GESTÃO POR INDICADORES: SAIBA COMO COLOCAR EM PRÁTICA NO SEU NEGÓCIO!

Gestão do Varejo


            GESTÃO POR INDICADORES: SAIBA COMO COLOCAR EM PRÁTICA NO SEU NEGÓCIO!

O cliente nem imagina a quantidade de trabalho envolvido nos esforços de uma empresa para levar até ele um bom produto ou serviço. No entanto, se sua clientela não precisa conhecer os processos e indicadores de uma empresa, o mesmo não se pode dizer de quem a administra.

Por isso é tão importante fazer uma gestão por indicadores, para que estes dados norteiam seu planejamento estratégico e, consequentemente, seus resultados sejam mais eficazes!

O que é uma gestão por indicadores?

Imagine sua empresa como um estudante que tem que passar de ano. O resultado que ele deseja é evitar a reprovação. Para isso, terá que se sair bem em 10 disciplinas do seu currículo escolar, obtendo nota mínima sete, além de ter 75% de presença. Esses são os indicadores que ele deve monitorar.

Muitos empreendedores não fazem uma gestão por indicadores e, por isso, acabam não entendendo como alcançar seu objetivo final — aumentar suas vendas, por exemplo.

Como fazer uma gestão por indicadores?

Identificando os indicadores

Cada empresa terá seus próprios indicadores de acordo com o segmento em que atua.

Para tornar esse artigo mais didático, focaremos no segmento de vendas. Nesse caso, podemos exemplificar o conceito com dois indicadores.

Ticket Médio

Calcula o valor médio de cada venda, por isso, ajuda o empresário a perceber se sua loja fatura mais com a venda de itens mais baratos ou com produtos mais caros.

O cálculo do Ticket Médio se faz da seguinte forma: Faturamento/ Número de vendas.

Lucratividade

Revela se as vendas estão sendo suficientes para pagar os custos da loja e ainda gerarem lucro. Seu resultado ainda pode ser usado para comparar a lucratividade entre períodos do ano, por exemplo.

Seu cálculo se faz do seguinte modo:

Lucratividade = (Lucro Líquido/Faturamento) X 100

Escolhendo os indicadores

No caso do segmento de vendas, a gestão por indicadores deve focar nos processos envolvidos com a atividade final da empresa, que é gerar lucro por meio da venda de produtos.

Nesse caso, o empresário deve entender quais são os processos da loja, como o processo de compra (fornecedores) e a contratação de vendedores (lucro que cada vendedor gera, por exemplo). Ou seja, o empresário deve entender como sua empresa funciona para escolher quais indicadores deve analisar.

Monitorando os indicadores

A tecnologia é uma importante aliada na hora de realizar uma gestão por indicadores, uma vez que, além de salvar dados relacionados à empresa, ela também ajuda a interpretá-los.

Por isso, o empresário deve contar com soluções especializadas no monitoramento e gestão desse tipo de informação. Não saber como interpretar os indicadores coloca em risco a gestão e pode fazer com que a empresa tome decisões equivocadas.

Esse risco torna-se desnecessário hoje em dia, já que temos empresas especializadas nesse ramo de atuação.

A gestão por indicadores deve ser incorporada às empresas, pois ela torna o trabalho mais eficiente, ajudando o empreendedor a tomar decisões corretas para alcançar suas metas. Trabalhar sem esse controle é contar com a sorte — e nem sempre isso é um bom negócio.

Já conhecia a gestão por indicadores? Quer mais dicas e informações? Então fale com um de nossos consultores especializados, clicando aqui!

Aproveite para conhecer outros indicadores que nossa Solução Varejo Avançado podem auxiliar em sua gestão de varejo. Clique aqui e saiba mais!

Fonte:

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.