Sempre quando surge um cenário econômico desafiador, como o de 2015, as empresas mais fortes e inovadoras se sobressaem, enquanto as mais frágeis acabam perdendo competitividade e ficando para trás. Para evitar que isso ocorra com o seu negócio, o papel do gestor pode fazer toda a diferença para o desenvolvimento da empresa, seja ela virtual ou física.

Qual é o papel do gestor no crescimento do varejo? Confira o nosso post de hoje e aprenda mais sobre o assunto!

O papel do gestor

Muitos evitam ir direto ao ponto, mas isso é necessário para se encontrar soluções e fazer as coisas do jeito certo: planejar, fazer uma boa gestão, focar em eficácia e eficiência. Se o gestor não consegue alinhar todas essas coisas, o sucesso do seu negócio pode estar seriamente comprometido.

Não é preciso esperar ao longo dos meses para mudar. A mudança deve iniciar agora, no início do ano, para que as empresas fortaleçam o setor varejista e aumentem a geração de empregos neste setor para conseguir se reequilibrar e aumentar os seus lucros.

Dinamismo

O setor do varejo é dinâmico por si só. Por isso, é preciso que o gestor fique de olho nos indicadores econômicos, além de fazer projeções e expectativas a médio e a longo prazo.

Melhoria nos processos

As coisas eram sempre feitas de uma maneira, com a retração de mercado, o setor precisa se levantar em 2016. O papel do gestor aqui é modificar os métodos de trabalho e adotar novas soluções. Dessa forma, é possível maximizar as atividades do comércio (seja ele físico ou virtual) de forma crescente e contínua.

Gestão de pessoas

É preciso valorizar os profissionais da área do comércio. Para isso, é necessário que o gestor invista no treinamento de pessoas, no seu desenvolvimento e na sua capacitação.

O comércio precisa deixar de ser o ponto de partida para quem quer começar a trabalhar, para se tornar uma opção de carreira e atrair mais profissionais. Ao contrário do que muita gente pensa, o comércio não é composto apenas pelos vendedores, mas também por supervisores, pessoas que trabalham com a logística e marketing para que o comércio alcance os resultados necessários.

Ao motivar essas pessoas, o gestor eleva o valor da marca e os resultados do seu negócio.

Soluções para o varejo

Operações, controles, envio de produtos, reposição de estoques, segurança de dados, entre muitos outros processos envolvidos, precisam ter o máximo de eficiência para contribuir para o crescimento do varejo no próximo ano. Para isso, é necessário que haja um bom gestor para conseguir entender e aplicar todas as inovações necessárias para manter a empresa ativa e em crescimento em 2016.

Estudar as necessidades do cliente

Mesmo nos momentos de instabilidade econômica, as pessoas consomem. Mas descobrir qual é o padrão do seu cliente é essencial para que ele volte a comprar na sua loja sempre que quiser. Por isso, é importante conhecer o cliente e investir mais no marketing, para atrair novos clientes e em um atendimento mais personalizado, para fidelizar quem já comprou na sua loja.

Fluxo de caixa

Essa é uma das principais preocupações dos gestores no varejo. É importante cuidar do fluxo de caixa e manter um valor seguro para algum momento, no qual as vendas caiam muito.

Quanto mais saudável o seu caixa for, maiores as chances do seu negócio crescer em 2016. Apesar do cenário do último ano ter sido preocupante para o varejista, as coisas podem melhorar bastante se o papel do gestor for bem executado em cada empresa.

São nos momentos mais desafiadores que as empresas inovam e se tornam melhores do que eram antes. Pense nisso.

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