Em qualquer ramo empresarial, uma boa gestão de estoques sempre traz consequências positivas. No varejo, onde o objetivo é atender o cliente de maneira rápida e eficaz, a situação não é diferente! O controle de estoque evita as faltas e os excessos, reduzindo os gastos e melhorando a imagem da empresa diante de sua clientela.

Quer entender mais sobre como a gestão de estoques pode impulsionar seu negócio? Então continue a leitura!

O controle de estoque evita desperdícios

O excesso de produtos estocados gera perdas, tanto de recursos quanto de dinheiro. Manter um estoque cheio de mercadorias sem giro, acarreta em altos gastos. Um exemplo seria o vencimento do prazo de validade, que torna o produto invendável e gera prejuízo financeiro. Então, com uma gestão eficiente, não são realizadas compras desnecessárias.

Agrada os clientes

Quando um cliente não encontra o produto desejado, não se perde apenas aquela venda, mas também vendas futuras. Com a imagem de que faltam itens naquele varejo, o cliente pode buscar outros concorrentes, dando-os força. Já um estoque bem controlado possui todos os produtos necessários, o que mantém a credibilidade da empresa perante o cliente.

Redução de atrasos em entregas

Caso a empresa trabalhe com entregas, a gestão de estoques permite que se saiba quais os prazos a serem dados ao cliente, o que também gera um salto competitivo. Afinal, o cliente ficaria insatisfeito ao ter sua entrega realizada dias após o combinado devido à falta de mercadoria.

Proporciona organização

Com um estoque bem controlado, os itens ficam bem distribuídos e organizados. Por exemplo: quando o cliente solicita um determinado produto, graças ao controle de estoque, se torna muito mais fácil e rápido localizá-lo, o que gera a satisfação do cliente.

Portanto, a organização traz economia de tempo. E economia de tempo é economia de dinheiro!

Informa a hora certa de promoções

As promoções de vendas agradam consumidores antigos e atraem consumidores novos (que podem se fidelizar, caso haja satisfação). O controle de estoque pode orientar o gestor do varejo quanto ao melhor período de lançamento de tais promoções, como quando a quantidade de determinado item é excedida.

Diminui a ocorrência de erros

A utilização de maneiras primárias de controlar o estoque é mais suscetível a erros. Aliando o controle de estoque à tecnologia, se obtém uma comunicação mais uniforme e eficaz nos processos internos da empresa, visto que gera um melhor gerenciamento das informações.

Adequação às novas tendências de mercado

Se adequar às tendências é muito importante para que a empresa sempre se mantenha no mercado competitivo e não se torne antiquada na visão dos clientes.

Em relação ao controle de estoque, as soluções integradas, grandes tendências atuais, proporcionam maior precisão, uniformidade na comunicação, redução de custos, melhorias nos processos, diminuição de erros e facilidades na gestão do varejo.

A gestão de estoques tem como objetivo buscar equilíbrio entre estoque e consumo, e o varejo possui diversas variáveis a serem gerenciadas. Uma solução tecnológica integrada que contemple o controle de estoque pode proporcionar ao varejo um aumento da competitividade e um salto na qualidade da gestão do negócio. Pensando nisso, a INFOX criou oferece, a partir de uma metodologia exclusiva, a solução “Varejo Avançado”, que contempla desde o diagnóstico da operação do cliente até a implantação dos melhores processos de gestão, visando redução de custos, aumento de receitas e lucratividade.

Agora que você entende a importância do controle de estoque para a gestão do varejo, que tal conheçer 4 dicas para reduzir seus custos?

Quer saber mais sobre o assunto? Então baixe nosso e-book gratuito: O Guia Essencial de Gestão de Estoque!

 

Share: