PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA VAREJO EM 2017: O QUE VOCÊ PRECISA CONSIDERAR?

Gestão do Varejo


            PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA VAREJO EM 2017: O QUE VOCÊ PRECISA CONSIDERAR?

A criação de um planejamento estratégico envolve a definição e implementação de ações que são tomadas, visando o alcance dos objetivos e metas elaboradas. Sendo assim, pode-se dizer que ele ajuda a visualizar onde se deseja chegar, qual é o caminho necessário para isso, qual a situação atual da empresa e o que precisa ser feito.

No artigo de hoje vamos falar sobre a importância que ele tem para uma empresa e como pode ser elaborado. Confira!

Quais são as vantagens da criação de um planejamento estratégico?

Identificação de melhorias

Como uma parte do planejamento estratégico envolve identificar a situação atual da empresa, é necessário avaliar quais são as forças e fraquezas que afetam os resultados do negócio. Elas estão relacionadas aos processos internos e conhecê-las e saber trabalhar cada situação permite aumentar a eficiência das atividades.

Identificação de influenciadores externos

Já nesse caso, o foco da análise são as oportunidades e ameaças, que, caso concretizadas, afetam a rotina da empresa. Por se tratarem do ambiente externo, podem estar ligadas aos clientes, concorrentes, fornecedores, ou mesmo à criação de uma nova lei, por exemplo.

Definição de planos de ação mais acertados

Com a definição dos objetivos e as estratégias que serão adotadas, a elaboração dos planos de ação se torna mais acertada ― visto que o foco passa a ser os resultados esperados. Para facilitar essa tarefa e fazer com que ela contemple até os níveis mais baixos, o ideal é “quebrar” os objetivos em metas menores, de acordo com a responsabilidade de cada equipe.

Orienta para resultados

O planejamento estratégico é desenvolvido de forma que oriente os gestores a respeito do que precisa ser feito para que a empresa possa chegar aos objetivos esperados. Então, pode-se dizer que todas as ações são direcionadas para os resultados.

Como ele pode ser elaborado?

Veja, a seguir, algumas dicas que podem ajudar a criar o planejamento estratégico para sua empresa em 2017:

Defina o objetivo

O primeiro passo para a elaboração de um planejamento estratégico é apontar quais são os objetivos que se espera alcançar no próximo ano. É a partir desse ponto que as ações começam a ser criadas, se tornando mais eficazes.

Analise a situação atual da empresa

Comparando com o que se espera, quão distante sua empresa está desse objetivo? O diagnóstico é o que vai apontar quais são as mudanças necessárias, quais fraquezas precisam ser eliminadas, o que pode ser feito em termos de melhorias e como os riscos podem ser reduzidos ― ou eliminados.

Faça uma avaliação de mercado

Também é preciso analisar como o mercado se encontra ― lembra que falamos das ameaças e oportunidades? ― e quais condições podem afetar o planejamento estratégico. Sendo assim, é necessário identificar quais soluções podem ser adotadas para eliminar ou minimizar os impactos negativos desses fatores externos, ou para aproveitar melhor os riscos positivos.

Planeje as ações

É nesse momento que se inicia a fase prática da aplicação do planejamento. Aqui, os planos são definidos de acordo com os níveis ― estratégico, tático e operacional.

Para que as ações se mantenham coerentes com a estratégia geral, o ideal é planejar em cascata, ou seja, dos maiores até os menores níveis. Assim, se tem mais garantia de que uma meta operacional estará totalmente alinhada ao objetivo organizacional.

Implemente melhorias

Aqui, é realizada a implementação do plano que foi criado com base em todas as ações que foram definidas inicialmente. Como exemplos de melhorias, podemos citar:

Pode ser que o planejamento estratégico não seja elaborado de forma acertada logo no início, tendo em vista que pode haver alguns fatores que não tinham como ser previstos e que causam impactos nos resultados. Logo, a orientação é a de que esse plano seja revisado semestralmente, ou quando houver alguma mudança nas premissas estabelecidas ― como a entrada de um novo concorrente, por exemplo.

Gostou desse artigo? Então aproveite e saiba como elaborar o planejamento tributário da sua empresa!

Caso tenha alguma dúvida específica, fale com um de nossos consultores! Envie seu e-mail para comercial@infoxnet.com.br e veja como podemos auxiliar o seu negócio!

Fonte:

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.