Você sabia que a descrição de produto faz parte do fechamento da venda em uma loja virtual? E isso não está relacionado somente ao consumidor, mas também ao algoritmo das ferramentas de busca, como o Google.

Uma boa descrição é capaz de otimizar a experiência do usuário, diminuir o número de devoluções da mercadoria e aumentar o alcance da mercadoria na internet. Temos que admitir que essas são ótimas vantagens para quem está querendo aumentar o faturamento do e-commerce, não é mesmo? No entanto, a dúvida que fica é: como descrever um produto de forma bem-sucedida?

Pensando em responder essa pergunta, separamos 4 das melhores dicas de como escrever as informações de um produto na internet. Vamos conferir?

Tenha uma persona bem definida

A persona é a representação do público-alvo, porém, de forma mais aprofundada. A partir dela, é possível criar um conteúdo direcionado a um perfil específico, utilizando a abordagem mais adequada para conquistar o seu consumidor ideal.

Ao ter uma persona bem definida, você vai ter a chance de escrever a descrição do produto de acordo com seus gostos e necessidades, aumentando, assim, a chance de venda.

Pesquise palavras-chave

Para uma estratégia digital eficiente, você deve saber que é muito importante utilizar palavras-chave ranqueáveis (isto é, focar as possíveis palavras que seriam mais procuradas na ferramenta de busca) para deixar o seu texto em uma posição favorável no Google.

É por isso que, antes de elaborar a descrição do produto, é preciso fazer uma breve pesquisa em busca das melhores palavras-chave relacionadas ao produto que deseja vender.

Nesse momento, uma boa dica é utilizar o Google Keyword Planner, que determina as consultas mais populares. O Google Search Console também é uma excelente opção para descobrir palavras que aumentam o tráfego do seu e-commerce e não requer muita habilidade para utilizar a ferramenta.

Adote o tom de voz da sua marca

Depois de pesquisar as melhores palavras-chave, você pode utilizar termos e sinônimos relacionados no tom de voz da sua marca, isto é, o tipo da linguagem adotada nos meios digitais. Isso porque, além de pensar no ranqueamento, também é importante ter em mente a linguagem mais apropriada da própria identidade da empresa.

O tom de voz da marca é capaz de aumentar o engajamento dos consumidores, por humanizar a comunicação durante a compra. Portanto, na hora de escrever a descrição dos seus produtos, sempre tenha em mente o que a sua empresa deseja transmitir para os clientes.

Invista em gatilhos mentais

Por fim, o uso de gatilhos mentais — ou seja, palavras que conseguem projetar a imagem do produto já sendo utilizado pelo consumidor — também é uma ótima aposta para a descrição.

Por exemplo, caso você esteja tentando vender calçados no seu e-commerce, é possível investir em termos que transmitem a ideia de estampa, textura, benefícios funcionais, etc., a fim de aumentar o desejo da compra.

Como vimos, há diversas estratégias para deixar a descrição de produto mais acessível e atrativa para o público. Basta apostar nessas dicas para obter as vantagens de ter uma loja virtual com textos descritivos para o usuário!

Além de uma boa descrição de produto, por meio de todas estas dicas, quando falamos de e-commerce, também é fundamental investir em cartões private label — cartões próprios da loja. Eles não apenas agilizam e facilitam o pagamento, graças à sua integração com a plataforma de comércio eletrônica — realizado pela solução de processamento da INFOX —, como aumentam o número de vendas da loja.

Continue aprofundando seus conhecimentos! Conheça 5 benefícios de fazer compras online com private label!

Share: