A estratégia omnichannel, uma das tendências mais promissoras do varejo, tem possibilitado um impulsionamento real nas vendas de empresas de todos os portes.

É possível que você já tenha ouvido falar nesse método de nome complicado. Mas, caso queira saber mais sobre como essa operação dominante no universo das compras pode beneficiar sua empresa, continue lendo este artigo!

O que é a estratégia omnichannel?

Para entender essa tendência, podemos começar analisando a formação do termo. A palavra “omni” vem do latim “tudo”, já “channel” quer dizer “canal” em inglês. Sendo assim, a junção de ambas faz referência à presença em todos os canais.

Ao optar por uma estratégia omnichannel, você se dispõe a entregar para o cliente uma experiência de compra mais completa. Quanto menos barreiras existirem entre o online e o offline, mais conversões em vendas sua empresa fará!

É interessante notar que trata-se de ter todos os canais interligados, sem concorrência interna. Seguindo o conceito, um canal deverá dar suporte ao outro, definindo uma jornada de compras totalizada e satisfatória para o consumidor.

Como usar a estratégia omnichannel nas vendas?

O uso dessa onipresença com foco voltado para atendimento e vendas pode garantir ganhos incríveis! A seguir, citaremos as principais formas de incorporar essa técnica nas vendas em busca de conversões:

Conhecer o público-alvo para vender experiência de compra

Se a meta é aumentar a satisfação dos clientes, o passo principal é conhecer, de fato, o perfil do seu público.

A ideia do omnichannel contribui muito para esta etapa, visto que ela se baseia na fidelização não apenas pela qualidade do produto e do preço, mas pela experiência diferenciada que o consumidor teve ao comprar somente com você.

Para obter esse ganho, é necessário conhecer os hábitos de compra do público-alvo para oferecer algo valioso e adequado.

Rastrear a jornada de compras do público

Identificar em qual momento do processo de tomada de decisão de compra seu possível cliente está é fundamental para oferecer seu produto ou serviço no momento certo, de forma natural e irresistível.

A estratégia omnichannel trabalha com esse conceito ao tentar determinar os fatores que fariam o consumidor comprar, voltar a comprar ou deixar de comprar.

Quando uma loja consegue rastrear a caminhada do cliente, sabendo quais são suas preferências, fica mais fácil oferecer o que ele precisa, desde a primeira pesquisa por preços até o pós-venda.

Integrar os canais para intensificar o relacionamento

Não se pode esquecer de que essa metodologia tem tudo a ver com os canais, portanto, é importante defini-los e personalizá-los conforme os dados obtidos sobre o público.

Com essa integração, você deverá alinhar o meio online com o offline. O usuário nunca poderá perceber lacunas entre eles, o que fará com que os departamentos da sua empresa também dediquem-se à integração.

Investir em dispositivos móveis para aprimorar a relevância

Uma verdadeira experiência omnichannel depende da integração com dispositivos móveis, afinal atualmente passamos mais tempo em frente ao smartphone do que à TV.

A revolução digital trazida pelo avanço dos celulares deve ser acompanhada de perto e, por incrível que pareça, essa condição ainda é difícil para as empresas.

A cada dia, a jornada de compra migra do modo tradicional para um modelo mais moderno, em que o consumidor pesquisa por preços mais baratos dentro da própria loja física. Portanto, é necessário usar a tecnologia como algo a favor!

Um bom exemplo disso, é disponibilizar para seu time de vendas dispositivos móveis (como o tablet) para fazer consultas pela loja, por exemplo: buscar informações sobre determinado produto em seu estoque, consultar preços, fazer um orçamento ou, até mesmo, verificar o status de uma entrega.

Esta medida relativamente simples beneficia não somente a dinâmica da sua equipe, promovendo mais agilidade e autonomia nas vendas, como mais comodidade ao seu cliente, que dispõe de pouco tempo e precisa ser bastante objetivo no momento da compra.

Não há dúvidas de que uma estratégia omnichannel bem implementada poderá trazer mudanças positivas para as suas vendas. Porém, para que isso aconteça, você deve ter uma equipe preparada para novas tecnologias. Confira nosso artigo para resolver essa questão!

 


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