Muito antes de ter que lidar com a mudança de perfil do consumidor, que se tornou mais exigente nos últimos anos, o gestor tem que superar um grande obstáculo para aumentar as vendas: chamar a atenção do cliente. Além de se preocupar com a estética do estabelecimento, a empresa precisa oferecer uma boa proposta para convertê-lo e ainda pensar na satisfação do cliente durante todas as etapas de venda.

No artigo a seguir, vamos apresentar algumas dicas de como deixar a sua loja mais atraente para os consumidores a fim de aumentar a sua cartela de clientes. Acompanhe!

1. Invista em um layout de qualidade para a loja

Já entrou em uma loja e perdeu a noção do tempo apenas por gostar do ambiente? Normalmente, isso acontece porque o layout do comércio agrada o consumidor e, consequentemente, impacta a sua experiência.

Além de melhorar a experiência do cliente, um estabelecimento com um bom arranjo físico tem o poder de aumentar a satisfação, proporcionar a comodidade aos visitantes e, assim, impulsionar as vendas do negócio. Sendo assim, não deixe e investir em um layout de qualidade para a sua loja.

2. Utilize estratégias de marketing

Focar somente na qualidade do produto ou serviço já não é mais o suficiente para atrair a atenção do público. Atualmente, as empresas precisam de ações que valorizem a marca e o cliente — como é o caso das estratégias de marketing.

A partir do marketing, a empresa é capaz de identificar as necessidades e preferências dos seus consumidores e, assim, usá-las como base para promover a venda. É claro que, antes disso, é fundamental conhecê-los a fundo — afinal, como você vai tomar uma decisão estratégica para atrair seus clientes se nem ao menos conhece os seus gostos e preferências, não é mesmo?

Se esse não é o seu caso e você já tem todas as informações necessárias sobre o seu público, basta investir em ações de marketing, por meio de blogs, mídias sociais, materiais impressos etc, que consigam atingi-lo de forma eficaz.

3. Planeje promoções

Quem não gosta de uma boa promoção? Promoções em produtos ou serviços, além de trazerem visibilidade à marca, aumentando o alcance do público, potencializam a taxa de conversão e o ticket médio de compra.

Geralmente, os clientes aproveitam esse tipo de ação para não só estocar itens que já têm o costume de comprar, como também para conhecer de produtos que sempre quiseram consumir, porém, ficavam com o “pé atrás” por causa do valor elevado.

Nesse momento, o ideal é não se limitar apenas ao tradicional. Invista em promoções de lançamento, brindes, programa de pontuação, promova sorteios, entre outros. Mostre que há diversas formas de garantir vantagens ao comprar produtos na sua loja.

Vale destacar que, independente da estratégia de desconto, é importante estipular prazos curtos para o término para causar senso de urgência no público.

Como viu, é preciso de muito mais do que bons produtos para chamar a atenção do cliente. Ao seguir essas dicas, você vai passar a atrair um maior público para o seu estabelecimento. Depois de finalizar as vendas, não deixe de aplicar estratégias para o pós-venda, pois essa etapa é fundamental para a retenção e fidelização de clientes.

Gostou das nossas dicas de como chamar a atenção de clientes? Aproveite para conferir como o private label atua ao fazer pós-venda no varejo!

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