POR QUE PRECISO PENSAR EM INOVAÇÃO PARA DIFERENCIAR MEU VAREJO NO MERCADO?

Processamento de Meios de Pagamentos


            POR QUE PRECISO PENSAR EM INOVAÇÃO PARA DIFERENCIAR MEU VAREJO NO MERCADO?

Os lojistas já contam com a expectativa de recuperação do varejo, conforme apontam especialistas. Um dos indicadores divulgados pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), estima uma alta de 2,7% em abril e 3,8% em maio em comparação com o mesmo período de 2016.

Mas, apesar dos indicadores positivos, o planejamento estratégico é essencial para a boa performance comercial dos varejistas, visto que os consumidores buscam as ofertas mais atrativas e as melhores condições de pagamento.

Algumas ações requerem pouco investimento (ou nenhum, em alguns casos) e podem ser bastante eficazes para o impulsionamento das vendas. Confira abaixo:

Valorize e estreite o seu relacionamento com o cliente

Um cliente satisfeito é garantia de retorno à sua loja e, consequentemente, indicações da sua loja, produto ou serviço. Por isso, invista no relacionamento com sua clientela: disponibilize canais de atendimento eficientes; ofereça ofertas personalizadas para seu público; conheça seu cliente, seus objetivos, preferências e histórico de consumo; valorize sua base de dados.

Capriche no visual da sua loja e invista nas ações promocionais

O varejo nacional conta com uma infinidade de datas comemorativas que podem ser bastante exploradas comercialmente: Carnaval, Dia das Mães, Páscoa, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Black Friday, Natal, Aniversário da Loja, enfim, não faltam oportunidades para que você apresente ao seu cliente sua melhor oferta, atrelada as necessidades e preferências traçadas na análise do comportamento do seu público.

Aliás, este é um tópico que merece dedicação especial! Você precisa investir um tempo para entender e estudar o comportamento de sua clientela. Estes dados são extremamente ricos para que seu planejamento estratégico seja mais assertivo, ofertando exatamente o que seus clientes estão buscando, da maneira e no tempo que ele precisa.

Valorize sua base de dados

O maior patrimônio da loja é sua base de clientes! Já falamos isso acima, mas vale o reforço: você pode ter uma verdadeira mina de ouro em suas mãos.

Imagine a importância de contar com todas as informações históricas de sua clientela, como frequência de compra, histórico de vendas, hábitos de compra, entre outras.

Mas de nada adianta ter estes dados se não os transformar em informações relevantes, isto é, aprofunde-se neste estudo para que suas ações promocionais possam ser mas assertivas e direcionadas.

Além disso, é importante estar atento aos indicadores de mercado. Antecipar projeções de consumo, por exemplo, é uma excelente estratégia para obter resultado nas vendas.

Promova ações de fidelização

Os programas de fidelidade já são realidade no País e ganham cada vez mais adeptos. Os pequenos varejistas também passaram a aderir a este tipo de ação, a partir da valorização da recorrência de compra dos seus clientes.

Os programas consistem no reconhecimento da fidelidade a partir da oferta de produtos, descontos e outras vantagens comerciais a partir do consumo recorrente em determinada loja.

Esta prática pode ser bastante vantajosa para o comércio, pois além de engajar novas compras, pode impulsionar o crescimento do seu tíquete médio e garante a permanência do seu cliente em sua carteira por maior tempo.

Fique atento às inovações tecnológicas

Hoje o varejo conta com uma infinidade de recursos tecnológicos que podem apoiar a gestão e garantir uma melhor performance comercial, seja no controle de estoque, nas facilidades de interação com o consumidor, na automação comercial ou nos meios de pagamento.

Em relação a este último tópico, o cartão próprio de loja hoje é uma realidade bastante acessível para o lojista e que, se associado às estratégias de fidelização, pode ter um resultado excepcional para seu varejo.

Os cartões de marca própria, também conhecidos como private label, são uma maneira de proporcionar crédito para seus clientes. Operam de maneira semelhante a qualquer cartão de crédito do mercado, porém, sendo uso exclusivo da loja.

Já pensou em usar esta estratégia no seu negócio? Coloque sua marca no bolso do cliente com poder de compra e impulsione suas vendas!

Algumas leituras podem ajudá-lo a entender melhor como este meio de pagamento funciona e qual sua vantagem para seu negócio:

Quer saber mais a respeito ou conversar com um especialista? Então entre em contato conosco!

Fonte:

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