O treinamento dos funcionários tem sido um assunto relevante em diversos setores econômicos. A necessidade de cuidado profissional e um olhar atento para a gestão de pessoas passou a ser fundamental em todas as áreas, e o trabalho no condomínio não poderia ficar de fora.

Quem deseja constatar um aumento no nível de comprometimento e dedicação dos profissionais contratados precisa fazer algumas apostas. No ambiente condominial, o zelador, gerente, administrador, faxineiro, vigia, auxiliar de serviços gerais e todos os profissionais envolvidos precisam de treinamento constante.

Segundo a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), alguns treinamentos e cursos são facultativos e outros obrigatórios. Quer entender melhor sobre a importância do treinamento dos funcionários do condomínio? Continue lendo o texto!

Como o treinamento dos funcionários impacta nos serviços prestados?

Reclamações sobre funcionários do condomínio são muito comuns. O síndico que deseja ver melhorias nesse aspecto precisa, antes de tudo, garantir que cada colaborador conheça suas obrigações e, de preferência, as responsabilidades dos demais colegas de trabalho.

Esclarecidas as funções, o segundo passo é considerar os treinamentos específicos. Um agente de portaria poderá ter uma performance muito melhor se conhecer todos os processos de manutenção predial, por exemplo. Noções básicas de relações interpessoais e treinamentos com foco na organização também contam ponto.

Além disso, é primordial o aprimoramento constante deste profissional em relação às normas de segurança e a operação correta do sistema de controle de acesso.

O zelador é outra peça importante que precisa ter uma série de capacidades, afinal, ele é o representante do síndico. Desde noções de pintura até o conhecimento das documentações básicas da segurança patrimonial, toda capacitação agregará valor.

Quando o condomínio tem funcionários motivados e alinhados às inovações tecnológicas, os processos podem acontecer com maior excelência. Como síndico, você pode criar um plano de trabalho, treinamentos e avaliações de desempenho.

Além disso, investir em treinamentos também ajuda a reduzir a rotatividade de funcionários nos condomínios. Assim, bons profissionais são mantidos por perto, evitando custos, despesas e dores de cabeça.

O que diz a CLT?

A CLT apresenta regras quanto ao tema, com destaque para a possibilidade de ausência do trabalhador durante o treinamento. Vale dizer que há diferenças quanto aos treinamentos e cursos, já que alguns são obrigatórios e outros facultativos.

Os obrigatórios são os cursos ligados à aplicação de Normas Regulamentadoras. Eles são mais voltados para a segurança do trabalho, garantindo a proteção individual e coletiva. Já os facultativos têm a ver com o aprimoramento do trabalhador para melhorar a qualidade da prestação de serviços.

É importante frisar que a responsabilidade pelo custeio e pela disponibilização do trabalhador aos cursos obrigatórios é do condomínio. Em caso de recusa do colaborador tanto à submissão ao curso quanto à aplicação dos conhecimentos obtidos, é possível efetuar a dispensa com justa causa.

Qual a importância do feedback e da monitoração?

Demonstrar preocupação e investir no treinamento dos funcionários do condomínio é apenas um ponto inicial. Para que esse investimento valha a pena, o síndico precisa monitorar o desempenho dos profissionais.

Condôminos e moradores também devem estar atentos para a disciplina. Caso observem algo inadequado, eles devem reportar suas reclamações ao síndico. Por isso, é importante que você demonstre abertura para tal, tomando as providências pertinentes quando preciso.

Percebe como a administração do síndico no dia a dia de trabalho tem um papel essencial na questão do treinamento dos funcionários? Portanto, faça o possível para manter os colaboradores motivados, proporcionando um agradável bom ambiente de trabalho.

Aproveitando as dicas, você sabe como organizar um turno de revezamento dos funcionários no condomínio? Não? Então aproveite para conferir nosso conteúdo e ficar por dentro!

Share: