Uma das principais fontes de perdas no comércio é uma gestão de estoques malfeita. Muita coisa pode acarretar em prejuízos para o empresário quando algumas questões importantes não são observadas, principalmente quando se trata de organização e monitoramento constante das mercadorias armazenadas, assim como a relação com os fornecedores.

Pensando nisso, nosso artigo de hoje traz algumas dicas valiosas sobre como tornar o estoque do seu comércio mais eficiente. Confira!

1. Organize-se

A primeira coisa a fazer quando se deseja reduzir custos na gestão de estoques no varejo é se preocupar com a organização. Todas as mercadorias devem ser etiquetadas, constando a data de entrada, a validade do produto — se for algo perecível —, e acondicionadas em local apropriado para cada tipo de produto.

Isso faz com que perdas sejam evitadas, principalmente em função da inutilização de mercadorias. Caso esse controle seja feito de maneira precária, os produtos podem sofrer danos por estarem mal empilhados ou guardados em locais inadequados — sob a exposição do sol ou em um local muito úmido, por exemplo — ou, até mesmo, por causa da perda da validade por pura falta de controle na reposição.

2. Conte com uma solução informatizada

A melhor forma de gerir o estoque de uma loja de material de construções é contar com soluções informatizadas. Isso faz com que o acompanhamento dos dados sobre a entrada e a saída de produtos, assim como a localização deles, se torne muito mais eficiente, sendo algo ainda melhor para que os problemas citados acima sejam evitados.

Outro aspecto que contribui para economia na gestão dos estoques por meio deste tipo de solução tecnológica é a diminuição da quantidade de papéis utilizados. Essa prática é capaz, inclusive, de diminuir o retrabalho causado por erros humanos na recepção, na expedição e na confecção de notas fiscais.

No entanto, a ferramenta tecnológica não trará o resultado esperado caso os processos de gestão não estejam alinhados. Uma empresa especialista, neste caso, pode fazer diferença no negócio!

Com uma metodologia exclusiva de assessoria ao varejo, a INFOX desenvolveu a solução “Varejo Avançado”, que busca identificar e implantar os melhores processos de gestão junto ao lojista, visando redução de custos, aumento de receitas e lucratividade.

3. Preocupe-se com as questões fiscais

Mais uma forma de reduzir consideravelmente os gastos de uma loja de material de construções é ter a parte logística e de armazenamento de mercadorias devidamente organizada por meio de padronizações e sistemas que garantem o cumprimento das questões fiscais.

Isso ajuda a verificar de uma forma mais minuciosa qual é o custo com tributos e impostos e como realizar um planejamento tributário mais eficaz, tendo em vista que o contador poderá ter seu serviço bastante facilitado.

Além da solução tecnológica, algumas empresas ainda oferecem outras ferramentas com o objetivo de identificar os riscos fiscais e apoiar a gestão tributária do varejista. A INFOX, por exemplo, conta com a solução ‘Laudo Fiscal’, que tem como objetivo apresentar relatórios consolidados de riscos fiscais identificados a partir de uma análise de dados, de forma ágil e segura, com base nos documentos fiscais da empresa.

4. Preste atenção à demanda de mercadorias

Ao trabalhar com a gestão de estoques de maneira organizada, visando a clareza e a economia em todos os processos, fica mais fácil de saber quais são as mercadorias que têm mais saído no varejo, e quais são as que demoram mais a serem vendidas.

Dessa forma, você consegue ajustar os pedidos junto ao seu fornecedor, de modo que você não gaste tanto espaço com mercadorias paradas (que podem vir a se deteriorar com o tempo), e nem corra o risco de perder bens perecíveis.

E aí? Tem mais alguma dica para tornar a gestão de estoque no varejo mais econômica? Então, aproveite o espaço para comentários e compartilhe conosco sua experiência!

Conte com a INFOX para inovar seu varejo e aumentar sua rentabilidade. Conheça nossa solução “Varejo Avançado”!

[contact-form-7 404 "Not Found"]
Share: