou de conhecer a importância de estruturar uma boa carteira de clientes e quer conhecer a nossa solução para facilitar o processo de gestão do crédito? Entre em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas!

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