Cada vez mais, os varejistas começam a entender que a adoção das melhores práticas na gestão de estoques é imprescindível para alavancar seu negócio. Um empresário que encontra diante da sua realidade questões como pedidos de clientes em atraso, inventários inexatos e altos custos de processamento deve se atentar e olhar para o que tem acontecido no seu controle de estoque.

Que tal fazer um inventário do que se tem na sua empresa? Leia o nosso artigo e desenvolva estratégias a fim de garantir as melhores práticas de gerenciamento dos produtos!

A sua realidade

Antes de desenvolver qualquer estratégia faça uma contagem minuciosa de todos os itens existentes no estoque. O inventário é exatamente essa classificação, contagem e identificação de tudo que existe no seu estoque.

Monte, também, um relatório contendo a média de venda de cada item do seu negócio. Para que esta atividade seja feita de forma mais eficiente, você pode utilizar uma solução tecnológica que auxilie a gestão. De posse do inventário e do levantamento de média de venda, você poderá tomar decisões estratégicas e fundamentais para sua reposição de estoque.

Controle de estoque

A manutenção de estoques deve ser mantida tão baixa quanto possível. Isso pode ajudar na redução de custos supérfluos associados à detenção de altos níveis de estoque. Isso leva ao aumento do fluxo de caixa, que é muito importante para o funcionamento geral do negócio.

No entanto, a quantidade de ações de uma empresa deve manter depende de seu tamanho e da sua natureza.

Enquanto as melhores práticas relacionadas à gestão do inventário aconselham que os empresários a analisem a cadeia de compra e estoque com base em critérios específicos, tais como a sazonalidade, padrões de vendas e volume de negócios passado, outros se concentram em soluções abrangentes de gestão de negócios, tais como um sistema ERP (que ainda pode auxiliar no controle das outras áreas abrangidas pelo negócio, como Compras, Expedição, Financeiro, Fiscal, Recebimento, entre outros).

Qualidade

Quando tratamos da importância do inventário no controle de estoque, estamos falando também de uma melhoria no controle de qualidade do negócio como um todo. Para isso, os colaboradores devem ter acesso a listas de verificação e/ou ferramentas tecnológicas que podem ajudá-los a seguir os procedimentos adequados para o controle dos produtos que recebem.

Todos os produtos devem ser examinados para detectar sinais de danos e discrepâncias nas descrições. Esta medida não só evita aumento desnecessário dos níveis de estoque, mas também impede que os funcionários ofereçam aos clientes mercadoria inadequada. Se os produtos cumprem as normas de qualidade exigidas, os funcionários devem considerar fatores específicos, tais como luz, umidade e temperatura, a fim de evitar danos à mercadoria armazenada.

Ciclo de contagem

Para garantir um inventário bem próximo à realidade, é preciso implementar um programa de contagem cíclica, ou seja, que ela ocorra periodicamente. Antes de colocar este programa em prática, é ideal que um gestor considere vários aspectos, tais como a frequência, estratégia de contagem e pessoas responsáveis.

Para tomar a decisão certa sobre a frequência de contagem, é importante calcular qual a capacidade operacional nesta função. A fim de tirar o melhor proveito da implementação de um programa desse tipo em uma organização, é importante passar às pessoas envolvidas no processo a importância dessa responsabilidade.

Assim você garante que o sistema cíclico de contagem funcione conforme planejado. O primordial, ao mantermos um inventário controlado dentro das melhores práticas de gestão e controle de estoque, é proporcionar soluções mais eficazes aos gestores da organização. Isso para estabelecer práticas de gestão de inventário, ajudando as empresas a otimizarem seus níveis de estoque – um aspecto crítico para qualquer organização que tenta se adaptar às exigências em constante mudança dos consumidores.

Como é feito o inventário na sua organização? Compartilhe suas experiências pelos comentários e conte com nossos consultores especializados para auxiliá-lo em seus processos organizacionais. Fale com a INFOX!

[contact-form-7 404 "Not Found"]
Share: