Os desafios do varejo acompanharam as grandes mudanças trazidas pela era da informação. Longe de serem uma dificuldade, elas representam novas oportunidades de negócio. 

Afinal, qual será a melhor forma de interagir com os clientes da atualidade? O perfil do consumidor ainda é o mesmo? Como aproveitar melhor essas modificações? Se você se interessa pelo tema e quer saber mais, continue lendo este artigo!

Fazer a convergência de canais

Esse é um desafio pertinente à gestão, pois a integração de tecnologias no varejo tem muito a contribuir nesse sentido. Pensar em experiência do consumidor também é pensar em vendas mais qualificadas, certo?

Um exemplo positivo desta convergência, por exemplo, é que, ao visitar uma unidade física de sua loja, o cliente encontre os mesmos preços vistos em seu e-commerce, por exemplo.

Também é válido imaginar possíveis interações que ajudem a promover esses dois canais igualmente, de modo que eles se auxiliem ao invés de causarem maiores confusões em quem consome. 

Automatizar os processos

Não há como imaginar processos otimizados sem considerar a automação como o principal ingrediente dessa operação. Ela não só ajuda a vender mais, mas também contribui para o aumento de produtividade de seus funcionários. 

O armazenamento e recebimento de mercadorias exemplificam isso muito bem, já que uma boa parte do trabalho pode ser agilizada a partir da automatização. Vale frisar que eles ainda permitem a elaboração de um planejamento estratégico mais efetivo. 

Usar tecnologias de gestão 

Uma solução de gestão pode ir muito além dos recursos tecnológicos, combinando-os com uma assessoria. Dessa forma, elas podem ajudar em diversos aspectos:

  • controlar melhor as informações do seu negócio;
  • reduzir os custos sem comprometer a performance;
  • otimizar processos internos;
  • gerir o estoque e os controles de entrada e saída de materiais de modo mais organizado;
  • facilitar a troca para os clientes;
  • permitir um melhor acompanhamento dos índices de desempenho;
  • ter um controle financeiro mais detalhado, melhorando o fluxo de caixa e a gestão da empresa.

Focar o marketing no cliente

É inegável que o cliente atual tem novas demandas. Levando isso em conta, é preciso direcionar as ações de marketing para que ele tenha uma melhor experiência de consumo e volte a comprar com você. 

Portanto, é importante contar com variados meios de comunicação. Isso vai na linha da mobilidade e no fato de que os consumidores da atualidade têm um perfil multicanal. Ou seja, eles preferem contar com opções variadas de interação a fim de encontrar soluções para os eventuais problemas de uma compra. 

Criar um programa de fidelização com um cartão próprio e investir no pós-venda são outras maneiras eficazes de satisfazer esse consumidor. Assim, também é possível ganhar um propagador de sua marca, vender ainda mais e superar um dos principais desafios do varejo. 

Uma outra sugestão imprescindível é estreitar sua comunicação com o cliente. Para isso, planeje suas ações de comunicação com antecedência e pensando especificamente no seu público.

Uma ferramenta bastante acessível para isso é o envio de SMS e e-mail. O tempo de entrega da mensagem é praticamente instantâneo e você pode alcançar rapidamente todas as pessoas que precisa.

Outra vantagem do SMS é utilizar o recurso para avisos periódicos informativos, que podem estar atrelados à ações da sua ferramenta de gestão, por exemplo: informe de data de vencimento de compra, dados de boleto para pagamento, agradecimento por pagamento de fatura, etc.

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário logo abaixo relatando suas sugestões ou dúvidas. Nós teremos prazer em respondê-lo!

 

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