Comunicar-se com o cliente está cada vez mais fácil, graças à evolução da tecnologia. Quando bem planejados, os canais de comunicação podem ser grandes aliados na atração e na fidelização do consumidor. É fundamental estar sempre antenado, para oferecer um atendimento de qualidade, ágil e eficaz.

A seleção das ferramentas de comunicação deve ser feita com base no perfil dos clientes. De nada adianta ter um telefone de contato se o seu público prefere procurá-lo pelo WhatsApp, por exemplo, e vice-versa.

Normalmente, a qualidade do atendimento é fundamental para conquistar e fidelizar clientes. Ter canais abertos para que eles se expressem, portanto, deve ser parte fundamental da estratégia de negócios. Saber ouvir os consumidores — e resolver os seus problemas — melhora a qualidade da empresa.

Veja, a seguir, as alternativas mais comuns.

  1. Telefone

Muitos clientes gostam de resolver suas pendências por telefone. De novo, vale avaliar o perfil da clientela. A vantagem do telefone é que o atendente vai ouvir, interpretar e atender a solicitação imediatamente.

Além disso, muitos ainda acreditam que o fato de ter um telefone de contato confere maior credibilidade à marca, pois indica que ela tem um endereço e formas de contato confiáveis.

É fundamental que esse atendimento seja ágil, sem deixar o cliente esperando para ser atendido.

  1. E-mail

O e-mail é ainda uma das formas mais simples da empresa se comunicar com seus clientes. Afinal, praticamente todo mundo tem um e-mail. Um colaborador da empresa pode ser o responsável por recebê-los e encaminhá-los aos respectivos setores.

Muitos clientes preferem enviar uma mensagem — o que explica, ainda, o crescimento da escolha de chat, WhatsApp e redes sociais — a ligar ou se dirigir à loja. É muito importante que os clientes que usarem esse canal não fiquem sem resposta, afinal, esta falta de retorno poderia causar insatisfação com a empresa e afetar sua imagem.

  1. Chat

Os chats on-line são ótimas formas de manter o canal de comunicação aberto. O cliente pode conversar com um atendente imediatamente, assim como faz ao telefone. A vantagem é que, normalmente, o cliente já está ao computador (trabalhando ou estudando) e não precisa procurar outro aparelho para fazer contato.

É importante que o horário de atendimento esteja bastante claro para os clientes. Evite respostas automáticas, pois elas podem deixar o consumidor irritado. Certifique-se de que tem estrutura para atender confortavelmente à demanda, pois descobrir que é o “32.º na fila de atendimento” não é exatamente agradável.

A INFOX, por exemplo, utiliza este canal de comunicação por meio do site da empresa, como forma de pré-atendimento, ampliando suas opções de contato e trazendo mais interação com seus públicos.

  1. Redes sociais

Já faz tempo que elas são usadas como canais de comunicação. O cliente envia a pergunta e a loja responde. Esta opção promove mais agilidade na resposta e interatividade com seu público. Só não vale, obviamente, deixar o cliente sem resposta.

  1. SMS

Já pensou em utilizar este canal como meio de comunicação? Pois ele pode ser uma ferramenta, inclusive, para fidelizar seus clientes. O tempo de entrega da mensagem é praticamente instantâneo e você pode alcançar rapidamente todas as pessoas que precisa.

Em relação à fidelização, você pode utilizar o envio de mensagens em datas comemorativas, como aniversário e outras datas especiais. Além disso, é possível oferecer benefícios, divulgar promoções e campanhas sazonais, entre outras ações de relacionamento.

Outra vantagem, é utilizar o recursos para avisos periódicos informativos, como informe de data de vencimento de compra, dados de boleto para pagamento, agradecimento por pagamento de fatura, etc.

E aí, gostou deste artigo? Então aproveite para repensar sua estratégia e, caso precise de algum apoio, conte com a INFOX para impulsionar suas vendas! Fale com nossos consultores especializados.

 

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