Conteúdo atualizado em: 26/06/2019


Os indicadores de desempenho no varejo são extremamente importantes. A função de cada um deles é, na prática, aumentar a satisfação dos consumidores, o que implica em mais vendas e, por consequência, em uma maior margem de lucro.

Também conhecidos como KPIs (sigla para o termo em inglês “Key Performance Indicator”, que significa indicador-chave de desempenho), são bem específicos e variam de acordo o tipo de serviço ou produto comercializado.

Mas você sabe quais são os indicadores de desempenho que não devem ser ignorados no seu negócio? Confira, a seguir, os principais deles!

Ticket médio

O ticket médio de vendas consiste em um indicador normalmente aplicado no cálculo do valor médio que cada cliente compra no negócio.

Nesse sentindo, para simplificar a realização do cálculo, é preciso levar em consideração o valor total das vendas (receitas) de um determinado período, dividindo-o pela quantidade total de consumidores que compraram dentro desse mesmo período.

Assim, o resultado final apresenta a quantia média que cada um desses clientes gastou no estabelecimento. Por meio do resultado encontrado é possível elaborar novas estratégias de vendas dentro do negócio.

Custo de venda

O custo de venda está relacionado com o valor que a empresa vai cobrar dos seus consumidores. Esse valor precisa ser suficiente para cobrir todos os gastos que o negócio tem para produzir e comercializar, acrescido do lucro em cima do serviço ou produto ofertados.

Assim, cobrar a quantia certa dos clientes é um dos melhores caminhos para elevar a competitividade entre a sua empresa e os concorrentes. Abaixo temos um exemplo de estrutura de Formação de Preço de venda de um serviço ou produto:

custos + despesas + lucros = preço de venda

Para compreender melhor:

  • custos: é quanto o seu negócio gasta para produzir o que será oferecido aos clientes;
  • despesas: é o valor que a empresa gasta para vender um produto ou serviço e, assim, gerar receitas;
  • lucro: é o retorno que empresa terá ao vender alguma mercadoria. O lucro é a verba que vai financiar o crescimento da organização.

Vale frisar que existem outras maneiras de definir o custo de vendas, mas esse modelo genérico pode ser utilizado praticamente em qualquer negócio. Logo, o gestor deve identificar os custos e as despesas e avaliar qual a margem de lucro viável para cada produto.

 

 
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Índice de retenção do cliente

Reter clientes é fundamental para a lucratividade da empresa. Esse índice calcula separadamente os setores do negócio, sendo um indicador específico para peças, equipamentos e serviços.

O critério de medição é baseado nas vendas ocorridas nos últimos 24 meses, comparando clientes que compraram de 13 a 24 meses com os que compraram nos últimos 12 meses.

O índice de retenção é a quantidade de clientes que retornaram para adquirir nos últimos 12 meses, para isso é preciso dividir esse valor pela quantidade total de consumidores que compraram de 13 a 24 meses.

Índice de satisfação de cliente

A satisfação dos clientes é outro dos indicadores de desempenho no varejo, sendo primordial para que a empresa fique saudável. Quando ela vai mal, o negócio também não progride bem, visto que o consumidor é responsável pela existência de qualquer empresa.

Desse modo, é essencial saber medir esse indicador e trabalhar de acordo com os resultados. As metodologias para a obtenção desse índice variam. Alguns negócios podem entregar um questionário rápido no final de cada transação, solicitando que o consumidor analise a qualidade do serviço prestado pela empresa.

Outros tipos de empresa podem incluir um cartão de comentários com a possibilidade de atribuir notas absolutas e comentários abertos, dando aos clientes a oportunidade de preenchê-lo, se desejar.

Nesse sentido, estimar o índice de satisfação do cliente oferece à empresa uma ideia da qualidade dos serviços e produtos que ela e seus colaboradores estão fornecendo.

Portanto, é muito importante ficar atento nesses indicadores de desempenho no varejo, para que seu empreendimento se mantenha competitivo e consiga resultados satisfatórios para conseguir se desenvolver.

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